TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Uber

Por:   •  28/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

Caso Uber:  Changing The Way The World Moves

Carolina Barreiros

  1. Você concorda ou discorda da política de "surge pricing" (tarifa de preços flexível) do Uber? Quais são as razões para ela ser percebida como injusta? Seria uma exploração por parte da empresa? Quais os riscos desta política de preços para o Uber? Tendo em vistas tais riscos, deveria a empresa modificar sua política de tarifa flexível no futuro?

        De acordo com o caso, o Uber aumentava seu preço em ate 7 vezes de acordo com a demanda o que resultava muitas vezes em um custo exorbitante para seus clientes. Após inúmeras reclamações, essa política foi alterada para um aumento de, no máximo, 2,8 vezes. O serviço oferecido pela Uber procura ser atrativo tanto para consumidores quanto para motoristas e essa política aplicada pela empresa procura fazer com que, em momentos de anomalia, os motoristas queiram trabalhar e atender o maior número de clientes fazendo com que sempre haja oferta para atender os mesmos. Desse modo, após os ajustes que limitaram o aumento de preços considerado injusto por explorar os clientes, essa política pode ser adequada uma vez que também é aplicada por outros serviços, como na compra de passagens ou reserva de hotéis.

        Os riscos dessa política envolvem uma possível perda de clientes com a insatisfação dos mesmo ao se sentirem explorados e extorquidos. Entretanto, como a empresa está sempre atenta às exigências de ambos os stakeholders, a mudança dessa política deve ser analisada em detrimento saldo entre o ganho dos motoristas e da perda de clientes, sendo necessário sempre procurar atender os dois lados com o mínimo de insatisfação.

  1.  Uber é notoriamente agressivo em suas táticas de negócio. Frequentemente opera sem aprovações regulatórias prévias e muitas vezes ignora preocupações legais; como consequência, a empresa se tornou um para-raios para críticas. Você concorda com as táticas agressivas do Uber? Haveria um caminho mais diplomático para o Uber conduzir seus negócios? Deveria a empresa entrar em novos mercados mais "nas pontas dos pés"?

        Apesar de não concordar inteiramente com essas táticas, é difícil de saber quão factível seria essa entrada do aplicativo em um mercado que era considerado tão protecionista que sobreviveu por anos sem nenhum concorrente. Entretanto, quando essas estratégias visavam se sobrepor sobre concorrência de maneira injusta, como atrapalhar o serviço de outros pedindo e cancelando carros em massa, há uma necessidade de recriminação e punição da empresa. Além disso, ações da empresa que aparentavam que o Uber estava acima de qualquer regulamento e lei dos locais podem ser considerados imorais.

        Em suma, as táticas agressivas deveriam ser utilizadas para quebrar a difícil barreira de entrada nesse mercado desde que não desrespeitassem os regimentos locais e não ferissem de maneira ilícita os concorrentes existentes.

  1. Uber se tornou muito popular entre os consumidores em um curto período de tempo. Como exatamente a empresa conseguiu fazer isto?

        A empresa conseguiu se tornar popular dentre consumidores uma vez que supriu uma demanda que estava faltante no mercado. Como indicado no caso, o serviço de taxi tinha inúmeras falhas e a Uber conseguiu captá-las e transformar esse serviço de transporte mais atrativo para seus consumidores. De modo a ilustrar essa transformação, o caso apresenta como eram os serviços oferecidos pelos taxistas com carros muitas vezes em péssimas condições, oferta limitada em alguns pontos das cidades, principalmente a noite, e um perfil de motorista que não tornava a experiência do serviço voltada para a satisfação do cliente. O aplicativo permitiu com que essas questões fossem na sua maioria resolvidos e fez com que a sua aceitação dentre os consumidores fosse bastante rápida.

  1. Quão bem o Uber trata seus motoristas? Na perspectiva de um motorista, seria melhor dirigir um carro para o Uber ou para um serviço de taxi? Seria economicamente interessante? Quais as vantagens e desvantagens gerais de trabalhar com o Uber? Qual é o perfil do motorista do Uber (descrito no caso e no contexto brasileiro) e como se compara com o perfil do motorista de táxi?

        O tratamento do Uber em relação ao motorista aparenta ser bastante adequado. A empresa oferece todos os possíveis recursos necessários para o motorista operar (como o celular e veículos através de financiamento), além de fornecer informações sobre o cliente (através das estrelas que avaliam o consumidor) e outros artifícios como mapas das áreas de maior incidência de passageiros ou feedback dos mesmos. Apesar da redução dos custos incorridos sobre a aquisição do táxi e dos serviços relacionados, o Uber oferece muitos outros recursos (como os já citados) e também opera com a política de preços flexíveis que favorece o aumento do lucro dos motoristas. Portanto, o custo inicial para operar como piloto e outros custos ao longo da profissão são menores, apesar de o preço pago pelo cliente e o percentual que fica com a empresa resultarem em um ganho menor.

        Dentre as principais vantagens em trabalhar com o Uber estão a possibilidade de definir seus próprios turnos de trabalho, pagamento automático ao concluir a viagem, saber ao mínimo informações sobre o cliente que estavam transportando, além dos empréstimos favoráveis para adquirir o carro e Iphone para manejar o aplicativo e GPS (não precisando ser conhecedor de toda a cidade. As desvantagens são relacionadas ao ganho líquido do motorista, uma vez que o Uber retém 20% do valor da corrida e os preços em si já são inferiores ao de uma corrida de táxi apesar de, em comparação com os táxis, o nível de hora trabalhados é muito menor. Outra desvantagem é a falta de serviços de benefícios, como os motoristas são contratados independentes e não diretamente da empresa, não tem direito à assistência médica, aposentadoria dentre outras regalias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (299.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com