TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  17/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.214 Palavras (13 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

LEME

ANA CLÁUDIA SANTOS – RA: 6085648067

TUTOR EAD: DANIELE SOUZA

DESAFIO PROFISSIONAL

LEME/SP

 NOVEMBRO/2017

ANA CLÁUDIA SANTOS – RA: 6085648067

TUTOR EAD: DANIELE SOUZA

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Logística do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Processos Gerenciais, Matemática, Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão.

LEME/SP

 NOVEMBRO/2017

RESUMO

Este desafio profissional tem por objetivo conceituar Sustentabilidade Econômica, social e ambiental. Nesta pesquisa, estou abordando o planejamento necessário para iniciativas de sucesso com resultados esperados a médio e longo prazo, porem de forma consistente. O primeiro estudo refere-se ao consumo de energia através do uso de lâmpadas com objetivo de troca da iluminação. Da mesma forma, abordo, utilizando o método de pesquisa, direitos do consumidor, quando da troca para tipo de lâmpadas comprovadamente econômicas através de calculo de consumo. Outro ponto abordado neste desafio refere-se ao planejamento de práticas sustentáveis, além da implantação de um sistema de gestão escola, integrando os diferentes setores e processos desta instituição de ensino, que atrelados aos estudos e práticas sustentáveis, colaboram para o desenvolvimento sócio ambiental, bem como aumento na obtenção de lucros de forma concreta e estruturada.

   

Palavras-Chave: sustentabilidade.gestão.sistema.economico.escola.ambiental

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        ESTUDO LAMPADAS FLUORESCENTES X LED        5

3        SUBSTITUIÇÃO ATUAL DA ILUMINAÇÃO DA ESCOLA        7

4        SOFTWARE DE GESTÃO ESCOLAR (EDUKANTE)        9

5        SUSTENTABILIDADE ECONOMICA        13

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, imaginamos grandes empresas e corporações         que se preocupam com sua sustentabilidade econômica. Como se tornar sustentável, e ao mesmo tempo gerar lucros utilizando cada vez mais os recursos próprios para gerar redução nas despesas e ao mesmo tempo, garantir melhores resultados e crescimento. Neste desafio, podemos avaliar que a simples substituição de todas as lâmpadas de uma escola, é capaz de reduzir significativamente o consumo de energia elétrica. Vivemos em tempos difíceis, onde os recursos naturais tornam-se cada vez mais escassos, sendo necessárias novas medidas conscientes para a modernização dos processos e customização de tarefas anteriormente dispensadas de sua real importância. O Homem, em busca da evolução tecnológica, cada vez mais se vê obrigado a enfrentar escassez nos recursos naturais, que anteriormente era oferecido em abundância.

Continuando com o desenvolvimento deste desafio, atualmente podemos constatar a importância dos sistemas de gestão, utilizados amplamente pelas empresas de todos os setores.

Hoje os sistemas de gestão nas empresas são uma realidade, não importando o tamanho, tão menos o setor em que elas atuam. Através dos sistemas integrados de gestão, onde todas as rotinas e processos estão amarrados entre seus diversos módulos.

Na pesquisa realizada, podemos conhecer melhor um sistema de Gestão para utilização em escolas de ensino particular.

Observamos a importância de integração dos diversos módulos existentes no Sistema, visto até a interação entre escola, aluno e os pais.

Finalizando, é de fundamental importância a conscientização das empresas, a economia de recursos e busca constante em aperfeiçoamento, eficiência e produtividade.

Através de ações cada vez mais planejadas, as empresas em geral, estão conseguindo diversificar o uso dos recursos e aumentar sua produtividade além de consistente geração de lucros.


  1. ESTUDO LAMPADAS FLUORESCENTES X LED

Todos os equipamentos elétricos possuem a sua potência apresentada em Watts, cujo símbolo é "W". Esta informação normalmente vem estampada no próprio produto ou em sua embalagem. Como por exemplo o chuveiro (3.600W), a geladeira (200W) e as lâmpadas em geral.

Para calcular o consumo de qualquer equipamento, multiplique a sua potência (Watts), pelo tempo de funcionamento em horas.

Exemplo:

Um chuveiro que funciona 2 horas por dia se calcula 3.600W x 2 horas = 7.200 WH/Dia.

Aqui temos que efetuar o cálculo para transformar W/H (Watts/Hora) em KW/H (Quilo Watts/Hora), dividindo o valor encontrado por 1.000. No exemplo apresentado, o nosso chuveiro consumiria 7,2KW/Dia.

Para calcular o consumo mensal do mesmo chuveiro do exemplo anterior devemos fazer a seguinte conta:

1 x 3.600W x 2 Horas/Dia x 30 dias / 1.000 = 216 KW/Mês

Para saber o custo de funcionamento de cada aparelho elétrico, multiplique o valor encontrado, pelo valor da tarifa vigente da concessionária de energia de sua cidade. Veja o valor no site da concessionária que atua em sua cidade, ou descubra no site da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Para ter uma clara noção da economia feita ao usar lâmpada de led, faremos a mesma conta com a lâmpada de led 5,8w ligada 8 horas por dia durante 1 mês e iremos comparar com a tradicional fluorescente de 20W, que é a mais utilizada:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com