TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO (Estrutura de mercado)

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

  1. DESENVOLVIMENTO (Estrutura de mercado)

As estruturas de mercado são modelos de organização que captam aspectos inerentes à organização dos mercados, com características diferentes tais como o tamanho das empresas, a diferença dos produtos que trabalham e diferentes tipos de consumidores. O que determina a atuação das empresas é a estrutura de mercado e a conduta adotada pelas empresas.

Segundo Simões (2006) define estrutura de mercado como o conjunto de características existentes que determinam as relações entre compradores e vendedores, tanto os já estabelecidos como os potenciais. Assim os agentes que continuem a estrutura são tanto os que já estão presentes de alguma forma, quantos aqueles desejosos de entrar no mercado.

 As estruturas de mercado são a concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

  1. Concorrência perfeita

Essa estrutura é caracterizada por muitas empresas na produção de produtos homogêneos. Todas as tomadas de decisões são de forma descentralizadas e seus produtores são apenas tomadores de preço.

Essa concorrência se da aos fatores da mobilidade livre, ou seja nenhuma empresa possui poder de mercado, estando a empresa apenas a escolher o que produz para seu lucro maximo.(Ex. os postos de combustíveis onde trabalhão com a mesma mercadoria com o preço praticamente tabelado, onde não há muitas escolhas pelos seus consumidores).

Assim se tornando a lei da oferta e da procura.

  1. MONOPÓLIO

        O Monopólio é considerado uma estrutura de apenas um produto, assim caracterizando que o comerciante tem o poder de decidir o valor do mesmo. Diferentemente do assunto anterior, nesta parte sua escolha é produzir a quantidade em que a receita é igual ao custo, mas o preço poderá ser diferente para surgir lucros extraordinários. O consumidor se obrigara a pagar o preço exigido pela empresa, afinal só há aquele produto no mercado.

   

2.3 CONCORRÊNCIA MONOPOLISTICA

Nesta estrutura é uma mistura das características da concorrência perfeita com o monopólio. Nela as empresas diferenciam seus produtos, ou seja a mesmo tempo em que os produtos são substituídos entre si, eles também são diferenciados pela sua concorrência, conseguindo praticar preços acima de seus custo geral.(Ex. batata frita (sabor a queijo, natural, tipos de embalagem, com brindes, com tatuagens, formato ondulado, liso, entre outros).

  1. OLIGOPÓLIO

O Oligopólio consiste em uma estrutura caracterizada pela existência de poucas firmas no mercado. Essa estrutura abrange um conjunto de firmas que produzem produtos substitutos perfeitos, ou mesmo substitutos próximos (KON, 1994).

O mercado oligopólio tem um aspecto micro econômico com vários modelos que procuram sistematizar o comportamento das empresas.

Estando assim as empresas tem a maior parte da receita no mercado, sendo que geralmente essas empresas passam de 60% (porcento) da receita estadual dominando o mercado em geral.

Segundo Bain, Carvalho (2000), este mercado é de especial importância para o estudo da formação dos oligopólios e consiste em quatro tipos de características de oligopólio diferentes. Onde iram se apresentar no decorrer desse capítulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com