TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  7.562 Palavras (31 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

NOME

Thaisa Fernanda Yoshioka

RA

0207596858

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Logística Empresarial; Planejamento, Programação e Controle de Produção; Gestão de Custos Logísticos; Gestão em Marketing e Intermodais.

Tutora EAD: Priscila Cintra

SÃO PAULO / SP

2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Logística Empresarial; Planejamento, Programação e Controle de Produção; Gestão de Custos Logísticos; Gestão em Marketing e Intermodais.

Tutora EAD: Priscila Cintra

Trabalho desenvolvido para o curso Superior de Tecnologia em Logística com as disciplinas norteadoras: Logística Empresarial; Planejamento, Programação e Controle de Produção; Gestão de Custos Logísticos; Gestão em Marketing e Intermodais. Trabalho Apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade, Desafio Profissional 1º Semestre de 2017, sob orientação da tutora EAD Priscila Cintra.

SÃO PAULO / SP

2017


Resumo

A correta gestão da cadeia de suprimentos e do processo produtivo interno é o diferencial competitivo das empresas que querem crescer no mercado onde atuam. Este desafio profissional tem por intuito levantar informações para que a empresa Max Baús possa reestruturar sua forma de gerir os processos internos da empresa e logísticos da sua cadeia de suprimentos. Através deste desafio profissional os três futuros gestores da empresa podem ter uma breve noção da importância da logística, do lead time, do just-in-time, da gestão dos custos de logística e do marketing para a empresa. Ao gerenciar corretamente estes pontos, essas alterações podem fornecer uma maior eficiência operacional a empresa e diminuir seus custos com operações desnecessárias. Refletir sobre os conceitos fundamentais para a estruturação dos procedimentos logísticos, de produção e marketing de uma indústria de carrocerias metálicas para o transporte de cargas secas e refrigeradas irá ser a forma que eles encontrarão para salvar sua empresa e devolver a alegria para o Sr. Martins. É preciso que os três novos proprietários tenham foco e utilizem-se de suas competências pessoas para que todos unidos possam fazer a empresa retornar ao crescimento e a competitividade no mercado em que atua.

Palavras-chave: Just-In-Time, Plano de produção, custos logísticos, Meio de transporte.

  1. Introdução

A empresa Max Baús está passando por um momenta bastante conturbado. Ela está perdendo mercado para os concorrentes, e fica claro que essa perda se dá pelo fato de a empresa não apresentar uma estrutura financeira, logística e de produção que acompanhe o crescimento do mercado atual.

De acordo com Souza (2016), a empresa Max Baús produz carrocerias metálicas para o transporte de cargas. Seus principais produtos são os baús para transporte de cargas secas e os baús para transporte de cargas refrigeradas. Apesar de ter um bom faturamento, a Max Baús que é uma empresa familiar, vem se mostrando bastante desorganizada em seus procedimentos logísticos, ou seja, tanto sua cadeia de suprimentos quanto seu sistema de produção apresentam erros e falhas que em um mercado de alta competitividade, como o que está inserido, já não são mais aceitáveis.

A empresa foi idealizada e estruturada pelo pai da família, Sr. Martins, que agora já demonstra bastante interesse em se afastar e passar o comando para seus três filhos. Seus três filhos são: Lilian, a caçula, que acaba de concluir seu MBA em Marketing. Maria Luísa, a mais velha, e formada em Administração e a pedido do pai se especializou em Logística Empresarial. E Yuri, o filho do meio, e formado em Economia, mas e um grande interessado por várias outras áreas, como custos e finanças, e o pai sabe que seus conhecimentos serão de grande valia para a empresa (SOUZA, 2016).

É de consenso entre o gestor e os futuros administradores da Max Baús que a empresa precisa ser reestruturada não somente no que se refere aos seus procedimentos logísticos, mas precisam reorganizar também seu sistema produtivo, gerenciar estrategicamente seu lead time, uma vez que, por conta de negligenciar esse fator, já tiveram falta de insumos imprescindíveis para a produção. Também é preciso que se adote um sistema de gestão de seus custos logísticos e um sistema de custeio para que possam repassar esses valores ao custo final do produto de forma correta e fidedigna (SOUZA, 2016).

Outra questão a ser estruturada e reorganizada é a área de marketing que precisam de uma reestruturação como a inclusão de algumas ações que visem divulgar os produtos da empresa e que possibilitem, também, identificar novos mercados e oportunidades que resultem no crescimento da organização e, consequentemente, na sua lucratividade e competitividade. Outra decisão a ser tomada pela empresa e quanto ao transporte de parte de seus insumos que chegam ao Brasil pelo Porto de Santos e, depois, são levados até a empresa por caminhões (SOUZA, 2016).

Demonstrado o cenário atual da empresa, é preciso que haja uma atuação no sentido de colaborar para que os novos gestores consigam reestruturar a empresa Max Baús.

  1. Objetivos

Aplicar os conhecimentos adquiridos em logística, custos, marketing e PPCP para a reestruturação da empresa Max Baús.

  1. Objetivos específicos.
  • Fazer uma pesquisa bibliográfica sobre logística, cadeia de suprimentos e Lead Time.
  • Elaborar um plano de produção para otimizar o processo produtivo da empresa e demonstrar os principais conceitos do Just-in-time.
  • Pesquisar os principais conceitos de custo logístico evidenciando os principais custos que incidem na logística.
  • Elaborar um plano de marketing que demonstre a análise Swot e segmente o mercado de atuação da empresa.
  • Apresentação dos principais modais existentes.
  1. Desenvolvimento teórico

Nesta seção são apresentados as etapas constituintes deste desafio profissional e que dão base para tomada de decisão dos gestores da empresa Max Baús.

  1. Passo 1 - Logística, cadeia de suprimentos e Lead Time

Em todos os setores industriais as atividades de logística prestado deve ser otimizado e melhorado buscando aumentar a competitividades em um mercado cada vez mais competitivo (SANTOS, FELIX e VIEIRA, 2011). Segundo Dias (2012, p.11) “logística foi definitivamente percebida e considerada pelas empresas como fundamental em suas atividades”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (299.5 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com