TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DISCORRER SOBRE ENDOMARKETING

Por:   •  29/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO TEMA

Discorrer sobre endomarketing.

Quando se começou a falar sobre do marketing, era muito mais uma preocupação da empresa de comunicar primeiro para o público interno aquilo que saíra na mídia.

As coisas evoluíram ao longo dos anos e hoje é definida como um processo capaz de alinhar o pensamento das pessoas e, principalmente, as atitudes. É um conjunto de ações de marketing institucional voltado para ações internas da empresa, ou seja, vender/trabalhar a imagem da empresa para dentro. O objetivo dessa estratégia é melhorar o clima organizacional e engajar os colaboradores, transformando todos os profissionais em verdadeiros embaixadores da marca.

Quem é o responsável pelo endomarketing na empresa é o marketing e o RH, esse trabalho não pode ser desenvolvido de maneira isolada. Enquanto o marketing fica preocupado em atrair clientes, o RH vai atrair e reter colaboradores, deixando-os cada vez mais engajados e multiplicadores da marca.

Então os benefícios do endomarketing são: motivação, engajamento, transformação, retenção de talentos, redução de rotatividade, melhoria do clima organizacional, profissionais com qualidade de vida e bem-estar, entre outros.

QUESTÕES DISCURSIVAS

  1. Qual a influência do marketing na cultura organizacional?

Cada organização possuí valores e crenças únicas que constroem a sua cultura. Por isso é importante prestar atenção nos comportamentos dos colaboradores, e como influenciam essa cultura na sua organização.

O endomarketing visa promover a interação entre colaborador e empresa, isso auxilia para que todos mantenham o padrão cultural estabelecido pela empresa.

  1. O que é ciclo de vida do produto?

Os produtos já nascem com data prevista para serem retiradas do mercado (obsolescência planejada). O ciclo de vida é a história completa do produto através de suas quatro fases de vendas, que são: desenvolvimento, o produto ainda está em projeto; introdução, o lançamento, tem baixo volume de produção e de venda; crescimento, o produto é aceito pelo mercado e surgem os concorrentes; maturidade, período de estabilidade, onde a competição se torna mais acirrada; declínio, perde participação no mercado, as vendas começam a cair, podendo ocorrer devido ao surgimento de novos produtos mais eficazes ou pela falta de necessidade do mesmo.

  1. Qual a diferença entre o processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos?

A principal diferença é que na fase de desenvolvimento, o produto ainda está em projeto/estudo, não foi para o mercado, não tem vendas, ainda está no campo das ideias. O lançamento de um produto se da na fase “introdução”, que depende da conclusão do desenvolvimento.

  1. O que é precificação para produtos e serviços?

É a definição dos preços de produtos ou serviços oferecidos. Se você escolher um preço sem embasamento, pode não conseguir ganhar a quantidade de dinheiro que deveria gerar. O preço precisa ser justo para os clientes e, ao mesmo tempo, dar lucro. É necessário olhar os custos para o desenvolvimento do produto/serviço, mas também os impostos, gastos fixos, mão de obra, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com