TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

CONHECENDO ORGANIZAÇÕES


Sumário

Introdução........................................................................................................ 03

Metodologia..................................................................................................... 04

Missão, Visão e Metas.................................................................................... 04

Política de Gestão de Pessoas....................................................................... 06

Bibliografia...................................................................................................... 07


Introdução

O trabalho em tela é uma proposta de desafio profissional do curso de pós-graduação MBA em Gestão Pública da rede de ensino Anhanguera. As seguintes disciplinas foram abarcadas: Planejamento Estratégico na Gestão Pública, Gestão de Pessoas no setor Público e Finanças Públicas.

O presente trabalho acadêmico tem como objetivo reconhecer e aplicar conceitos desenvolvidos e elaborados pelas disciplinas cursadas durante esta primeira etapa da pós-graduação.

A primeira fase da elaboração do projeto residia em procurar e escolher uma organização de Direito Público ou Privado que contivesse bem delineados os conceitos de missão, visão e metas. A Instituição contemplada para execução da referida tarefa foi o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.

Posteriormente, a etapa seguinte do relatório consistia em buscar algum documento governamental que expressasse uma política ou direcionamento estratégico para a área de gestão de pessoas. Desta feita, escolheu-se a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, do Estado de São Paulo.  

E finalmente, com base nos dados obtidos durante a pesquisa (disponibilizados para consulta nas referências bibliográficas), elaborou-se um relatório analítico fulcrado no material pesquisado, correlacionado os resultados da busca com os conceitos abordados durante as disciplinas do curso e a doutrina especializada.


Metodologia

A metodologia empregada para execução do desafio profissional foi a designada pela Rede de ensino Anhanguera para o curso de pós-graduação MBA em Gestão Pública. O procedimento que visa à consecução dos objetivos propostos (pesquisar uma instituição que tenha enunciado e definido os conceitos de Visão, Missão e Metas; buscar um documento governamental que expresse uma política para gestão de pessoas) baseou-se no estudo e análise de caso dos dados quali-quantitativos fornecidos pelas Organizações Públicas selecionadas.

Missão, Visão e Metas

O Poder Judiciário tem como missão: “Realizar Justiça, garantindo a todos, com efetividade na prestação jurisdicional”.

Segundo Matos, (Análise do ambiente corporativo, E-papers, 2007), a missão é a razão de ser de uma organização. Já Porto (2008) amplia a definição: missão de uma organização deve ter o fulcro na satisfação de alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente oferecer um serviço ou produto. O referido autor complementa o conceito afirmando que a missão deve abranger o propósito básico da organização e transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e sociedade. Jesus (2008) ainda acrescenta que a missão de uma empresa está intimamente ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão dever nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

Já a Visão da Organização em pauta consiste em: “Ser reconhecido como Judiciário eficiente, célere e respeitado pela sociedade”.

De acordo com Chiavenato (Administração nos Novos Tempos. Makron Books, 1999), visão é a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro.

Andrade (2002), também define que visão de uma organização deve ser a situação futura almejada em longo prazo, deve ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão. Já Jesus (2008) assegura que visão funda-se num conjunto de convicções e compreensões para onde deve seguir a organização, e como serão tratados os recursos materiais e humanos nessa trajetória. É a visão que determina os objetivos de investimento, desenvolvimento, trabalho e o planejamento estratégico para alcançar o sucesso da organização.

Metas são alvos a serem atingidos para que a organização melhore seu desempenho num determinado período de tempo. Correspondem a uma métrica, um indicador necessariamente numérico, facilmente identificado e objetivo.

As principais metas do Poder Judiciário catarinense são:

Aumentar para 6% o índice de agilidade no julgamento no 1º Grau até 2014.

Linha Base (2008)  

2010

2011

2012

2013

2014

---------

4%

4,5%

5%

5,5%

6%

Aumentar para 1.925 o número de processos julgados por Juiz, por ano até 2014.

Linha Base (2008)

2010

2011

2012

2013

2014

1692

1825

1850

1875

1900

1925

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com