TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

DISCIPLINAS:

HUMANIZAÇÃO E ATENDIMENTO HOSPITALAR

 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

 PROCESSOS GERENCIAIS

 RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

 TECNOLOGIAS DE GESTÃO

 

KARLA THAISY BARRIOS FERRARI - RA 3368534574

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORA - EAD: PROFª. LARISSA FERNANDES

                                                 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP, 17 DE NOVEMBRO DE 2016.


SUMÁRIO

1        iNTRODUÇÃO        1

2        ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DOS PONTOS NEGATIVOS        2

2.1        Passo 1 – Processos Gerenciais        2

2.2        Passo 2 – Tecnologias de Gestão e Administração de Materiais e Logísitica        3

2.3        Passo 3 – Humanização e Atendimento Hospitalar        4

2.4        Passo 4 – Responsabilidade Social e Meio Ambiente        6

2.5        Passo 5 – Obras Inacabadas        7

3        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9



  1. iNTRODUÇÃO

O Hospital Nossa Senhora das Graças foi inaugurado em 1992, com o objetivo inicial pautado pelos ideais de humanismo, pioneirismo e excelência. Mas com o decorrer do tempo passou a enfrentar dificuldades de gestão.

O objetivo deste trabalho visa elaborar estratégias administrativas como solução para os diversos problemas apresentados.

Estas estratégias foram divididas em cinco passos que tratam de diversos setores afetados. Na devida ordem os cinco passos oferecem soluções para: falta de entrosamento entre os setores; problemas relacionados à logística de materiais, desumanização no atendimento, falta de conscientização no descarte de resíduos hospitalares e obras inacabadas na ala infantil.

        


  1. ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DOS PONTOS NEGATIVOS

Analisando o cenário encontrado no Hospital Nossa Senhora das Graças, fica evidente que problema está na falta de uma boa gestão.

  1. Passo 1 – Processos Gerenciais

Visto que o capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações e é preciso haver humanização entre os colaboradores, o primeiro passo é começar com estratégias de aproximação entre os setores, e para isso é necessário primeiramente que cada departamento conheça a função do outro.

A proposta então está na realização de workshops organizados pelo Gestão de Pessoas, onde num primeiro momento, os coordenadores de cada setor devem elaborar uma apresentação de seu setor e do trabalho que seus subordinados realizam. A partir disso, é realizado então reuniões com colaboradores de diversos setores e apresentado todos os departamentos existentes no Hospital. A intenção é que após a apresentação, o profissional do Gestão de Pessoas estimule o início de uma discussão em grupo esclarecendo todas as dúvidas.

Como manutenção deste programa, o ideal será a implantação de um programa de Integração para novos colaboradores, onde os mesmos participarão de um treinamento para conhecer o Hospital, seu funcionamento e todos os departamentos, sendo este um item obrigatório para o inicio de suas atividades.

Outro fator importante e essencial em uma organização é a valorização do trabalhador vista com a mesma importância em todos os departamentos.

De acordo com Chiavenato (2011, p. 307) liderança “é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos”; neste caso então será necessário investir primeiramente no nível tático com a atuação de um bom coaching que valorize as competências e transforme estes líderes em talentos, fazendo assim com que o Hospital flua em sinergia, motivando e elevando o grau de satisfação em todos os níveis da organização.

Neste mesmo contexto, o empowerment também será um fator de grande contribuição para alcance deste objetivo.

  1. Passo 2 – Tecnologias de Gestão e Administração de Materiais e Logísitica

A falta de materiais no Hospital Nossa Senhora das Graças vem trazendo a paralização dos serviços como cirurgias sendo desmarcadas, o que prejudica sua imagem diante da clientela atual e potencial.

Também há falta de lençóis limpos, do qual foi identificado no organograma que a Lavanderia não responde a nenhum setor. Diante desta situação a primeira medida a ser tomada é a vinculação do setor Lavanderia ao setor da Diretoria Administrativa ou a terceirização deste serviço. Para decidir qual a forma mais viável, duas questões deverão ser avaliadas: a estrutura física do Hospital, visando a disponibilidade de espaço para a lavanderia e os encargos financeiros com funcionários.

Para tais problemas se faz necessária a adequação dos estoques através de um gerenciamento que permita que o capital investido seja minimizado e ao mesmo tempo não haja falta de materiais, já que não é possível trabalhar sem estoque.

Logo o planejamento se inicia pela coleta dos dados, tendo em vista a qualidade e quantidade de informações, tais como previsão de consumo, perecibilidade, prazos de entrega e estoques existentes nos almoxarifados. Aplicando então a teoria da Classificação ABC, conseguimos estabelecer o grau de prioridade de cada item e obtemos a informação que quais produtos oferecem vantagem ao serem estocados. É importante ressaltar também que a codificação dos materiais nos auxiliará muito neste processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com