TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 7

 

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO VILA DOS REMÉDIOS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CIA. DO GÁS S/A

DESAFIO PROFISSIONAL

SÉRIE: 8º

JULIANA GARROTE MARCONDES RA: 2867941541

RODRIGO RUFINO DE SOUZA RA: 2867946385

OSASCO/SP

2018

JULIANA GARROTE MARCONDES RA: 2867941541

RODRIGO RUFINO DE SOUZA RA: 2867946385

CIA. DO GÁS S/A

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional – apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Administração de Materiais e Logística; Estratégia e Dinâmica Competitiva; Gestão da Qualidade; Jogos de Empresas; Pesquisa Operacional; Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Inclusão.

Tutor a Distância: Marlon Augusto Gatti.

OSASCO/SP

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4 

2  PASSO 01 – Administração de materiais e logística e em Gestão da Qualidade.4

2.2 PASSO 02 – Estratégia e dinâmica competitiva....................................................4

2.3 PASSO 03 – Pesquisa Operacional.......................................................................4

2.4 PASSO 04 – Jogos de Empresas        5

2.5 PASSO 05 – Inclusão Social        5

3 CONCLUSÃO        6

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apontaremos as disciplinas, administração de materiais e logística; estratégia e dinâmica competitiva; gestão da qualidade; jogos de empresas; pesquisa operacional; língua brasileira de sinais (libras) e inclusão.

O objetivo é fazer uma análise do ambiente organizacional da Cia do Gás S/A, empresa de GLP (gás liquefeito de petróleo), destacando principalmente as oportunidades, riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar a capacidade em atingir suas metas e os pontos importantes para a saúde da empresa.

A Cia do Gás S/A, está no mercado há mais de 60 anos, foi criada por um imigrante alemão, conta com mais de 3000 funcionários e possui também diversas ações de responsabilidade socioambiental.

O gás liquefeito de petróleo é formado pela combinação de butano e propano, dois gases derivados do petróleo. A sua principal característica é ficar em estado líquido quando submetido a um certo grau de pressão, e retornar ao estado gasoso quando precisa ser utilizado. Ele é obtido a uma temperatura de aproximadamente 70 °C.

Ele é, como o nome diz, um gás liquefeito. Mas o que significa isso? Significa que por conta da imensa pressão dentro do recipiente em que ele é colocado, o gás acaba adquirindo a forma líquida.

A energia resultante da utilização do gás GLP é mais limpa. Isso quer dizer que a produção deste tipo de energia é livre de resíduos tóxicos, respeitando o meio ambiente. 

Vamos demonstrar no presente estudo a importância em adotar práticas sustentáveis e no diagnóstico coletar dados, transformá-los em informações úteis sobre a organização de maneira que possamos contribuir nas decisões.

Passo 01 –  Administração de materiais e logística e em Gestão da Qualidade

  1. Aperfeiçoar os processos logísticos tornou-se um requisito essencial para as organizações que desejam sobreviver no atual ambiente competitivo, o não cumprimento resulta num montante de problemas à empresa.

Não é com frequência que ouvimos falar sobre a área de administração de materiais dentro de uma empresa, mais sim, ela é muito importante e está relacionado ao controle do estoque de uma companhia, o que engloba uma sequência de operações, que vão desde a identificação do fornecedor, armazenagem, distribuição até o transporte. Isso inclui ainda o monitoramento de matérias-primas para que a previsão de gastos seja cumprida sem falta ou excesso.

Um exemplo disto é a Liquigás, líder no mercado brasileiro a dez anos, atende mensalmente mais de 35 milhões de consumidores, pioneira no ramo GLP, entre outros, tem como objetivo principal na área, proporcionar a infraestrutura operacional e logística necessária ao cumprimento das vendas, assegurando, confiabilidade e sustentabilidade no atendimento ao cliente o que seria sem dúvida uma solução para companhia do gás.

  1. A Cia. Do Gás passou por dificuldades em atender a seus clientes, isso por conta da escassez de matéria prima no mundo todo, teve também problemas nas emissões das notas fiscais por falta de comunicação entre a área de logística e comercial da empresa, sem contar que não existe nenhum “sistema” fixo na empresa para manter o controle necessário. Para melhoria nesse aspecto a empresa poderá usar o modelo DMAIC, (sigla para os termos Define, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar) é um método que faz parte do conjunto de práticas dos Seis Sigmas e tem como meta melhorar um processo existente na empresa. Um projeto DMAIC é efetivo também para o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria em processos administrativos e outros afins que deve ser considerado e executado com seriedade.

A empresa não estabelece metas claras a serem seguidas, não estabelece objetivos a serem traçados e para buscar melhorias no método que a empresa usa é preciso entender 100% do que acontece internamente, cada etapa do processo.

Analisar os números atuais fundamentado por dados sólidos, afim de melhorar o sistema atual e encontrar novas soluções para os problemas que surgem e assim poder controlar o método desenvolvido, garantir que o processo escolhido é garantido e mantido a longo prazo.

Os benefícios obtidos a partir da metodologia serão ativos valiosos para a empresa.

  1. Passo 02 –  Estratégia e dinâmica competitiva

Rivalidade entre os concorrentes: O Produto é enviado às empresas do setor, por uma única empresa, não há diferenciação entre o produto da Cia. Do Gás e dos concorrentes, porém há concorrência comercial e alterações de preço a todo segundo na área da industrialização. Poder de negociação dos clientes: Diferencial da companhia: oferecem aos Clientes aplicativo no celular, consultoria comercial, padronização da loja e veículos. Poder de negociação dos fornecedores: Para revender o gás da marca, os revendedores assinam um contrato de exclusividade de compra, podendo comprar apenas da Cia., mediante pagamento de multa caso o contrato seja quebrado. Além da Cia. do Gás, há 8 empresas de distribuição de GLP no Brasil. Ameaça de entrada de novos concorrentes: Cia. Do Gás teve dificuldades em atender a todos os clientes da região com regularidade, por conta da escassez de matéria-prima, além disso, problemas na emissão de notas fiscais e verificação dos pagamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (300.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com