TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Definir Liderança

Por:   •  11/10/2023  •  Artigo  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 9

Definir liderança como um processo significa que não é um traço ou característica que reside no líder, mas sim um evento transacional que ocorre entre o líder e os seguidores. O processo implica que um líder afeta e é afetado pelos seguidores. Enfatiza que a liderança não é um evento linear e unidirecional, mas sim um evento interativo. Quando a liderança é definida desta forma, ela fica disponível para todos. Não se restringe ao líder formalmente designado em um grupo.[pic 1]

Liderança envolve influência. Está preocupado em como o líder afeta os seguidores. A influência é a condição sine qua non da liderança. Sem influência, a liderança não existe.

A liderança ocorre em grupos. Os grupos são o contexto em que a liderança ocorre. Liderança envolve influenciar um grupo de indivíduos que têm um propósito comum. Pode ser um pequeno grupo de tarefas, um grupo comunitário ou um grande grupo abrangendo uma organização inteira. Liderança é sobre um indivíduo influenciando um grupo de outros para atingir objetivos comuns. Outros (um grupo) são necessários para que a liderança ocorra. Os programas de treinamento de liderança que ensinam as pessoas a liderarem a si mesmas não são considerados parte da liderança dentro da definição estabelecida nesta discussão.

Liderança inclui atenção aos objetivos comuns. Os líderes direcionam suas energias para indivíduos que estão tentando alcançar algo juntos. Por comum queremos dizer que os líderes e seguidores têm um propósito mútuo. A atenção aos objetivos comuns dá à liderança um tom ético porque enfatiza a necessidade dos líderes trabalharem com os seguidores para atingir os objetivos selecionados. Enfatizar a mutualidade diminui a possibilidade de os líderes agirem em relação aos seguidores de maneiras forçadas ou antiéticas. Também aumenta a possibilidade de que os líderes e os seguidores trabalharão juntos em prol de um bem comum (Rost, 1991).

Ao longo deste texto, as pessoas que se dedicam à liderança serão chamadas líderes, e aqueles a quem a liderança é dirigida serão chamados de seguidores.

Líderes e seguidores estão envolvidos juntos no processo de liderança.

Os líderes precisam de seguidores, e os seguidores precisam de líderes (Burns, 1978; Heller & Van Til, 1983; Holanda, 1992; Jago, 1982). Embora líderes e seguidores

estão intimamente ligados, é o líder quem muitas vezes inicia o relacionamento, cria os vínculos de comunicação e carrega o ônus de manter a relação.

Em nossa discussão sobre líderes e seguidores, a atenção será direcionada para questões de seguidores, bem como questões de líderes. Os líderes têm uma responsabilidade ética para atender às necessidades e preocupações dos seguidores. Como Burns (1978) apontou fora, as discussões sobre liderança às vezes são vistas como elitistas por causa da poder e importância implícitos frequentemente atribuídos aos líderes no relacionamento líder-seguidor. Os líderes não estão acima nem são melhores que os seguidores. Líderes e seguidores devem ser compreendidos uns em relação aos outros (Hollander,1992) e coletivamente (Burns, 1978). Eles estão no relacionamento de liderança juntos – e são dois lados da mesma moeda (Rost, 1991).

Liderança descrita ___________________________

Além das questões de definição, é importante discutir vários outros questões relativas à natureza da liderança. Na seção seguinte, abordaremos questões como como a liderança como uma característica difere da liderança como processo; como a liderança nomeada difere da liderança emergente liderança; e como os conceitos de poder, coerção e gestão diferem da liderança.

Liderança de característica versus liderança de processo

Todos nós já ouvimos declarações como “Ele nasceu para ser líder” ou “Ela é uma líder natural." Essas afirmações são comumente expressadas por pessoas que adotar uma perspectiva de traço em relação à liderança. A perspectiva do traço sugere que certos indivíduos têm características ou qualidades inatas ou inatas especiais que os tornam líderes, e que são essas qualidades que os diferenciam de não-líderes. Algumas das qualidades pessoais usadas para identificar líderes incluem fatores físicos únicos (por exemplo, altura), características de personalidade (por exemplo, extroversão) e outras características (por exemplo, inteligência e fluência; Bryman, 1992). No Capítulo 2, discutiremos um grande conjunto de pesquisas que examinaram essas qualidades pessoais.

Descrever a liderança como uma característica é bem diferente de descrevê-la como uma característica.

processo (Figura 1.1). O ponto de vista do traço conceitua liderança como uma propriedade ou conjunto de propriedades possuídas em graus variados por diferentes pessoas.

(Jago, 1982). Isto sugere que ela reside em pessoas selecionadas e restringe a liderança àqueles que se acredita terem talentos especiais, geralmente inatos.

O ponto de vista do processo sugere que a liderança é um fenômeno que reside no contexto das interações entre líderes e seguidores e faz com que liderança disponível para todos. Como processo, a liderança pode ser observada em comportamentos do líder (Jago, 1982) e podem ser aprendidos. A definição do processo de liderança é consistente com a definição de liderança que estabelecemos adiante neste capítulo.

Liderança atribuída versus liderança emergente

Algumas pessoas são líderes devido à sua posição formal numa organização, enquanto outros são líderes devido à forma como os outros membros do grupo respondem

para eles. Essas duas formas comuns de liderança são chamadas de liderança designada e liderança emergente. A liderança que se baseia na ocupação de um cargo em uma organização é atribuída à liderança. Líderes de equipe, gerentes de fábrica, chefes de departamento, diretores e administradores são exemplos de liderança.

No entanto, a pessoa designada para uma posição de liderança nem sempre se torna o verdadeiro líder em um determinado ambiente. Quando outros percebem um indivíduo como o membro mais influente de um grupo ou organização, independentemente do título do indivíduo, a pessoa está exibindo liderança emergente. O indivíduo adquire liderança emergente através de outras pessoas na organização que apoiar e aceitar o comportamento desse indivíduo. Este tipo de liderança não é atribuído por cargo; em vez disso, emerge durante um período através da comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (479.7 Kb)   docx (418.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com