TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA-EAD

GUAIRA - PARANÁ

 

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

 

DESAFIO PROFISSIONAL.

MATERIAS:

 

DIREITO EMPRESARIAL.

TECNOLOGIAS DE GESTÃO.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

PROFESSOR TUTOR.

Odenir Martine

ALUNA: CLEVERSON DOS SANTOS DA SILVA.

RA: 1299327021

GUAIRA 2014




SUMÁRIO
Passo 1 — Introdução ....................................................2
Passo 2 — Desenvolvimento..........................................3
Passo 3 — Organização Jurídica...................................4
Passo 4 — Implementação.............................................5
Conclusão........................................................................6

1- INTRODUÇÃO
Mediante a proposta inicial do desafio profissional, o estudante procura aplicar todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula para o desenvolvimento deste trabalho, que tem como objetivo analisar as corporações e o papel fundamental na garantia de preservação do meio ambiente e na definição da qualidade de vida das comunidades. Empresas socialmente responsável geram, sim, valor para quem está próximo. E, acima de tudo, conquistam resultados melhores para si próprias. A responsabilidade social deixou de ser uma opção para as empresas. É uma questão de visão, de estratégia e, muitas vezes, de sobrevivência. Os assuntos ambientais estão crescendo em importância para a comunidade de negócios em termos de responsabilidade social, do consumidor, desenvolvimento de produtos. A gestão ambiental vem ganhando um espaço crescente no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. Naturalmente, não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados da importância da gestão responsável dos recursos naturais. O fator ambiental vem mostrando a necessidade de adaptação das empresas e consequentemente direciona novos caminhos na sua expansão. As empresas devem mudar seus paradigmas, mudando sua visão empresarial, objetivos, estratégias de investimentos e de marketing, tudo voltado para o aprimoramento de seus produtos, adaptando-o à nova realidade do mercado global e corretamente ecológico.

2- DESENVOLVIMENTO
As organizações consideradas como referenciais de excelência em nível internacional são aquelas que têm prosperado e alcançado a liderança internacional em suas respectivas áreas de atuação e que são exemplos reconhecidos de atuação em harmonia com o meio ambiente e integração com a sociedade. Para identificar o estágio atual de excelência da sua gestão, é preciso utilizar um modelo de referência, que conduza a organização a um processo de reflexão e melhoria principal modelo de referência hoje no Brasil é o Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade, que se baseia em um conjunto de fundamentos da excelência que expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho. Os fundamentos da excelência são:
Pensamento sistêmico, Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos, Orientação por processos e informações, Visão de futuro, Geração de Valorização das pessoas, Conhecimento sobre o cliente e o mercado, Desenvolvimento de parcerias e Responsabilidade social.
A MEG (Modelo de Excelência da Gestão) permite a organização à adequação das práticas de gestão com conceito de respeitar a cultura já existente da INOXEL, empresa que já está há 10 anos no mercado. Modelo que irá estimular a integração o alinhamento e o direcionamento da organização. A INOXEL deverá adotar os benéficos do modelo voltado a proporcionar um referencial para a Gestão, investindo em aprendizado organizacional, mensurando o resultado de forma objetiva gerando, confiança e credibilidades dos administradores da empresa Deverão ser adotados os seguintes e critérios conforme a MEG.
Avaliação do modelo de gestão criando indicadores quantitativos de resultados, Pessoas – Gestão; Resultados Financeiros; Plano de Carreira; benéficos motivacionais diferenciados do mercado.
Liderança – Analise qualitativa do organograma que está sendo utilizado pela INOXEL.
Sociedade – Analise de impacto ambiental voltados aos índices de poluições e auto sustentabilidade dos recursos.
Processos – Reestruturação e reanalise de processos voltado aos indicadores de resultados no intuito de aumentar a produção reduzindo gastos e custos.
Resultado - Composto de avaliações dos indicadores de pessoas; sociedades e clientes, sendo esses indicadores o reflexo de resultados dos líderes e as questões socioambientais, com o comprometimento para com os cliente e pessoas da INOXEL.
Definições do Grupo de melhoria da Gestão, Indicação e criação do grupo de trabalho para iniciar o projeto de analise 360°; Critérios e métricas de avaliações das áreas Ponderar os indicadores de forma que sejam alcançáveis; Analise e resultado dos indicadores desenvolvidos; Conclusão de pontos de melhorias e implantações; Plano de melhorias  classificados conforme prioridades e necessidades a serem implantados para garantir um resultado sustentável e Conhecer os impactos da Empresa.
Todos os anos são despejados na atmosfera cerca de 50 bilhões de toneladas de CO2, resultado da atividade industrial e de indivíduos. Hábitos de consumo, utilização de energia para a produção em grande escala são algumas das ações que colaboram para o preocupante quadro das mudanças climáticas. Logo, a reversão deste cenário está intrinsecamente ligada a uma postura proativa de toda a sociedade. O inventário de emissão de gases de efeito estufa permite às empresas conhecerem qual o impacto ambiental direto e indireto de suas atividades. Uma vez detectado o problema, pode-se traçar um caminho de redução à emissão de gases poluentes. Conhecer as emissões de gases de efeito estufa hoje é vital para o futuro dos negócios. Atitudes proativas, através de metas voluntárias de quantificação, redução e neutralização da emissão de gases poluentes que aumentam o efeito estufa, contribuem não somente para o desenvolvimento sustentável do planeta, mas, também, para a competitividade nos negócios. Ao reduzir o desperdício com emissões de gases nocivos, as empresas reforçam o seu comprometimento com o meio ambiente e também com a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (817.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com