TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE ÉTICA SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  7/2/2017  •  Artigo  •  4.864 Palavras (20 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

GISLAYNE LAURA DE LIMA BARROS WALERIA MAIA SILVA WELLINGTON GASPAR FERREIRA DA SILVA

MOSSORÓ 2016

Artigo científico apresentado ao Curso de Administração na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, como requisito para obtenção da terceira nota da disciplina de Fundamentos da Filosofia.

Orientador: Prof.Doutor Reginaldo José dos Santos Junior

GISLAYNE LAURA DE LIMA BARROS WALERIA MAIA SILVA WELLINGTON GASPAR FERREIRA DA SILVA

O DESENVOLVIMENTO DE ÉTICA SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES

MOSSORÓ 2016

O DESENVOLVIMENTO DE ÉTICA SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES

THE ETHICS OF SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN ORGANIZATIONS

GISLAYNE LAURA DE LIMA BARROS1 WALERIA MAIA SILVA1 WELLINGTON GASPAR FERREIRA DA SILVA1 REGINALDO JOSÉ DOS SANTOS JUNIOR2

RESUMO

Os padrões de consumo impostos pelo sistema capitalista devem ser revistos, sob pena de inviabilizar a continuidade da vida no planeta. Entretanto, este artigo contextualiza historicamente o surgimento do desenvolvimentos sustentável ligado a utilização da ética dentro das organizações. Procurando apontar a preocupação ecológica como uma variável a mais a ser considerada no planejamento estratégico e operacional das empresas. Procurouse compreender o processo de adaptação das empresas aos novos valores de preservação do meio ambiente, como estas conciliam a sua produção à ética sustentável, através de exemplos de medidas que vêm sendo adotadas em resposta aos apelos e exigências feitas por entidades governamentais e pela sociedade. Palavras-chaves: Ética; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Empresa.

ABSTRACT

Consumption patterns imposed by the capitalist system should be revised, otherwise derail the continuity of life on the planet. However, this article historically contextualizes the emergence of sustainable development on the use of ethics within organizations. Looking point ecological concerns as one more variable to be considered in strategic and operational planning of companies. We sought to understand the process of adaptation of undertakings to new environmental preservation values, how they reconcile their production to sustainable ethics through examples of measures that have been adopted in response to appeals and demands made by government agencies and by society. Keywords: Ethic; Sustainability; Sustainable development; Company.

INTRODUÇÃO

Uma sociedade civilizada é construída com base em princípios, tais como: a participação do cidadão e a cooperação de todos para o bem comum, atualmente excluído pelo poder publico. Em seu lugar com o crescimento do mercado e da civilização estes princípios deram lugar as noções de rentabilidade, flexibilidade, adaptação e competitividade. Como consequência, sua liberdade foi exaurida e trocada pela força do mercado, o bem comum substituído pelo particular e a cooperação pela competitividade. (BOOF, 2003).

Para Sibila (2002), enquanto a sociedade incorpora só o papel de consumidores, a lógica do mercado irá tomar todo o corpo social e suas instituições sem trazer real evolução ao comum. A cultura de consumo se originou a partir da Revolução industrial e se solidificou durante a segunda guerra mundial com o nascimento da cultura consumista americana. Desde então, posse de bens tem sido determinante a construção social das organizações sociais. Por consequência, o consumismo desenfreado e extração de matériaprima do meio ambiente está ocasionando impactos ambientais e sociais.

Leonardo Boff afirma em seu site (lonardo.boff.com) que a nossa cultura voraz é quem está denegrindo o meio ambiente, estamos exaurindo os recursos de modo exorbitante. E temos que cuidar do nosso ecossistema, pois é fundamental para as futuras gerações. Possuímos só está casa. Não existe o fora, pois tudo é dentro. Age de tal maneira que os efeitos de tua ação não sejam destruidores da futura possibilidade de vida humana autêntica” (JONAS,1994, p.40) ou formulado negativamente “não ponhas em perigo a continuidade indefinida da humanidade na Terra”.

Hans Jonas também fala em sua obra “O Princípio da responsabilidade” a questão do cuidado do mundo e de meios para evitar perdas irreparáveis e, que nós somos os senhores de tudo o que está havendo.

Todas as éticas até agora [...] compartilharam das seguintes premissas conectadas entre si: 1) A condição humana, resultante da natureza do homem e das coisas, permanece fundamentalmente fixa de uma vez para sempre. 2) Sobre essa base é possível determinar com claridade e sem dificuldades o bem humano. 3) O alcance da ação humana e,

por consequência, da responsabilidade humana está estritamente delimitado (JONAS, 2006, p. 23).

Dessa forma, é necessário a criação de uma cultura que faça equilíbrio entre homem e ambiente para a atual situação ambiental e para as futuras sociedades, é dever das empresas e dos cidadãos informados e formadores de ética torna-se o vetor de elucidação daqueles que ainda não se desenvolveram. Portanto, pretende-se através da revisão de literatura, expor possíveis pontos para o avanço dessa cultura como: Sustentabilidade, ética e Desenvolvimento Sustentável. Espera-se também com esta contribuição, o alargamento do campo para a discussão de outros meios.

Dessa forma, após as constatações e indagações levantadas, esta pesquisa de cunho bibliográfico tem como objetivo analisar as nuances da ética e do desenvolvimento sustentável, gestão ambiental nas empresas, o consumo desenfreado na sociedade unido ao impacto ambiental.

1. ÉTICA

A palavra "ética" vem do grego Ethos (com épsilon, “e” longo) e significa aquilo que pertence ao "bom costume", "costume superior", "portador de caráter" ou claro e simples “morada”. Todavia não se deve confundir com a morada física, a casa material, mas com a existencial. Para os gregos essa teia de relações entre o físico e o imaterial é o que liga a sociedade, no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com