TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.450 Palavras (22 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Polo Pelotas 2º Semestre

Disciplinas: Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal.

Carina Saldanha Simões        Ra 2775594029

Charles da Costa Beleia        Ra 8496212406

Filipe da silva Martins        Ra 9509360276

Vânia Ramalho Sias        Ra1299102391    

VenerGarcia Rodrigues        Ra9608491692

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORES EAD: Prof. MSC. Mônica Satonali e Prof. Ma.Rosimere Farias

TUTOR PRESENCIAL: Fabrício Ferreira

Pelotas/RS – Abril - 2015

SUMÁRIO

  1. Considerações Iniciais                                                PG - 03
  2. Diagnóstico                                                                PG - 04
  3. Plano de Ação                                                        PG - 06
  4. Conclusão                                                                PG - 12
  5. Anexos                                                                PG - 13
  6. Bibliografia                                                                PG - 18
  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

A presente consultoria tem por objetivo, apresentar um plano de ação de melhorias do clima organizacional da empresa com ações totalmente voltadas para as áreas de recursos humanos e de departamento de pessoal da empresa – SUPERSOFT LTDA.

Fazendo um breve esboço da empresa: A SUPERSOFT LTDA, é uma empresa do segmento de informática, que desenvolve software de controle de estoque para pequenos supermercados, sediada em São Paulo – capital, é administrada pelos irmãos – Sr. Agenor Randsoft e Sra. Leonora  Randosoft Bartiro, foi fundada há 5 anos e conta com 6 funcionários em seu quadro de pessoal.

A cerca de 3 meses a empresa vem passando por uma crise financeira, que atingiu diretamente sua forma de administração. Uma administração familiar, onde a visão de seus diretores (um formado em engenharia da computação e outra formada em administração de empresa), vem conflitando  constantemente. Não obtendo muito êxito para saírem desta crise de forma segura optaram, depois de muita análise e discussão, pela contratação de uma consultora de Recursos Humanos, pois já que suas áreas de formação são diferentes e distintas, não especializadas para importante função e visto quê hoje em dia, uma das soluções para a maioria das empresas é o desenvolvimento do capital intelectual, um capital que requer conhecimentos específicos para se desenvolver e que com certeza trará um ganho significativo para a saúde financeira da empresa.

Atualmente a empresa tem cerca de 8 clientes na capital e 15 no interior, onde presta um serviço de sistemas de controle de estoque, oferecendo manutenção e suporte do mesmo sob contrato de locação. Seu faturamento vem sofrendo queda de 20% ao mês, perda de clientes e absenteísmo de colaboradores.

Assim que recebi o “Dossié SUPERSOFT”, encaminhado por um de seus Diretores, a Sra. Leonora Randsoft Bartiro, pude ter uma imagem mais detalhada da real situação da empresa, detectar falhas na administração de pessoal e lacunas que prejudicam o clima organizacional desta.  Após análise do Dossié e entrevista investigativa com os diretores da empresa pude traçar alguns passos a serem seguidos para esse trabalho.

1° passo: Esclarecer dúvidas do setor de DP (departamento de pessoal), como: Demonstrativos de pagamentos; rescisão contratual; cálculos de horas extras; férias e 13° salário;  

2° passo: Definir o desenho de cargos e salários, recrutamento e seleção  e implantar plano de benefícios  e plano de carreira para os colaboradores, assuntos abrangidos pelo setor de RH (recursos humanos) da empresa;

3° passo: Iniciar pesquisa de clima organizacional;

4° passo: Resgatar o senso de EQUIPE, que está fragilizado devido a crise financeira  e  a forma de administração atual, que na maioria das empresa familiares pecam no mesmo  ponto: Visão minimizada do todo e tratamento informal no que se refere aos direitos e deveres dos colaboradores, comprometida pela falta de definição de cargos e salários e visão imparcial de cada colaborador.

  1. DIAGNÓSTICO:

A partir dos dados e informações levantadas, pude constatar que a empresa SUPERSOFT LTDA, estava passando por uma crise que acomete a maioria das pequenas empresas familiares, já que é muito difícil implantar uma gestão de Recursos Humanos – RH, em empresas onde essa definição não é bem entendida pelos gestores, e que na maioria das vezes acreditam que essa área não é tão importante para a saúde financeira da empresa. Tinha um desafio árduo pela frente, pois sendo um dos gestores da área das exatas, formado em engenharia da computação, tudo tinha que ser mensurado e pontuado de forma objetiva através de indicadores de resultados. Profissionais desta área, tem dificuldade em entender o abstrato e o parecer comportamental de cada colaborador.  

O Agente de transformação seria a gestora Leonora, pois sua formação em Administração de Empresas, proporciona um entendimento mais aprofundado da área das humanas, na qual a gestão de pessoas está inserida.  

A empresa foi construída com base em um sonho empreendedor que nasceu da oportunidade crescente na área da tecnologia, só que não se pode deixar de lado o capital humano, pois toda a tecnologia oferecida pela SUPERSOFT à seus clientes, era desenvolvida por profissionais de diversas áreas que ia desde a faxineira até os gestores.

Além das características de cada colaborador tínhamos a questão da infra-estrutura da empresa, que não acompanhou o crescimento da demanda de clientes e pessoal, sendo assim um ambiente que não proporciona uma qualidade de vida no trabalho. A falta espaço para melhor acomodar o pessoal, móveis inadequados e falta de um refeitório descente, gera uma desmotivação. Como a maioria dos colaboradores mora longe eles acabam passando o dia na empresa, necessitando assim de um espaço para fazer suas refeições no intervalo de almoço e uma pausa para o lanche. Estudos comprovam um maior rendimento no trabalho se houver pausa de 15 minutos para um alongamento ou até fazer um lanche rápido à cada duas (2) horas de trabalho. Havendo um refeitório para essa pausa e intervalo de almoço, todos ganham com essa simples melhoria que não onerará muito o caixa da empresa, lembrando que será um investimento em qualidade de vida do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (343.5 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com