TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANHANGERA EDUCACIONAL S.A.

POLO PRÓPRIO CAMPINAS 1

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

DESAFIO PROFISSIONAL

Elaine Cristina Fernandes de Castro                RA: 6037555395

Sharon Conceição de Andrade Gomes Dovo        RA: 2083620885

Tutor à distância: Kelly Pereira Ponces

        

Campinas, 31 de Maio de 2017

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional apresentado para Faculdade Anhanguera Educacional S.A. Polo Próprio Campinas I sob orientação da tutora Kelly Pereira Ponces.

Campinas, 31 de Maio de 2017


RESUMO

Este desafio tem como objetivo estudar as diversas estratégias de negócios adotadas pela gigante Nike.

Após apresentação de dados, artigos, reportagens e entrevistas relacionados às diversas estratégias da organização serão realizados a análise e aplicação das mesmas dentro da Nike.

No decorrer do trabalho abordaremos algumas questões e estratégias já existentes dentro da empresa além de apontar sugestões de possíveis pontos falhos e/ou melhorias dessas estratégias para melhor desempenho das atividades da empresa, além de valorização e sustentação da sua marca.

Este trabalho abordará temas estudados em aula em diversas disciplinas como técnicas de negociação, ética e relações humanas no trabalho, empreendedorismo, comportamento organizacional e desenvolvimento pessoal e profissional.

O mesmo contem questões para elaboração de estudos e respostas que possibilitarão melhor entendimento dos temas abordados, favorecendo a aprendizagem através de um raciocínio prático e crítico.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        PASSO 1 – A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES        5

3.        PASSO 2 – NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR ACULTURA ORGANIZACIONAL        6

4.        PASSO 3 – EMPREENDEDORISMO        8

5.        PASSO 4 – ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO        10

6.        PASSO 5 – DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL        11

7.        CONCLUSÃO        13

8.        REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

A Nike é uma multinacional atualmente presente em mais de 140 países e é considerada a maior empresa de footwear e de vestuário esportivo do planeta.

A Nike é uma companhia global que trabalha constantemente no desenvolvimento de sua marca através da inovação de produtos esportivos em um alto investimento em Pesquisa e Desenvolvimento.

A identidade da marca foi construída no decorrer do tempo e permitiu à Nike a liderança global no segmento em que atua.

Hoje a sua logomarca é um ícone na área esportiva.

Porém para construção dessa identidade a empresa usou e vem usando de estratégias não só de inovação e desenvolvimento, mas também de marketing, propaganda, gestão de pessoas, negociações, códigos éticos entre outras estratégias que abordaremos no decorrer deste estudo.

  1. PASSO 1 – A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES

Considere que o braço internacional da corporação estudada possui subsidiárias em vários países espalhados por todos os continentes:

  1. Por que é importante considerar a “W” dos participantes de um processo de negociação?

É extremamente importante considerar a “W” dos envolvidos em uma negociação afim de que esta seja concluída com sucesso para ambos os lados que estão negociando.

O conhecimento da “W” dos participantes torna a negociação mais fácil e leve além de mais objetiva e principalmente respeitosa, uma vez que se tem o conhecimento cultural, político, econômico além das motivações e necessidades do outro indivíduo.

A partir do momento em que se buscamos conhecer ao máximo a “W” dos envolvidos (já que é impossível o pleno conhecimento) podemos partir para uma negociação mais objetiva e conclusiva, sem estresse ou conversas desnecessárias que, em muitas vezes, não intencionalmente podem causar constrangimentos devido divergências culturais ou até de questões éticas e valores.

        

  1. No caso da empresa estudada, como a “W” pode afetar nas negociações e nas estratégias desenvolvidas pela empresa?

Não podemos deixar de ressaltar que a Nike é uma empresa globalizada e está presente em todos os continentes do planeta e a “W” de seus stakeholders deve ser sempre considerada, não somente nas negociações, mas nas diversas atividades e estratégias desenvolvidas dentro e fora da organização.

Por ser uma empresa global, cada filial espalhada pelo mundo deve ser organizada e estruturada de acordo com a cultura local e, o que acredito ser mais difícil alinhada à cultura organizacional da empresa que deve ser padrão em todo mundo.

Se uma empresa do porte da Nike ignorasse a “W” das diversas culturas com que se relaciona poderia ter sérios problemas organizacionais, o que poderia ocasionar prejuízos incalculáveis.

  1. Considerando a importância da comunicação nas negociações, cite estratégias e meios que as empresas têm adotado para lidar com a questão “W” nos processos de comunicação. Pesquisar casos verídicos.

Após pesquisa sobre o assunto podemos até concluir que ele não é muito abordado pelas empresas já que foram encontrados pouquíssimos artigos na web sobre a prática no momento de uma negociação.

Portanto as estratégias mais abordadas foram o estudo e compartilhamento da “W” dos envolvidos em um processo de negociação, estudo do microambiente a macroambiente em que os participantes da negociação estão inseridos, compartilhamento da “W” para toda a organização a fim de levá-la ao aprendizado, já existem algumas ferramentas e sistemas para compartilhamento dessas “W” como, por exemplo, o Soft System Methodology – SSM e o SODA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com