TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.845 Palavras (16 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

c

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DESAFIO PROFISSIONAL

        

MANAUS – AM

2015[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

NOME DOS ACADÊMICOS

             Elidiane Paes Bonfim                                        RA 336454

             Flávio José de Oliveira Júnior                            RA 339500

             Grazielly Caroline Pereira de Lima                    RA: 337223

             Lindalva de Paulo F. Lemos                               RA: 334861

             Reyna Gama Batista                                           RA: 335255

DESAFIO PROFISSIONAL

[pic 6]

MANAUS - AM

2015[pic 7]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................4

PASSO 1.....................................................................................................................................5

PASSO 2.....................................................................................................................................8

PASSO 3...................................................................................................................................15

PASSO 4...................................................................................................................................16

CONCLUSÃO.........................................................................................................................17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................18

INTRODUÇÃO

Este desafio profissional tem como objetivo apresentar conhecimento adquirido nas disciplinas que norteia: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional e identificar problemas que afetam o funcionamento dos negócios do Restaurante SMAK, bem como apresentar soluções para que a proprietária Irena Partala possa desenvolver uma gestão mais profissionalizada, mais próxima dos clientes em potencial e dos colaboradores que estão diretamente envolvidos com o negocio. Para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e as ameaças que o restaurante enfrenta, usamos a ferramenta SWOT.

PASSO 01

Segundo o SEBRAE 27% das empresas quebram antes de completar um ano. E os números só agravam até o sexto ano, quando atingem 64% de mortalidade. E as pequenas e microempresas são 96% desse universo.

As principais causas para a alta taxas de mortalidade identificadas são:

- Comportamento empreendedor pouco desenvolvido

- Falta de planejamento

- Gestão deficiente do negócio

- Insuficiência de políticas de apoio

- Flutuações na conjuntura econômica

- Problemas pessoais dos proprietários

Para enfrentar esse quadro desafiador alguns consultores apontam os principais erros a serem evitados pelas pequenas e microempresas. A falta de experiência e desconhecimento da atividade são os dois grandes desafios enfrentados pelos empreendedores. Não possuir um plano de negócios ou planejamento estratégico, que oriente os rumos da empresa, é algo prejudicial. É preciso ter um plano bem claro, objetivo e detalhado, antes de realizar qualquer ação ou investimento, seja de tempo ou dinheiro. Caso contrário a empresa fica extremamente exposta ao fator sorte.

Outro erro que acontece com frequência é misturar as finanças da empresa com as pessoais. É preciso estabelecer um pro-labore (salário) para os sócios, semelhante aos funcionários.

Para reduzir os riscos de quebra da empresa deve-se:

  1. Ter um plano de negócios, planejamento estratégico ou análise mercadológica.
  2. Separar as finanças da empresa das pessoais.
  3. Evitar contratar familiares e amigos e sim pessoas mais adequadas para a empresa, é preciso estabelecer um pré-requisito para cada cargo ou função, e selecionar as pessoas com o melhor perfil e competências necessárias para a empresa.
  4. Estabelecer metas e prazos para as pessoas. Além de definir o que cada sócio ou funcionário deve realizar, é preciso estabelecer data/hora para finalizar, pois tempo é dinheiro. As despesas tem data fixa para pagamento. O atraso de uma tarefa pode atrasar o recebimento de uma receita e prejudicar o fluxo de caixa da empresa
  5. Não tomar decisões sem informações imprecisas, principalmente informações financeiras. É preciso ter um controle detalhado de todas as receitas, despesas fixas e variáveis, e investimentos. É fundamental simular os impactos futuros de qualquer ação. Ex: saber qual é o custo operacional para definir o preço de venda dos produtos e política de descontos.
  6. Não contrair empréstimos para pagar despesas operacionais, sem ter um plano de recuperação/reestruturação. Se a empresa não consegue pagar as despesas operacionais com as receitas de operação, é preciso mudar/rever o plano do negócio. Não confundir despesas operacionais com investimentos.
  7. Tomar as decisões no momento que é preciso, principalmente quando envolvemos demissões, mudanças de procedimentos, aumento de atividades e controles, suspensão de operações, aumento no investimento, entre outras. Prorrogar a decisão só aumenta o tamanho das mudanças e dos impactos.
  8. Jamais perder o comando, a comunicação e o respeito das pessoas. Todos tem a sua devida importância para o perfeito funcionamento do organismo, mas algumas pessoas são e precisam exercer o papel de cérebro (decisão, planejamento, comando) e outras, dos órgãos e membros do corpo (operação, execução, controle, etc).
  9. Não se deve ficar dependente de funcionários, fornecedores ou clientes. É preciso evitar esta dependência que traz riscos significativos para o negócio, elaborando planos de contingência para a falta/desistência destes.

Jamais acreditar que sabe tudo, que não precisa de ajuda e que nunca enfrentará dificuldades. É preciso ouvir e considerar a opinião/sugestão dos funcionários, fornecedores e clientes, se atualizar e se aperfeiçoar continuamente, e buscar ajuda profissional para agregar valor à operação de empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com