TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento das Exportações das MPEs

Por:   •  27/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EaD

RAFAEL MELO OLIVEIRA DE ANDRADE

CPD 86966

COMÉRCIO EXTERIOR – ATIVIDADE DISCURSIVA.

Brasília/DF

Outubro/2020

RAFAEL MELO OLIVEIRA DE ANDRADE

CPD 86966

COMÉRCIO EXTERIOR – ATIVIDADE DISCURSIVA.

                                        

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial referente atividade discursiva da disciplina de Comércio Exterior, ministrada pelo professor Samuel Duarte Kzam e orientada pelo tutor André Sampaio, no Curso de Administração da Universidade CEUMA.

Brasília/DF

Outubro/2020

Fatores determinantes no crescimento das exportações das MPEs

O fomento ao crescimento forte e sustentado das exportações é parte da trajetória de inserção internacional soberana de um país. O Brasil, a despeito de estar registrando crescimento nas suas exportações de mercadorias ao longo da última década, o fez em ritmo menor que outros países emergentes. Soma-se a isto o fato de que um pequeno número de empresas de grande porte concentra grande parte das exportações nacionais.

A expansão geográfica é um dos caminhos mais importantes para o crescimento das organizações. As teorias comportamentais de internacionalização de empresas sugerem que a exportação seria a primeira etapa de um processo gradual de aquisição, integração e uso de conhecimento sobre mercados e operações externas.

Dentro deste cenário, impulsionaram nos últimos anos o número de micro e pequenas empresas - MPE brasileiras que buscaram o mercado exterior para comercializar suas mercadorias. De acordo com estudo do Sebrae de junho de 2019, mais de 40% das empresas exportadoras brasileiras são MPE, responsáveis por um volume total de aproximadamente US$ 1.240 milhões no último ano.

É possível citar alguns grandes fatores determinantes nessa disparada das exportações por parte das micro e pequenas empresas: o apoio governamental às exportações, incluindo uma menor taxação de impostos em relação ao mercado interno e a desvalorização da moeda local frente ao dólar.

Entre as ações oficiais de apoio destacam-se as linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (Exim) e do Banco do Brasil (Proex), que beneficiam, por exemplo, bens de consumo intensivos em mão de obra, bem como a implantação do Exporta Fácil, mecanismo de exportação simplificada para exportações de pequeno valor, realizada por meio dos Correios (Veiga e Rios, 2009).

Há ainda a isenção de alguns impostos, tais como ICMS, PIS, Cofins, IPI e ISS, outra alternativa encontrada e imposta pelo Governo Federal como uma maneira de incentivo a exportação de produtos brasileiros, visando ganhar mais mercado internacional e criar maior competitividade interna.

A disparada no valor do dólar é outro ponto determinante para a crescente participação das MPEs nas exportações. Com a moeda local em queda vertiginosa, a venda para o mercado externo se torna cada vez mais atraente, tendo em vista que estas empresas gastam em real e recebem em dólar, de forma que terá uma margem de lucro muito maior do que negociando internamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com