TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Financeiro

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 5

Controle Financeiro

Na perspectiva financeira, independente do uso dos indicadores de alto nível como o ROI, ROCE EVA entre outros, as empresas utilizam duas estratégias básicas para impulsionar o desempenho financeiro, o crescimento e a produtividade. (KAPLAN; NORTON, 2001).

A estratégia de crescimento da receita se concentrará no desenvolvimento de novas fontes de receita, provenientes de novos mercados, produtos e clientes.

E na rentabilidade onde aprofundará o relacionamento junto aos clientes com a empresa. (KAPLAN; NORTON, 2001).

A estratégia de produtividade tratará da eficiência das atividades operacionais junto aos clientes atuais. Geralmente, é composta por dois componentes. A melhoria da estrutura de custo, onde ocorrerá redução de custos diretos e indiretos e a melhoria da utilização do ativo, onde ocorrerá redução do ativo circulante e fixo quando necessário para melhor utilização dos recursos. (KAPLAN; NORTON, 2001).

Balanced Scorecard

A ferramenta Balanced Scorecard mantém a perspectiva financeira com medidas importantes para resumir os efeitos econômicos imediatos de ações já realizadas pela organização e apontam as estratégias que contribuirá para a melhoria dos resultados financeiros na organização.

Segundo Oliveira et al. (2006, p. 3) os desafios da gestão da estratégia baseada no Balanced Scorecard, busca definir estratégias competitivas que atendam a todos os envolvidos utilizando como instrumento esse modelo de gestão, são os seguintes:

A.        Tornar a formulação e a implementação da estratégia um processo continuo de aprendizagem, em que todos os profissionais da empresa sejam envolvidos em todas as suas fases de desenvolvimento.

B.        Colocar a estratégia no centro do negocio e, consequentemente, no interior do processo gerencial.

C.        Integrar a estratégia no dia a dia operacional das pessoas.

D.        Assegurar a compreensão da estratégia por todos os colaboradores da organização, para o melhor desempenho de seus papeis.

E.        Descrever a estratégia da organização numa linguagem de fácil entendimento e de fácil explicação, a fim de estimular a troca de ideias e o envolvimento das pessoas.

F.        Traduzir a estratégia em um conjunto de indicadores financeiros e indicadores qualitativos para medir a eficiência e a eficácia do uso de ativos tangíveis e intangíveis, na geração de valor para a organização.

O Balanced Scorecard está embasado em perspectivas, como por exemplo, Financeiro, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento. A definição do Balanced Scorecard da empresa depende da linha de negócios que segue, pode ser definido se enfatizar recursos humanos ou fatores ambientais e assim somar uma perspectiva separada para eles. Algumas empresas incluem um conceito de perspectiva pessoal separada, no intuito de acentuar a importância de recursos humanos no sucesso da empresa. Porém, outro, poderia considerar que o fator de pessoal já é contido na perspectiva “aprendendo” do conceito original (KAPLAN; NORTON, 2001).

Assim, para aplicar o Balanced Scorecard em uma empresa, a mesma deve ser estruturada em metas e indicadores estratégicos, buscando o equilíbrio econômico e financeiro, por meio da gestão de recursos humanos, caracterizando a assistência ao cliente e consequentemente implementando alternativas para aumentar os recursos financeiros e reduzir custos.

O Balanced Scorecard apontará as relações entre os objetivos estratégicos e as medidas e desempenho em suas perspectivas, para que possam ser gerenciadas e validadas. O desempenho estratégico se dará pela percepção da melhoria dos números financeiros.

A ferramenta BSC mantém a perspectiva financeira com medidas importantes para resumir os efeitos econômicos imediatos de ações já realizadas pela organização e apontam as estratégias que contribuirá para a melhoria dos resultados financeiros na organização.

Kaplan e Norton (2001, p. 35) citam que o Balanced Scorecard “fornece um novo referencial para a descrição da estratégia mediante a conexão de ativos tangíveis e intangíveis em atividades criadoras de valor”.

O BSC para os clientes permitirá que a administração identifique os segmentos de clientes e mercados nos quais competirá e quais são as medidas de desempenhos necessárias.

Na Camargo Consultoria & Negócios Imobiliários focamos na perspectiva cliente x custo operacional, afim de maximizar a performance de atendimento e com  isso aumentar as receitas gradualmente, pois na área de serviços o foco no cliente é primordial para o crescimento da empresa e a superação das expectativas da parte contratante, trabalhando com consultoria imobiliária utilizamos primeiramente o conceito de salário comissionado, remuneração à qual é institucionalizada e regulamentada pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, com isso temos uma redução drástica na folha de pagamento pois o corretor assim intitulado se vê na obrigação e dever de trabalhar em prol da corretagem, pois dependerá do mercado imobiliário para colher seu pro labore, devendo realizar vistorias em imóveis, elaborar  anúncios dos imóveis em carteira, agenciar  imóveis para venda e locação, realizar o trabalho de captação e captura de fotos dos imóveis angariados, realizar o  acompanhamento na elaboração de contratos, tudo isso dentro da rotina de fechamento de um negócio imobiliário seja a venda, compra, locação ou permuta de um imóvel, tendo assim realizado a etapa de fechamento de um negócio ou serviço especifico dentro da rotina diária de acordo com sua competência e setor alocado o corretor recebe sua comissão que varia de negócio a negócio dentro do setor e serviço realizado, vide tabela fornecida pelo CRECI-SP anexada. Por fim minimizando os custos diretos e indiretos da empresa, pois não estamos trabalhando com salários fixos de nossos principais funcionários e sim comissão tabelada pelo CRECI-SP, elevando as receitas financeiras da empresa Camargo Consultoria & Negócios Imobiliários, tendo como principal estratégia dentro da organização o cumprimento das metas estabelecidas à seguir para cada  equipe de corretagem,  que são:                      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com