TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  9.954 Palavras (40 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 40

Curso de adminsitração, ciências contábeis e ciências economicas [pic 1]

Dalton ...

dalton@...

Prof. Esp.

email


DESAFIO PROFISSIONAL:

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: O SEGREDO DAS ORGANIZAÇÕES DE SUCESSO

ResuMO

Este estudo buscou desenvolver um Desafio Profissional como diagnóstico organizacional na área de Gestão de Pessoas como ferramenta que possa contribuir na satisfação, valorização humana e no processo de avaliação de desempenho de uma empresa Distribuidora de Produtos na cidade de Passo Fundo-RS, visando melhorias no desempenho organizacional. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 20 colaboradores da empresa em estudo, os quais participaram com informações necessárias para elaborar o diagnóstico organizacional, realizar a análise ambiental observando os pontos fortes, fracos, oportunidades e as fraquezas as quais influenciam no desempenho organizacional. Além disso, foi realizada uma proposta de intervenção, onde foram sugeridas estratégias para onde pequenas melhorias relacionadas com os colaboradores precisam ser modeladas, por meio de treinamento, qualificação e motivação, para obter maior satisfação, valorização humana e processo de avaliação de desempenho. O diagnóstico organizacional na área de gestão de pessoas demonstrou que a empresa Distribuidora de Produtos na cidade de Passo Fundo-RS tem bons colaboradores capacitados e com desempenho organizacional satisfatório, mas a empresa pode melhorar nos aspectos de motivações e novos métodos de avaliação de desempenho organizacional.

Palavras-Chave: Gestão de Pessoas; estratégicas; valorização humana.

abstract

This study sought to develop an organizational diagnosis in People Management Area as a tool that can contribute to the satisfaction, human enhancement and performance evaluation of a company Products Distributor in the city of Passo Fundo - RS, seeking improvements in organizational performance process. For this, a survey of 20 employees of the company under study, which participated with information necessary to establish the organizational diagnosis, conduct environmental analysis noting the strengths, weaknesses, opportunities and weaknesses which affect organizational performance was held. In addition, a proposal for intervention, which were suggested strategies where small improvements related to the employees need to be modeled, through training, qualification and motivation for greater satisfaction, human enhancement and performance evaluation process was conducted. The organizational diagnosis in the field of people management showed that the company Products Distributor in the city of Passo Fundo - RS has good and skilled employees with satisfactory organizational performance, but the company can improve on aspects of motivations and methods of evaluation of organizational performance.

Keywords: People Management; strategic; human enhancement.


  1. Introdução

As pessoas são o principal diferencial competitivo das empresas de sucesso. Portanto, gerenciar o cliente interno passa a ser não só um grande desafio, mas uma ação estratégica que visa à ascensão pessoal e profissional, com foco na satisfação de seus colaboradores em vista do desenvolvimento organizacional. Com isso, as empresas procuram estar em sintonia com seus funcionários, busca entender seus anseios, analisar suas atitudes, saber o que pensam sobre a empresa, salários, benefícios, lideranças, possibilidades de crescimento, estabilidade, ambiente de trabalho, comunicação, entre outros.

À medida que as empresas conseguem colocar em prática ações que defendem também os interesses de seus profissionais, elas potencializam as qualidades de seus colaboradores para que possam fazer coisas que outras pessoas não sabem ou simplesmente não querem fazer, porque não se trata apenas em fazer o que deve ser feito, mas sim ter iniciativa de ir além, ter atitude e capacidade de fazer mudanças acontecerem e tornassem profissionais capacitados em tomar decisões capazes de trazer transformações que visam o fortalecimento da sua empresa. Esses colaboradores estão envolvidos com a empresa, sabe qual é a importância do seu papel para que os resultados sejam alcançados e principalmente onde podem chegar se sua empresa crescer.

Não existe empresa competitiva, sem pessoas comprometidas, treinadas, motivadas, competentes e dedicadas ao objetivo de fazer da sua empresa a melhor no que se propões a ser.

A Gestão Estratégica de Negócios, dentre outros aspectos, pressupõe uma visão orientada para o planejamento de todo o negócio empresarial, e é neste contexto, que as pessoas, capital humano das organizações podem ser o grande diferencial perante a competitividade acirrada no mercado atual. Portanto, gerir, investir no seu quadro, agregar conhecimento, qualificar e motivar as pessoas, será sem dúvida o grande diferencial de sucesso para as organizações que visam sua permanência e ascensão no mundo dos negócios.

A Gestão estratégica de pessoas desafia as empresas pensar no processo de gestão humanizada, como ferramenta que possibilita as organizações estarem alinhadas dentro deste contexto evolutivo, potencializando as forças nas relações entre empresa e seus colaboradores, criando um elo de comprometimento, capaz de alinhar as diretrizes de desenvolvimento de ambos, gerando competências que são essenciais para alcançar as metas e atingir os objetivos, consequentemente obter o sucesso.

Por isso, este estudo justifica-se a necessidade de desenvolver um diagnóstico organizacional de uma empresa Distribuidora de Produtos da cidade de Passo Fundo-RS, o qual serve como instrumento de valorização humana e processo de avaliação de desempenho para gestão de pessoas. A valorização do ser humano, com base em uma gestão estratégica de pessoas, dá as empresas ferramentas gerencial que auxiliam na conquista de seus clientes internos, tornando-os agentes multiplicadores engajados, capazes de transferir sua satisfação em tudo àquilo que produzem.

O presente trabalho se propõe analisar e evidenciar o capital humano como diferencial de sucesso nas organizações, através de conceitos acerca da gestão estratégica de pessoas, com perspectiva voltada para esses colaboradores profissionais, inseridos no contexto da gestão das organizações como fonte de diferencial competitivo, na intenção de dar maior ênfase no capital humano neste cenário de constante evolução tecnológica

Além disso, acredita-se que este trabalho contribuirá para incentivar a empresa estudada a procurar métodos de avaliação de desempenho que possam contribuir no progresso da capacidade e qualificação do profissional, bem como das qualidades pessoais que levam aos comportamentos no trabalho. Também, contribuirá na disseminação de conhecimento com relação às ferramentas de avaliação de desempenho utilizadas neste estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.8 Kb)   pdf (475.9 Kb)   docx (921.6 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com