TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Custo de um Funcionário no Brasil

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDADE 1

ADMINISTRAÇÃO

ELAINE BALBINO RA 4351856068

ELIZA FRANCISCA DE ALENCAR RA: 5339102259

KELLY CRISTINA SILVA SANTOS RA: 3826703667

MAYARA HELEN OLIVEIRA          RA: 4300069495

VALDIRENE APARECIDA DANIEL RA: 4356808521

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Tutor Presencial: Prof. Lucas Rodrigues Corrêa

Tutora a Distância Andreliza Mila Rosa de Oliveira

CAMPINAS

2014


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                 pág. 3
  2. CONTABILIDADE DE CUSTOS                                                pág. 3

2.1.        Custo Direto                                                                pág. 3

2.2.        Custo Indireto                                                                pág. 4

2.3.        Custo de um Funcionário no Brasil                                        pág. 11

2.4.        Demonstrativo Sobre a Margem de Contribuição do

Produto Hot-Dog                                                        pág. 14

2.5.        Demonstrativo Sobre a Margem de Contribuição do

Produto Hot-Chicken                                                        pág. 14

2.6.        O Contábil e o Econômico do Produto Hot-Dog                        pág. 15

3.        CONCLUSÃO                                                                pág. 15

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                        pág. 16


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste num roteiro de estudos práticos sobre como calcular o custo de produção de dois distintos produtos fabricados por uma empresa fictícia, a Indústria Alimentícia Showdog Ltda.: O Hot-dog e o Hot-chicken. Para tanto, cada etapa propôs um desafio de calcular os custos envolvidos na produção, desde as matérias-primas até os custos indiretos de fabricação.

Este desafio propõe-se também o gerenciamento de margens de lucro, quantidade de venda para equilíbrio financeiro e calcular qual preço certo de venda do produto, mediante índices dos custos de venda.  O Objetivo do desafio é elaborar um relatório com cálculo do custo de produção de produtos e analise margens de lucro e ponto de equilíbrio.

  1. CONTABILIDADE DE CUSTOS

É a ciência que dedica ao estudo dos gastos feitos para obter um bem de venda ou bem de consumo, seja um produto, mercadoria ou um serviço. É o ramo da contabilidade que se destina produzir informações para diversos níveis gerenciais. Também coleta, classifica e registras os dados operacionais internos e externos, diretos e indiretos das diversas atividades de uma empresa, auxiliando o administrador na tomada de decisões.

  1. Custo Direto

É todo aquele que pode ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de obra a ser custeados, no momento de sua ocorrência, ou seja, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. São aqueles que pode ser atribuídos (ou identificados) diretos a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. São aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Matérias-primas, usados na fabricação do produto; Mão-de-obra-direta e serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados, constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos.

  1. Custo Indireto

É o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser compreendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado. São aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio.

Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade; Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc; Outros custos indiretos: são os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (207.6 Kb)   docx (56.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com