TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.216 Palavras (21 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NOME

JOSIANE BORGES YANAGUIZAWA

RA

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Gestão de Pessoas; Técnicas de

Administração de Pessoal; Técnicas de Recrutamento e

Seleção; Saúde e Segurança No Trabalho; Relações

Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Tutora EAD: Jaquelini Tonon Stefanello

Santa Cruz do Rio Pardo – SP

2017

JOSIANE BORGES YANAGUIZAWA

Disciplinas Norteadoras:

Gestão de Pessoas; Técnicas de

Administração de Pessoal; Técnicas de Recrutamento e

Seleção; Saúde e Segurança No Trabalho; Relações

Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Tutora EAD: Jaquelini Tonon Stefanello

Trabalho desenvolvido para o curso de Tecnologia de Recursos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional 2017/1, sob orientação da tutora EAD Jaquelini Tonon Stefanello

Santa Cruz do Rio Pardo – SP

2017


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2.DIAGNÓSTICO VBS Logística LTDA        5

2.1 Gestão de Pessoas        5

2.2 Reestruturação do Departamento de Recursos Humanos        7

2.3 Reestruturação do Departamento Jurídico        10

2.4 Saúde e Segurança no Trabalho        11

2.5 Rotinas Trabalhistas e Sindicais        12

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

ANEXOS        15

Anexo I – Trechos da Convenção Trabalhista 2017/2018        15

REFERÊNCIAS        17



1. INTRODUÇÃO

        O mercado vive uma época de constante evolução, informatização elevada, a disseminação da informação em ritmo frenético, e isso têm reflexos diretos nos resultados das empresas. A concorrência tem sido, não só, gerada por produtos e serviços, mas principalmente pelo capital intelectual. E gerir a empresa mantendo em equilíbrio a qualidade de produtos/serviços, recursos humanos e influência externa, tem se mostrado um desafio ímpar para os gestores e suas equipes de liderança.

        A era gestão do conhecimento tem evoluído os profissionais, e vêm ganhando espaço nas organizações que querem continuar crescendo no mercado. Essa nova fase traz consigo novas necessidades e desafios, pois adotar uma nova maneira de gestão é desafiador. Mas em uma análise da situação atual de sua empresa, e de um vislumbre de onde a empresa pode chegar, os gestores se veem impulsionados a seguir com as mudanças, em busca de atingir o topo em um mercado tão competitivo.

        Para José Carlos Libâneo (2010) as empresas reconhecem a necessidade de formação como requisito para enfrentamento da intelectualização do processo produtivo, o colaborador não pode mais ser improvisado, trazendo à necessidade de formação geral, familiarização com a informática, desenvolvimento de competências comunicativas, além da capacidade de pensar e agir com horizontes ampliados.

        Outra importante visão dessa era de gestão do conhecimento vem por parte da Ana Beatriz Trindade (2011), onde ela diz que “o sucesso empresarial depende do sucesso pessoal de seus funcionários, e também do envolvimento da empresa e do funcionário para concretizar uma aprendizagem continuada e com qualidade.”

        Este trabalho visa mensurar o nível de aprendizagem dos temas gerenciais discorridos ao longo do semestre no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, que abordaram temas como a gestão de pessoas, técnicas de administração de pessoal, recrutamento e seleção, saúde e segurança do trabalho e relações sindicais e trabalhistas. Tendo sido utilizada a metodologia exploratória com estudo de caso da empresa VBS Logística Ltda, que apresenta uma lacuna entre expectativas dos gestores e expectativas dos funcionários, tendo várias dificuldades dentro dos temas estudados durante o semestre.


2. DIAGNÓSTICO VBS LOGÍSTICA LTDA.

Diante da identificação dos gestores da empresa VBS Logística Ltda. da necessidade de intervenção de uma consultoria especializada em gestão de pessoas, realizaremos o diagnóstico utilizando de técnicas e teorias da administração para auxiliar a empresa no processo de reestruturação da mesma. Tendo como instrumento de fundamentação da pesquisa o relato do gestor, Sr. Almeida, que contratou nossa consultoria a fim de solucionar as lacunas na gestão de sua empresa.

2.1 Gestão de Pessoas

        

A evolução das organizações e dos conceitos de administração tem trazido nova visão sobre o papel do funcionário. As organizações tem entendido que para sua evolução precisam evoluir também as pessoas que fazem parte da organização. Chiavenato (2010) diz que as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.

As pessoas passaram a integrar o principal diferencial de uma organização frente ao mercado em que ela atua. Mercado esse que está cada vez mais globalizado, mutável e instável. Elas passam a constituir o elemento básico de sucesso de uma empresa.

Parceiros da organização, assim são denominados pelas organizações bem-sucedidas, pois há o entendimento de sua colaboração para o crescimento e evolução da empresa através de suas competências, conhecimentos e habilidades. O novo olhar para a preparação e treinamento desse colaborador tem sido fundamental para a mudança na maneira de gerir as empresas. O reconhecimento das capacidades e diferenciais de cada colaborador passam ao colaborador o sentimento de importância e aumenta a satisfação com o trabalho executado, melhorando assim a produtividade e a qualidade do ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (235 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com