TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 15

UNIDADE PINDAMONHANGABA - SP

ADMINISTRAÇÃO – EAD

1ª SÉRIE – 1º ANO

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: CIÊNCIAS SOCIAIS, ECONOMIA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, TEORIA DA CONTABILIDADE E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.

JULIANA GASPAR NELO RA: 8501508480

MAHARANI AZEVEDO SILVA RA: 5046586703

MICHELLE G. GARCIA ANDRADE RA: 6097484240

SABRINA M. LIVRAMENTO GOMES RA: 5042576404

TAMIRES CRISTINA O. DA SILVA RA: 1299396963

TUTOR PRESENCIAL: PROF. JULIANA BENITES.

TUTOR A DISTÂNCIA: PROF. ANDERSON WILLIAN DOUGLAS DE OLIVEIRA

PINDAMONHANGABA – SP

11/2016

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

INTRODUÇÃO 4

1. DESENVOLVIMENTO DO PASSO 1 5

2. DESENVOLVIMENTO DO PASSO 2. 9

3. DESENVOLVIMENTO DO PASSO 3. 10

4. DESENVOLVIMENTO DO PASSO 4. 12

5. DESENVOLVIMENTO DO PASSO 5. 12

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 14

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 15

FIGURAS

FIGURA 1 – CATEGORIA SWOT 7

INTRODUÇÃO.

Este trabalho tem por objetivo desenvolver as competências e habilidades em analisar e identificar as teorias necessárias para o gerenciamento empresarial e seu posicionamento para tomada de decisões.

Também reconhecer e entender a importância dos modelos de produção aplicados ás empresas, realizar pesquisas que proporcionem o raciocínio crítico analítica de avaliação e desenvolver capacidade para consultoria em gestão e administração.

E ainda a definir viabilidades de atuação no mercado utilizando procedimentos e princípios contábeis, financeiras e legais, analisando o gerenciamento de risco e o endividamento da empresa, bem como alguns indicadores econômicos provenientes.

1. DESENVOLVIMENTO DO PASSO 1.

No século XX surgiu Frederick W. Taylor, apresentando os princípios da administração cientifica e o estudo administração como ciência. Taylor acreditava que só seria possível a satisfação econômica da organização quando seus operários se tornassem eficientes. Mas eficientes não significava trabalhar sozinhos, e sim dividir suas atividades em tarefas.

Segundo Taylor a organização é comparada com uma máquina, que segue um projeto pré-definido, a qualificação dos funcionários passa a ser supérflua em consequência da divisão de tarefas que são executadas de maneira repetitiva e monótona.

Então após conhecermos um pouco sobre a Indústria de Pneus da cidade de São José dos Pinhais, no estado do Paraná, e vendo que para ela não é interessante que os funcionários conheçam todo o processo de produção, seu objetivo é o menor custo de produção possível e não vendo problemas nesse sistema, desconsiderando por tanto as reclamações dos trabalhadores. Nota-se que o modelo de produção usado por essa empresa se enquadra nesse modelo de produção citado por Frederick W. Taylor.

Depois que Taylor apresentou sua teoria, as empresas aumentaram consideravelmente sua produção, os empregados ganhavam mais e os produtos ficavam mais baratos para os consumidores.

Esse modelo de produção traz benefícios para os funcionários, como: especialização de cada funcionários dentro de uma função especifica, salários mais elevados, que chegam a atingir, em alguns casos o dobro de antes, política de incentivos por metas de produção cumprida, o conforto no ambiente de trabalho ganha força, por que influencia diretamente na produtividade, oferecer as instruções sistemáticas adequadas aos trabalhadores treinando-os para produzir mais e com melhor qualidade, eficiência na produção sem implicar esforço extra dos trabalhadores, jornada de trabalho reduzida com pausa para descanso e concessão de dias de descanso remunerado aos empregados.

Traz também benefícios a empresa, como: produtos com qualidade superior aos anteriores, eliminação de desperdício e consequentemente das perdas sofrida pela empresa, aumento dos níveis de produtividade, redução de custos dentro do processo produtivo, com a eliminação de gastos desnecessários, desenho dos cargos e de tarefas, contratação de pessoas corretas segundo suas aptidões e capacidades para a função, aproveitamento e eficiência dos recursos e tempo e os funcionários são supervisionados por alguém especializado.

Analisando essa teoria de Taylor podemos notar também algumas críticas, como: a visualização do homem individualmente ignorando que o trabalhador é um ser humano e social, ausência de comprovação cientifica que comprove essa teoria, administração cientifica apenas se limita aos aspectos formais da organização, ignorando aspectos informais e vida social do indivíduo.

A teoria de Taylor se limitou aos problemas de produção da empresa os aspectos financeiros, comerciais e logísticos, por exemplo, ficaram de fora os estudos, deu-se pouca atenção ao elemento humano e concebeu-se a organização como um arranjo rígido de peças e engrenagens, incluindo-se o homem como parte delas.

Apesar das críticas citadas, a teoria de Taylor ainda é aplicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com