TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  17/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.855 Palavras (12 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 12

                                                             [pic 1]

CURSO: ADMINISTRAÇÃO 6ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA; ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES; ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS; PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

ANDRÉIA PEREIRA COSTA – RA 8520918257

ANTONIA EDILENE ANDRADE DE SOUSA – RA 8520927849

ELILDA SOUSA VIANA – RA 8520926508

ELISANGELA LIAIS BANDEIRA – RA 8520924663

ROSANA DA CONCEIÇÃO LIMA – RA 8520916762

BARBARA LIMA COELHO  RA - 8520924621

KEDMA JAMIRES ARRAIS GOMES- 8520901663

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutora Presencial: Profª Zaiama Karla

                                                          Grajaú – MA

2016

ANDRÉIA PEREIRA COSTA - RA 8520918257

ANTONIA EDILENE ANDRADE DE SOUSA - RA 8520927849

ELILDA SOUSA VIANA - RA 8520926508

ELISANGELA LIAIS BANDEIRA - RA 8520924663

ROSANA DA CONCEIÇÃO LIMA - RA 8520916762

BARBARA LIMA COELHO - RA 8520924621

KEDMA JAMIRES ARRAIS GOMES- 8520901663

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho de Desafio Profissional apresentado a Universidade Anhanguera _UNIDERP INTERATIVA como requisito obrigatório para obtenção de nota no curso de Administração.

                                                         Grajaú – MA

2016


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho de Desafio Profissional será desenvolvido a partir de um estudo sobre a importância das tecnologias da informática no planejamento de expansão de um negócio agrícola como plantação de laranjas e, a intenção de criar uma fábrica de beneficiamento destas frutas para produzir polpas com tecnologias tanto de plantio, como de processamento e também no modelo de gestão empresarial com programação em software.

Tendo este trabalho o objetivo de aprendizagem teórica sobre planejamento de finanças e de mercado para se identificar a possibilidade de alcançar produtores de frutas vizinhos da Fazenda Acadêmica Pecuária criando-se uma associação de produtores de frutas para beneficiamento na fábrica de polpas. E objetivando aprender mais sobre o papel das tecnologias de gestão empresarial e equipamentos tecnológicos para a linha de produção, como tudo isso pode promover maior produtividade a menor custo para aumentar a lucratividade da empresa.              

2 DESENVOLVIMENTO

Passo  01

Tendo em vista que a produção de laranjas na Acadêmica Agropecuária é de 22.5 toneladas ao ano considerando que nos messes de janeiro a março e de 2.1 toneladas nos meses de abril a dezembro somando um total de 22.5 toneladas ao ano. Mas, que os pés de laranja já estão em sua segunda metade de vida, o investimento em equipamentos de beneficiamento podem ser viáveis mediante um planejamento de renovação do plantio e aumento da área de produtividade.  

Em ambos os casos de propostas de Fornecedor de equipamentos como “A” e “B” os equipamentos têm a capacidade de beneficiamento muito superior à produção atual de laranjas da Fazenda Academia Agropecuária. O que na prática representa, mesmo no caso de licitação e aceitação da proposta do produtor “A” (mais viável) cujos equipamentos podem processar um total de 650 kg de frutos por hora, um investimento superior à capacidade da fazenda, ou seja, prejuízo na aquisição dos equipamentos.

Com efeito, percebendo ainda que o mercado consumidor poderá receber a

polpa de laranja beneficiada em quantidades muito maiores, uma alternativa para que não haja investimento em equipamentos acima da capacidade de produção de laranjas é o aumento do plantio em até 80% da área já em produção de laranjas.

 

Passo 02

Quando um produtor de laranjas quer adquirir equipamentos de beneficiamento de suas frutas e sua produção está abaixo da capacidade produtiva dos equipamentos, este produtor sempre tem a oportunidade de criar uma associação de produtores de frutas firmando contrato de compra das frutas dos outros produtores para completar a matéria-prima da fábrica de poupas que decide abrir, justificando-se, dessa forma, seu investimento nos equipamentos.

Como é o caso do fornecedor de equipamentos de produção de poupa “A” (com capacidade de produção de poupa 650 kg de frutas por hora) ou “B” (com a capacidade produtiva de poupa na ordem de 1.500 quilos de frutas beneficiadas por hora) que deverá ser uma escolha compatível com os contratos de compra dos produtores de fruta vizinhos somando isso à própria produção de laranjas.

Entretanto tudo isso é uma plano de aumento da produção de poupas de fruta que precisa, inevitavelmente falando, de um estudo logístico prévio, uma pesquisa de mercado para se ter a certeza de que em caso de alta produtividade o mercado consumidor irá receber bem esse aumento de produtividade, pois, somente havendo demanda ociosa é que os investimentos em fábrica de processamento das frutas com aumento de produção e parcerias produtivas poderá ser justificado.    

Passo 03

No que tange ao fator gestão de pessoal, uma vez sendo feito todo o estudo logístico do mercado consumidor, avaliação das realidades da fazenda onde será implantado o projeto de produção de poupa de frutas, e firmado convênio com outros fazendeiros produtores de frutas da região, o empreendimento deverá ser planejado internamente.

O empreendedorismo na Fazenda Acadêmica Agropecuária deve ser administrado por um gestor formado em administração, com conhecimentos em contabilidade, e, depois de estruturar a fazenda para atender as necessidades dos trabalhadores (como transporte, alimentação, equipamentos de trabalho e de segurança, e aparte burocrática para a contratação como carteira de trabalho assinada) que serão contratados para atuar na produção, colheita e beneficiamento das frutas, toda a contabilidade de custos com o processo deverá ser feita de modo a ser assegurado o retorno financeiro do investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com