TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Anhanguera

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SENHOR DO BONFIM/ BA

Curso Superior em Recursos Humanos - 2° semestre

DESAFIO PROFISSIONAL

RITA DE CÁSSIA GOMES BASTOS

RA: 3392609904

TUTOR:

ELVIO VIANA JUNIOR

SENHOR DO BONFIM/BA

MAIO/2017

DESAFIO PROFISSIONAL

                      RITA DE CÁSSIA GOMES BASTOS

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança no Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, no Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera - UNIDERP, sob a orientação do Tutor Elvio Viana Junior.

SENHOR DO BONFIM/BA

MAIO/2017

                           

                             

                                INTRODUÇÃO

        Todos os dias os gestores de Recursos Humanos (RH) enfrentam inúmeros desafios. Lidar com pessoas compreende muitas variáveis e dificuldades. De questões legais à promoção de saúde e bem-estar há muito para fazer. É preciso realizar funções como planejamento, recrutamento, assessorar as gerências e diretorias, fazer recomendação de atitudes aos colaboradores e ainda fazer o controle da produtividade.

        A Gestão de Pessoas impacta diretamente no desempenho de todos os setores da empresa. Por isso há a grande responsabilidade em manter um bom ambiente de trabalho, um clima agradável entre os colaboradores e consequentemente cuidar para manter a satisfação e a motivação das pessoas.

        Diante disso, se torna evidente que o Sr. Almeida está passando por inúmeras dificuldades dentro da sua referida empresa. Trazendo isso para a realidade desta empresa, o primeiro passo quando pensamos em implantar uma área de Recursos Humanos é conhecer a empresa e o departamento atual. É fazer um diagnóstico, “uma anamnese”, internamente e externamente para determinar a situação atual, onde deveremos dar mais atenção e o que (se existir) podemos usar como âncora para avançar. Esse passo é essencial!

        É notória a falta de planejamento estratégico que deveria se manter dentro da instituição, a falta de uma estrutura do setor de Recursos Humanos, a ausência de comprometimento organizacional dos colaboradores e a falta de comunicação entre eles, bem como problemas quanto à segurança do trabalho, baixa qualidade dos serviços prestados e pouco comprometimento e motivação dos funcionários.

        Saber selecionar bem os funcionários para preencher as equipes é o que a empresa espera do setor de Recursos Humanos. E neste momento é preciso muita atenção para se fazer boas escolhas. O grande desafio é buscar talentos e profissionais que tenham mais que o perfil da vaga, que tenham afinidade com a empresa. Uma dificuldade no recrutamento é a falta de tempo: com muitas atribulações, os profissionais de RH enfrentam a correria para conseguir fazer um processo seletivo. Além deste desafio inicial, ainda é preciso posteriormente, treinar, integrar e motivar este novo membro da corporação.

                                      PROCEDIMENTOS

        Quanto aos fins, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso.  Foi coletado os dados da empresa VBS Logística Ltda e feito um levantamento dos possíveis diagnósticos e posteriormente um planejamento estratégico para a melhoria no processo de gestão da empresa e no aumento da sua produtividade.

        Diante deste diagnóstico, o planejamento estratégico surge como uma valiosa ferramenta de ajuda para a alta direção de uma organização, pois permite nortear as ações gerencias da empresa dentro de um plano previamente determinado, de estratégias e metas diminuindo consideravelmente a possibilidade de tomadas de decisões equivocadas, num mercado extremamente competitivo.

        É muito comum que as empresas não deem tanta importância para o planejamento estratégico. Entretanto, com o passar do tempo, o mercado tende a se tornar mais competitivo, onde surgem novos concorrentes, produtos, serviços, tecnologias, e todos eles tem o potencial de impactar profundamente o contexto de uma empresa.

        O comprometimento organizacional é uma relação que há entre o colaborador e a empresa onde trabalha. É quando o funcionário tem o desejo de fazer parte da organização e de participar do crescimento e dos objetivos da empresa. Para que haja um ambiente onde as pessoas se sintam motivadas, é imprescindível que haja comprometimento tanto por parte dos funcionários quanto da empresa. É fundamental que o colaborador esteja comprometido fortemente com a empresa para que clientes e fornecedores, ao sentirem isso, possam transmitir boas opiniões sobre a organização, seus produtos e/ou serviços e sobre o bom atendimento prestado pelos seus empregados. Além disso, a falta de uma estrutura contribui, também, para um clima de desmotivação dos empregados, clima gerado pela falta de perspectiva de crescimento e carreira.

        A maioria das áreas de Recursos Humanos pouco dá valor à importância da comunicação interna. E isso traz resultados totalmente desastrosos e impactantes para os funcionários e para a própria imagem do departamento

Diante disso, há algumas formas de comunicação com o funcionário que podem ser as mais eficientes e que trazem bons resultados:

1ª Manter um canal direto, diário e eficaz de comunicação com o seu cliente interno, seu colaborador. O ideal é implementar uma Central de Atendimento ao Cliente Interno, com uma pessoa focada apenas no atendimento, na resolução dos problemas, na resposta às dúvidas e questões do dia-a-dia do funcionário. A Central, de preferência, deve ser uma área à parte da Folha de Pagamento, ou da área de Administração de Pessoal, assim poderá dedicar melhor e mais tempo ao funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com