TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

SINOP - 2019

Nº.

NOME

RA

01

JHONATA HUGO GOMES BARBISAN

1902160

Trabalho desenvolvido para o curso de Bacharelado em Administração, tendo como disciplinas norteadoras: Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, apresentado à Universidade Anhanguera - UNIDERP como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 1º semestre de 2018, sob orientação do tutor EAD ALDO ALVES DE FREITAS.

Matão - SP

21 de junho de 2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4

1º PASSO – DEFININDO O INTRAEMPREENDEDORISMO E SUA IMPORTÂNCIA.... 5

2º PASSO – DISCERNINDO GRUPO E EQUIPE................................................................... 7

3º PASSO – TOMADA DE DECISÃO: INDIVIDUAL OU COLETIVAMENTE?8

4º PASSO – IMPLANTANDO A CULTURA INTRAEMPREENDEDORA........................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................................. 12

REFERÊNCIAS ...................................................................................................................... 13

INTRODUÇÃO

A LMS, empresa que atua no ramo de confecção de camisetas já está há um tempo no mercado e atualmente vem enfrentando algumas problemáticas. Dona Genoveva, a proprietária, e seus filhos eram os responsáveis por dirigir a organização; contudo, após os infortúnios apresentados, sobretudo a considerável queda das vendas nos últimos 3 meses, decidiram buscar ajuda profissional para o gerenciamento da LMS. Camila, gestora recém contratada pelo empreendimento, é a peça principal, cuja confiança foi depositada para a obtenção do novo triunfo. Nosso papel, portanto, será auxiliar Camila no planejamento do caminho a ser trilhado pela LMS, almejando a sua recuperação frente ao mercado consumidor.

Este Desafio Profissional define-se em 4 passos a serem seguidos, todos constituindo o êxito esperado pela empresa da qual Camila foi contratada. A gestora defende o Intraempreendedorismo como termo chave para a empresa adotar e assim se reestabelecer; tendo no passo 1 toda sua designação e sua importância para organizações como a LMS.

A proposição de número 2 se responsabiliza pela diferenciação dos conceitos de grupo e equipe, os quais deverão ser implementados na empresa, atentando-se que o trabalho em equipe muito há de servir para o sucesso organizacional. Tomada de decisão é outra temática a ser delineada, pontuando se esta deve ser individual ou coletiva, e isso será o exposto pela 3ª parte do Desafio.

Em quarta e última instância, discutir-se-á o Intraempreendedorismo em si, após subsidiá-lo teoricamente, seus planos viáveis de implementação na LMS. Camila terá um trajeto desafiador, mas com garra e nossa contribuição, iremos definir e implementar o Intraempreendedorismo na LMS e ocasionar seu êxito organizacional.

Antes de iniciar o desenvolvimento dos passos, ressaltamos 2 passagens muito pertinentes da obra “Quem mexeu no meu queijo?”, de Spencer Johnson (“Who moved my cheese?”, no original em inglês), que servirão como uma epígrafe deste trabalho e que sintetizam o ideal a ser proposto por Camila (com nosso auxílio) na LMS ou quaisquer que fosse a organização que busca sucesso empresarial, a mudança da cultura empreendedora.

“O movimento em uma nova direção ajuda-o a encontrar um novo queijo. [...] Imaginar-me saboreando o novo queijo, antes mesmo de encontrá-lo, conduz-me a ele”.

JOHNSON, Spencer (1998)

1º PASSO – DEFININDO O INTRAEMPREENDEDORISMO E SUA IMPORTÂNCIA

No primeiro passo apresentamos o conceito do Intraempreendedorismo, expondo e definindo sua principal relevância de implantação em uma organização; sobretudo em sua inserção, por Camila e toda equipe, na empresa tema deste Desafio Profissional, é dizer, a LMS.

Antes de determinar relativamente o conceito de Intraempreendedorismo, visualizemos o que diz a essência do mesmo. No livro “Empreendedorismo”, Robert D. Hisrich o define como “o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e os esforços necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. O Empreendedor é a figura que o representa, assumindo o papel de sempre buscar melhorias para a sua empresa. Dizendo mais:

"O empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos materiais e tecnologias." (SCHUMPETER, 1982)

Explanado a conceituação de Empreendedorismo, seguimos para a definição do Intraempreendedorismo, onde é uma modalidade de empreendedorismo que consiste na prática dos funcionários adquirirem a capacidade de atuar como donos do negócio, ajudando na criação de ideias dentro das organizações, mesmo de maneira indireta, buscando cada vez mais a sua aprimoramento.

 Utilizado pela primeira vez por Gifford Pinchot III[1] no ano de 1985, o termo é uma versão em português da expressão intrapreneur, que designa empreendedor interno (ou corporativo), isto é, empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. Tal prática vem se tornando cada vez mais comum dentro das instituições, permitindo que diversos profissionais possam analisar cenários, criar ideias, inovações e buscar novas alternativas e oportunidades para que o empreendimento tenha sempre um melhor desenvolvimento. Além do mais, sua prática é muito positiva para os próprios colaboradores, profissionais neste perfil profissional são sempre mais prestigiados pelas organizações, precisamente por incorporarem valor aos trabalhos executados. Além deste benefício para o bom andamento das empresas, a prática do intraempreendedorismo também é muito positiva para os colaboradores. Profissionais com este perfil são sempre mais valorizados pelas organizações, justamente por agregarem valor ao trabalho executado. Este modelo de colaborador é chamado de intraempreendedor.[pic 2][pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (314.5 Kb)   docx (309.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com