TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - DISCURSIVAS

Por:   •  13/11/2017  •  Monografia  •  5.964 Palavras (24 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 24

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - DISCURSIVAS

1-A Conferência Mundial da ONU Rio 92 resultou em avanços significativos dos compromissos dos países membros da ONU para agir em prol do meio ambiente. Depois da Rio 92, ainda foram organizadas outras grandes conferências mundiais da ONU sobre o meio ambiente. O que ocorreu depois, nessas conferências posteriores, tal como a Rio +10?

Podemos dizer que a Rio +10 confirmou a crença nos pilares do desenvolvimento, como a proteção ambiental, o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social, verificando um novo comportamento das questões ambientais quanto à desigualdade social e à injustiça social. Aconteceu em Johanesburgo, na África do Sul em 2002, o objetivo era avaliar a situação do meio ambiente global. Foi elaborado dois importantes documentos: Declaração sobre o Desenvolvimento Sustentável e Compromisso para o Desenvolvimento Sustentável. Verificou-se que os problemas ambientais eram globais e as responsabilidades também deveriam ser.

*Concluiu-se que os problemas ambientais estão relacionados ao desenvolvimento excessivo, ou seja, nos países desenvolvidos, o desen. não é sustentável chega a ser ecologicamente irracional.  

2-A economia e o meio ambiente.

De alguma forma a economia e o meio ambiente se entrelaçam tornando-se essenciais à sobrevivência da humanidade. As preocupações com o meio ambiente na atualidade exigem do cidadão maior conscientização e mudança de postura. Nesse novo cenário econômico, a postura dos clientes é caracterizada por uma rigidez e uma expectativa de interagir com empresas que tenham ética, boa imagem institucional no mercado e que sejam ecologicamente responsáveis preocupadas com a preservação do meio ambiente”.

Com base nessas informações, elabore um parecer a respeito da interligação entre a Economia e meio ambiente, abordando os seguintes aspectos:

A) os efeitos da Globalização com o tema proposto;

B) como a competição das empresas influencia no l: Economia e meio ambiente;

C) como um empresa deve prosperar neste cenário econômico;

A) Devido à globalização da economia e à abertura dos mercados internacionais, o meio ambiente se torna uma preocupação mundial assim como a busca pelo equilíbrio entre homem e natureza, conciliar o progresso com o respeito ao meio ambiente. “A instigação da economia é como devem ser administrados os recursos escassos de forma a obter o maior benefício social a partir desses recursos.

B) Do ponto de vista econômico, percebe-se que a melhor forma de aperfeiçoar uma economia de mercado é através da competição. Ela proporciona a chance de se achar o que há de melhor no mercado, sendo mão de obra especializada, matéria-prima, tecnologia etc. Percebe-se que a competição de desenvolvimento não ocorre somente entre empresas, mas também entre países e cidades. As empresas identificam as oportunidades de negócios com base nas preferências e aumento da conscientização dos consumidores, em adição às leis de preservação ambiental que se tornaram mais exigentes. Sendo assim, as empresas buscam melhorar através da implantação de sistemas de melhoria contínua como os de qualidade total ou gestão da qualidade (certificações ISO 9000 etc.) para multiplicar seus resultados e se preparar para a competitividade no mercado atual. A gestão ambiental mostra sua importância, pois somente a preocupação voltada para a qualidade dos produtos e serviços não está sendo suficiente para manter-se competitivo, é preciso também atenção ao que a empresa está desenvolvendo para com o meio ambiente

C) Para que uma organização com gestão sustentável seja capaz de prosperar, crescer, lucrar e, ao mesmo tempo, fechar ciclos produtivos de maneira hábil, deverá seguir fielmente os princípios da sustentabilidade econômica, segundo uma definição mais abrangente e ambiciosa, garantindo o mínimo impacto ambiental possível em praticamente todas as etapas de seu processo produtivo: desde a concepção do produto à sua fabricação, e até mesmo no modo como ele será descartado pelo consumidor.

3- A Lei nº 9.795 (Lei da Educação Ambiental), em seu art. 2º, assim determina:

A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

Explique com suas palavras esse trecho da Lei Ambiental, principalmente em relação aos caráteres formal e não formal da educação ambiental.

A educação ambiental é muito importante para o Brasil e portanto deve estar presente de forma continuada no nosso sistema educativo, seja em caráter formal nas escolas ou não formal através de campanhas educativas e de conscientização.

Em caráter Formal: é desenvolvida no âmbito das instituições de ensino públicas e privadas. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

Em caráter Não-Formal: são as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

Cabe ao Poder Público, em níveis federal, estadual e municipal, incentivar - a difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, de programas e campanhas educativas, e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente.

Importância: Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

 

4-A lei nº 9.795 (Lei da Educação Ambiental), em seu art. 2º, assim determina:

A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (292.1 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com