TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Uber

Por:   •  17/5/2019  •  Resenha  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CCSA – CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

Curso de Administração

Ana Cláudia Ortiz 31784860

Bruna Vidal Ferreira 41781074

Catarina da Silva Araújo 31786979

Katherine Bitencourt Miranda 41780418

ESTUDO DE CASO: MODELO DE NEGÓCIOS EM SERVIÇO

Marketing II

Professor: Elcio Ferreira

PERÍODO: 4º SEMESTRE DE 2018

Turma 4S / ADM / NOTURNO

SÃO PAULO

2018



Uber

A Uber é uma empresa de tecnologia que está transformando a maneira como as pessoas se movimentam pelas cidades. Ao conectar, de forma simples, motoristas parceiros e usuários através de seu aplicativo, ela deixa as cidades mais acessíveis, oferecendo mais opções para usuários e mais oportunidades de negócios para motoristas parceiros.

O objetivo da Uber ao iniciar era facilitar e inovar a forma pela qual as pessoas se locomovem pelas cidades, inicialmente em São Francisco (EUA), utilizando-se de veículos sedã. Foi assim que surgiu o Uber Black, primeiro produto da empresa.

A Uber Technologies Inc. foi fundada oficialmente em junho de 2010, na cidade de São Francisco, e hoje está em mais de 600 cidades em 63 países. A Uber expandiu rapidamente a sua presença pelo mundo, com o objetivo de aproximar pessoas e revolucionar o modo de se movimentar nas cidades.

Elementos do Composto Mercadológico de Serviços

  1. Elementos do Produto:

A Uber oferece uma alternativa de mobilidade prática a preços acessíveis. Uma das categorias mais utilizadas no Brasil, o Uber X tem conquistado cada vez mais adeptos que buscam se locomover pela cidade de forma barata e rápida.  Além do Uber X, a Uber oferece diversos serviços, sendo eles:

Uber X: A principal e mais usada opção da Uber, o Uber X oferece viagens com preços acessíveis em carros compactos de quatro portas e ar-condicionado

Uber Pool: Viagem compartilhada, sendo mais acessível e ajudando a contribuir com o trânsito e com o meio ambiente.

Uber Select: Com preços apenas 20% superiores ao Uber X, os veículos do Uber Select são mais novos e confortáveis.

Uber Black: Todos os veículos desta categoria possuem bancos de couro, oferecendo um conforto maior. Todos os carros utilizados no Uber Black são da cor preta.

Uber Bag: Os veículos desta categoria possuem porta-malas maior, podendo transportar bagagens grandes.

Uber Eats: Além de todas as categorias disponíveis para mobilidade, a Uber também possui um app que realiza a intermediação de entrega de refeições. Por meio do app, o usuário escolhe seu prato, completa seu pedido e os recebe na porta de sua casa ou escritório com apenas alguns toques.

  1. Ponto de distribuição e tempo:

A Uber oferece uma plataforma tecnológica (aplicativo) para que motoristas e usuários se conectem de forma fácil e descomplicada. O aplicativo mostra o tempo e localização do motorista para que os usuários consigam acompanhar em tempo real o trajeto do carro.

A Uber está presente em mais de 60 países do mundo, mais de 600 cidades no total. No Brasil ultrapassa 100 cidades.


  1. Processo:

[pic 1]


  1. Pessoas:

O que garante o nível de qualidade da plataforma Uber é sistema de avaliação mútua, onde usuários avaliam os motoristas parceiros e vice-versa. Diante disso, caso o motorista ou o usuário não mantenham uma boa nota, ambos podem ser desconectados da plataforma. Com isso, o respeito, a igualdade, a integridade e a transparência são seguidos de acordo com os valores da Uber.

  1. Promoção e Informação:

Promoção: A Uber oferece descontos para novos usuários e também para usuários que utilizam o aplicativo com mais frequência.

Informação: A Uber informa o trajeto, a localização do motorista em tempo real, o preço, a forma de pagamento, estipula o tempo para chegada no local de embarque e desembarque, e também permite ao cliente escolher o tipo de serviço.

  1. Preço e outros custos do serviço:

Cada cidade e tipo de serviço tem um preço diferente, mas o usuário sempre é informado, no próprio app, o valor exato da viagem antes mesmo de pedir um carro. A composição do preço leva em consideração um valor inicial, a distância e o tempo de viagem, podendo variar com cobranças extras, pedágios e outros fatores aplicáveis, tais como a cobrança de preço dinâmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (217.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com