TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  21/5/2017  •  Monografia  •  5.139 Palavras (21 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 21

FÁBIO ALEXANDRE LIMA DA SILVA – MATRÍCULA: 1320036

                        

  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

FACULDADE JK

BRASÍLIA, MAIO DE 2016

FÁBIO ALEXANDRE LIMA DA SILVA – MATRÍCULA: 1320036

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Artigo de aproveitamento da disciplina Monografia I, do curso Bacharelado em Administração, sob a orientação do professor MSc. Jonas Rodrigo Gonçalves.

FACULDADE JK

BRASÍLIA, MAIO DE 2016

FÁBIO ALEXANDRE LIMA DA SILVA – MATRÍCULA: 1320036

  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Trabalho de Conclusão de Curso, aprovado como requisito parcial para obtenção do grau Bacharel em Administração no curso de Bacharelado em Administração da Faculdade JK.

Habilitação: Administração

Data de Aprovação

______/______/______.

Banca Examinadora:

Prof. MSc. Jonas Rodrigo Gonçalves

Orientador de Metodologia

Profa. Esp. Lisandra Renata da Silva

Orientadora de Conteúdo

Prof. Esp. Maristela Valadares

Professora Convidada


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL[1]

Fábio Alexandre Lima da Silva[2]

        O objetivo do presente estudo é destacar as ações sustentáveis e como isso contribui para o desenvolvimento sustentável do país, evidenciando as suas ações em prol do meio ambiente. Conforme o tema proposto o trabalho realizado desenvolve conceitos sobre os componentes do desenvolvimento sustentável, evidencia os indicadores de sustentabilidade empresarial e demonstra uma breve analise apontando as oportunidades, desafios, pontos fortes e pontos, conforme a pratica das suas ações sustentáveis. De acordo com o referencial realizado o método empregado é caráter exploratório e qualitativo.

PALAVRAS CHAVES

 Sustentabilidade, Ações Sustentáveis e Desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Fábio Alexandre Lima da Silva

ABSTRACT

The aim of this study is to highlight the sustainable actions and how it contributes to the sustainable development of the country, showing their actions for the environment. As the theme proposed the work develops concepts about the components of sustainable development, shows the corporate sustainability indicators and shows a brief analysis pointing out the opportunities, challenges, strengths and weaknesses, as the practice of its sustainable actions. According to the reference made ​​the method employed is exploratory and qualitative.

KEYWORDS

Sustainability, Sustainable Actions, Development. 


INTRODUÇÃO

O tema desenvolvimento sustentável está cada vez mais presente, tanto nos meios acadêmicos quanto no meio empresarial. É notável que ele vem influenciando cada vez mais no desempenho econômico das empresas e do país.

A questão ambiental no Brasil passou a ser discutida com mais seriedade na década de 1960, após passar por um período de intenso crescimento urbano, que foi quando a atividade humana passou a causar um maior impacto negativo ao meio ambiente e o mundo percebeu que os recursos naturais são limitados.

O termo desenvolvimento sustentável foi uma reflexão da sociedade juntamente com as consequências de uma crise ambiental. Muitos autores têm buscado conceituar o tema, com o objetivo de tornar pessoas e organizações conscientes de que precisam reduzir seus impactos ambientais para que gerações futuras não sofram com a escassez de boa parte dos recursos. Atualmente tornou-se indispensável para uma organização incorporar a seu contexto políticas de sustentabilidade, pois essa é uma das formas de se garantir um melhor resultado financeiro e de se manter diante da competitividade.

E o último objetivo a ser alcançado, é o de identificar as oportunidades, pontos fortes, desafios e pontos fracos do desenvolvimento sustentável em relação à organização.

Justifica-se a escolha do tema abordado, pelo fato da necessidade da inclusão da sustentabilidade no contexto das organizações. A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável têm como princípio suprir as necessidades dos seres humanos sem prejudicar o meio ambiente para as gerações futuras.

De forma que assim pode ser compreendido que quando uma empresa decide opinar por incorporar ao seu contexto uma política de sustentabilidade, esse fato procura garantir a todos, um mundo em melhores condições de vida, através de ações sustentáveis a médio e em longo prazo.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O desenvolvimento sustentável têm sido a principal tentativa de equilibrar um desenvolvimento econômico no qual faz parte um verdadeiro desequilíbrio social. O crescimento foi tão intenso, riqueza e fartura de um lado que do outro surgiram várias consequências como: miséria, degradação ambiental e poluição, e é a partir deste cenário que se encaixa o desenvolvimento sustentável, como uma maneira de equilibrar e dar continuidade a atividades essenciais a qualidade de vida.

No início da década de 70, tornaram-se mais consistentes os questionamentos sobre o modelo de crescimento e desenvolvimento econômico que perdurava desde a Revolução Industrial, que teve início no século XVIII. Embora tivessem ocorrido verdadeiras mudanças na economia, os níveis de subdesenvolvimento e pobreza não abaixavam, e em muitos casos aumentavam; além disso, a desigualdade social entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos se tornava cada vez maior. Já do ponto de vista ambiental, constatava-se que o modelo de crescimento econômico até então adotado provocou agravamento da deterioração ambiental, com o aumento da contaminação e a possibilidade do esgotamento dos recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (248.6 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com