TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Novos Produtos da empresa Eletromecânica Paraíso

Por:   •  3/8/2021  •  Resenha  •  7.974 Palavras (32 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 32
  1. A promoção de Marcelo (1)

IDENTIFICAÇÃO DO CASO:

Marcelo Gonçalves é gerente do Departamento de Novos Produtos da empresa Eletromecânica Paraíso, porém este novo desafio lhe trouxe também novas preocupações.

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA:

Marcelo em toda sua carreira sempre trabalhou com informações previamente definidas, e agora com seu novo cargo vê a necessidade de lidar com pessoas e gerenciar exatamente 30 colaboradores e isso fez com que ele compreendesse que a maneira lógica de trabalhar deveria ser substituída rapidamente por uma maneira mais abrangente e flexível para que seja possível liderar seus colaboradores.

SOLUÇÃO PROPOSTA:

Compreender a importância de gerir pessoas é um dos pontos fundamentais de um profissional que queira se destacar dentro do âmbito organizacional, o verdadeiro líder demonstra na prática aos colaboradores que deve ser feito de modo a inspirá-los.  

E por meio da empatia, um profissional poderá estar em diálogo com seus colaboradores e equipes para esclarecer pontos que podem estar mal elucidados. Além disso, cabe a ele transmitir os valores, e importância que possuem para a organização de modo geral.

Essas interações podem favorecer para uma motivação de todos esses colaboradores e funcionários que estão integrados em sua equipe, seus valores e desempenho. Mas esse tipo de situação não é nem um pouco incomum no mundo dos negócios. E por isso, essa dificuldade que Marcelo enfrenta, é realmente um fator comum, uma vivência em que a pessoa está à prova de algo novo.

Outro ponto de suma importância para gerir pessoas é manter um ambiente de trabalho agradável, é necessário certificar-se de que todos os colaboradores estão satisfeitos com o desempenho da organização.

Portanto, uma boa atuação advinda de Marcelo é necessária para solucionar os problemas existentes dentro da Eletromecânica Paraíso e como visto, isto será possível através da aplicação eficiente de métodos e técnicas que regem o âmbito do cargo de gerente.

  1. Habilidades do Administrador

IDENTIFICAÇÃO DO CASO:

Após dois anos de trabalho pela empresa Intertech, Marcia acaba de ser promovida ao cargo de gerente do Departamento Financeiro.

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA:

A principal preocupação de Marcia é se realmente está preparada para assumir e também exercer totalmente o seu cargo, sobre quais habilidades que deverá possuir para a sua nova função, além disso, está preocupada como irá se tornar uma administradora competente com habilidades suficientes para exercer o cargo e suas funções.

SOLUÇÃO PROPOSTA:

Em seu novo cenário de trabalho, Marcia terá que gerenciar o departamento financeiro da empresa onde trabalha. E como a mesma tem que demonstrar quais são suas principais competências para realizar determinadas tarefas da administração, as quais consistem em uma pessoa que seja totalmente capacitada para administrar suas demais causas e motivações.

E suas habilidades e demais competências devem ser bastante valorizados por sua empresa que estão em seu mesmo seguimento e ramo de atuação pelo mercado A administração não é uma atividade em que se torne mecânica, cada um dos seus maiores sucessos são por meio de profissionais que exercem seu trabalho com praticamente 100% de atividade voltada para uma eficiência fundamental. E por isso, Marcia terá que aplicar-se e tentar garantir que seus conhecimentos e situações possam ser realizados pelo dia a dia, ou seja, atividades rotineiras para serem colocadas em prática.

Os líderes são peças importantes para qualquer tipo de ambiente, e nas organizações em especial, pois com suas atuações em conjunto com aqueles maiores colaboradores proporcionam um ambiente agradável e que no fim possa reverter um bom talento e diversos outros aspectos para o funcionamento de toda a empresa. Assim, podem melhorar em relação à capacidade de suas maiores atividades, seu discernimento de trabalho, sua forma de comunicação em massa e em pequena escala, ou seja, são profissionais que podem gerar momentos muito importantes e pontuais para que se possa alcançar seus objetivos e demais metas para toda a organização.

Com suas habilidades e atitudes conceituais, nas quais possam corresponder com ideias globalizadas e conceitos que possam fazer totais diferenças no decorrer de suas atividades profissionais, os seus valores, princípios podem também permitir que cheguem a uma definição pontual de sua maneira de atuar.

  1. As dificuldades de Roberto

IDENTIFICAÇÃO DO CASO:

Roberto é um profissional muito responsável, estudioso e muito aplicado em tudo que faz, porém ele ainda não sabe como poderá lidar com pessoas.

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA:

Roberto é um profissional muito admirado por seus maiores conhecimentos, por mais que ele seja capaz de exercer muito bem sua função como profissional responsável, o mesmo ainda não demonstra a mesma inteligência para lidar com pessoas e sendo assim, essa seria sua maior dificuldade para expressar e treinar equipes que podem auxiliar o seu desempenho no cargo de grandes responsabilidades.

SOLUÇÃO PROPOSTA:

Para muitos cargos o que é importante são suas exigências e suas qualificações, habilidades especificas, além disso, um amplo conhecimento para suas áreas presentes pelo mesmo ramo de atuação (administração). E Roberto terá que exibir uma nova postura para que essa sua dificuldade esteja fora dos seus planos de atuação para esse momento, pois esses elementos pessoas é algo muito importante para a sua gestão e forma de melhorar suas formas de exercer todo o seu trabalho e função.

De acordo com sua atual posição, Roberto teria que procurar melhores formas de aumentar seu conhecimento mais a fundo em suas teorias como uma próxima resposta para os seus problemas e dificuldades diversas que possam surgir em outros momentos, o que é normal também no ambiente organizacional. E para ele uma boa opção então, seria a teoria de Relações humanas que estudam uma maneira eficiente em que seja empregada a sua forma de atuar com seu pessoal.

Além desse, outra que poderia servir nesse caso seria a teoria nas pessoas, que é necessário ter um bom conhecimento técnico possível que possa facilitar para ele o seu modo de trabalho e de desempenho com esse atual pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com