TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Estatístico de Processos

Por:   •  29/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Câmpus Jacareí

Amanda Penteado do Amaral Campos

Questões Controle Estatístico de Processos

Qual o objetivo do Controle Estatístico de Processos na produção?

R: Possui o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.

Por que as causas especiais de variação não podem ser

consideradas?

R: Porque elas ocorrem por motivos claramente identificáveis e que podem ser eliminados. As causas especiais alteram o parâmetro do processo, média e desvio padrão, pois estão fora dos limites de controle.

Quais são os testes a serem realizados para verificar se um

processo é ou não conforme? Descreva dois deles.

R: Teste de Hipóteses: É uma metodologia estatística que nos auxilia a tomar decisões sobre uma ou mais populações baseado na informação obtida da amostra. Permite verificar se os dados amostrais trazem evidência que apoiem ou não uma hipótese estatística formulada. Formula suposições sobre as populações de interesse, que, em geral, consistem em considerações sobre parâmetros (μ,σ2,pμ,σ2,p) das mesmas. Essas suposições, que podem ser ou não verdadeiras, são denominadas de Hipóteses Estatísticas.

  • Teste de Software: é o processo de verificar se o produto esta de acordo com as especificações determinadas e que funciona corretamente no qual foi projetado. O objetivo dos testes é de achar erros ou falhas para que a equipe de desenvolvimento possa corrigi-lo o mais rápido possível, pois quanto mais rápido descobrir um erro, mais barato ele fica. Por essas características a disciplina de teste é considerável "destrutiva" e não "construtiva".

O que são causas comuns de variação e causas especiais de

variação?

  • Causas de variação comuns: são consideradas aleatótias e inevitáveis e quando o processo apresenta somente causas de variação comuns, as variáveis do processo seguem uma distribuição normal. Por exemplo, o peso do arroz ensacado por uma distribuidora de produtos alimentícios seguirá uma distribuição normal caso o processo apresente somente causas comuns de variação, que estejam dentro dos limites de controle.
  • Causas de variação especiais: ocorrem por motivos claramente identificáveis e que podem ser eliminados. As causas especiais alteram o parâmetro do processo, média e desvio padrão, pois estão fora dos limites de controle.

Quem popularizou o gráfico de controle? Em que momento da

história ele foi importante?

  • R: Atribui-se ao Dr. Walter A. Shewhart o desenvolvimento do gráfico de controle, em 1924. Foi importante no momento que surgem os Diagramas de Pareto: gráfico representado pelo plano cartesiano e graficamente distribuído sob a forma de colunas e linha, onde as colunas representam o total de desvio de um determinado problema, estando o mesmo ordenado do problema com maior número de ocorrências para o que menos ocorreu ou de preferência sob a forma percentual. As linhas representarão o total acumulado da primeira ocorrência adicionado do total da segunda ocorrência e assim acumulativamente.

Serão utilizadas para a análise funções importantes da estatística, sendo:

  • Média aritmética.
  • Desvio padrão.
  • Média das médias.
  • Somatórios, etc.

É importante destacar que a estatística é parte fundamental para a realização este tipo de estudo, é através dela que as informações serão extraídas e analisadas, será a ferramenta de transformação de dados em informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com