TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8

Curso: Superior de Gestão em Recursos Humanos

Nome do Aluno (s): RA (s):

Leidiana Vieira da costa 9509359136

DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS NORTEADORAS:

• TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

• GESTÃO DO DESEMPENHO

Tutor de Ensino Presencial:

Prof. Adriano Silva

Cidade e data da entrega:

Macaé-RJ

23 de setembro/ 2015

Conteúdo

1. INTRODUÇÃO 3

2. REFERENCIAL TEÓRICO 3

3. APRESENTAÇÃO DE PROBEMAS DA UNIDADE 4

3.1. CENTRO CIRÚGICO 5

3.1.1. A GESTÃO HOSPITALAR 5

3.2. DIFICULDADE DE CONVIVÊNCIA 5

3.2.1. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 6

3.2.2. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO 6

4. NORMATIVA DA PES 7

5. PASSO III 7

6. PASSO IV 8

7. CONCLUSÃO 8

8. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. INTRODUÇÃO

2. REFERENCIAL TEÓRICO

O novo gestor do hospital municipal de Cristal das Águas, o qual assumiu recentemente a direção da instituição, decidiu conhecer mais profundamente o local e a equipe de funcionários que irá liderar e, para isso, reuniu-se com os profissionais. Nessa reunião, solicitou várias planilhas com informações referentes aos gastos, materiais, fornecedores, dados epidemiológicos, quadro de profissionais, escala de plantões, demanda, fluxo de atendimento dos pacientes etc.

Os dados apresentados pareciam confusos e desenhavam uma situação nada agradável. O Centro Cirúrgico era o setor mais prejudicado, o índice de contaminação nas cirurgias apresentado pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares – CCIH era elevado e várias cirurgias (inclusive eletivas) haviam sido suspensas poucos momentos antes de sua realização por falta de materiais. Das cinco salas de operação, uma havia sido interditada pela vigilância sanitária e tinha o prazo de três meses para realizar a reforma necessária.

A equipe composta por cinco cirurgiões, sete enfermeiros e doze técnicos em enfermagem, estava desfalcada: um cirurgião estava afastado, dois enfermeiros estavam de férias e três técnicos em enfermagem estavam de licença médica por 90 dias.

Havia ainda uma grande dificuldade de convivência entre os profissionais da equipe, e alguns já respondiam processos administrativos internos por assédio e danos morais. A tensão da equipe era repassada aos pacientes durante os atendimentos. A falta de protocolos clínicos dificultava ainda mais a comunicação e o desenvolvimento dos procedimentos.

O hospital também atravessa problemas econômicos, estando com uma dívida de aproximadamente R$ 500.000,00 decorrentes do não repasse de verba dos planos de saúde conveniados. A instituição possui 60% de seus leitos conveniados ao Sistema Único de Saúde – SUS; os demais são ocupados por vários convênios privados de saúde.

Após esse primeiro levantamento, o gestor resolveu priorizar o Centro Cirúrgico e, assim, reuniu a equipe e iniciou a construção do PES (Planejamento Estratégico Situacional).

O gestor apresentou as situações encontradas à equipe e também a estratégia de construção do PES.

Seu desafio profissional é contribuir com a construção de um plano de enfrentamento para as situações apresentadas acima, baseando-se no Planejamento Estratégico Situacional – PES.

Os passos deste Desafio Profissional estão em conformidade com os momentos do PES. O objetivo de cada momento está explicado de forma mais detalhada na orientação pedagógica abaixo.

É importante salientar que plano e planejamento não são sinônimos. O plano é o resultado de todo o processo de discussão e construção, podendo ser alterado com frequência e, portanto, está contido no planejamento.

Para construir o seu Desafio Profissional, será necessário seguir os seguintes

3. APRESENTAÇÃO DE PROBEMAS DA UNIDADE

Após realizar a leitura do artigo indicado na orientação pedagógica, visualize uma sala onde estão reunidos o gestor do hospital e a equipe de profissionais do Centro Cirúrgico. O gestor, então, apresenta as situações descritas acima aos demais profissionais e inicia a construção do PES.

O passo 1 se refere ao Momento Explicativo. Nesse momento, devem ser priorizados os problemas. De todos os que foram apresentados acima, escolha dois e justifique sua escolha. Lembre-se de que os critérios de escolha devem basear-se na viabilidade, urgência e no impacto que haverá caso seja solucionado. Às vezes, a solução de um determinado problema pode surtir efeito em outros.

Lembre-se também de considerar as diferentes visões dos profissionais presentes. Imagine como um mesmo problema pode ser visto e sentido de diferentes formas.

Após escolher os problemas, tente buscar e descrever as causas mais profundas de tais problemas. Atuar nos sintomas do problema (situação apresentada) será apenas um paliativo. O plano só terá resultado se a causa original for solucionada. Importante destacar que um problema pode ter mais de uma causa.

3.1. CENTRO CIRÚGICO

O Centro Cirúrgico era o setor mais prejudicado, o índice de contaminação nas cirurgias apresentado pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares – CCIH era elevado e várias cirurgias (inclusive eletivas) haviam sido suspensas poucos momentos antes de sua realização por falta de materiais. Das cinco salas de operação, uma havia sido interditada pela vigilância sanitária e tinha o prazo de três meses para realizar a reforma necessária.

3.1.1. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com