TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.415 Palavras (10 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO PADRÃO

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos

Superiores de Tecnologia II (PROINTER II) Mod. Online.
Relatório Final

Tutora EaD Bruna C. de Sá

CAMPO GRANDE/MS

2015

Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Modelo de Gestão mais apropriado a SOLDA TÉCNICA-ME

Projeto Interdisciplinar aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II) apresentado como requisito do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, polo, sob a orientação da tutora.

CAMPO GRANDE/MS

2015

1.  CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

No início dos anos 90, o Sr. Jair, após vários anos trabalhando de soldador em uma conceituada empresa na cidade de Campo Grande, MS, resolveu montar seu próprio negócio pensando em prosperar com sua família, criando assim a Bispo Solda Técnica ME, negócio esse criado para que o mesmo pudesse trabalhar e ensinar a profissão a seus filhos. No início apenas o mais velho chamado Nivaldo Neto na época com 16 anos o ajudava mais logo depois o mesmo começou a ensinar a profissão também para os dois outros filhos Carlos Eduardo e Jair Junior. No início tiveram muitas dificuldades, pois o mercado na época já era bem concorrido, mas com muita persistência e força de vontade conseguiram ter êxito em sua oficina que hoje é referência em Retifica de Cabeçotes Automotores e de onde os mesmos conseguem tirar o sustento de suas famílias.

Com a tabulação das respostas obtidas através de uma entrevista feita com o Sr. Jair e seus filhos, percebi que a visão dessa empresa é oferecer a seus clientes um serviço de qualidade, além de preço justo, trazendo assim sempre mais clientes para seu empreendimento. Seguindo a visão da empresa onde aprendeu seu ofício, o Sr. Jair sempre procura oferecer serviço diferenciado além de um ótimo atendimento por parte dos mesmos passando assim para todos que frequentam o lugar a imagem de uma ótima relação de amizade tanto entre si bem como com os clientes. No início de tudo a missão dessa empresa era promover o sustento da família Bispo e isso a mesma consegue. Um dos valores dessa oficina é prezar pelo ótimo atendimento e pela qualidade nos trabalhos oferecidos para seus clientes trazendo assim sempre mais pessoas que necessitam de um bom e confiável trabalho. No entanto os mesmos não conseguem manter um plano de negócio para que possam ampliar sua renda. Na conversa com os mesmos pude perceber que não conseguem separar a pessoa Jurídica “Solda Técnica - ME” da pessoa Física “família”, pois sempre que entra dinheiro em caixa os mesmo procuram pagar somente as dívidas mais próximas ao invés de elaborarem uma planilha de recebimentos e pagamentos, por exemplo, onde ficaria mais fácil visualizar seus compromissos e seus lucros.

1.1 Objetivos e Metas

Ao final dessa pesquisa pretendo identificar e apresentar oportunidades de melhorias aos proprietários da empresa Solda Técnica – ME e com isso mostrar-lhes um bom Modelo de Gestão, onde os mesmos poderão aperfeiçoar o atendimento a seus clientes com mais tecnologia e visão de mercado.

1.2 Metodologia

Após uma entrevista feita com o proprietário, seus filhos e alguns clientes da oficina consegui alguns dados necessários para o desenvolvimento deste projeto onde pude levantar alguns pontos fortes e pontos fracos da empresa Solda Técnica. Dados esses que me auxiliarão muito para que eu possa no final oferecer o melhor Plano de Negócio para a família Bispo e que eles possam desfrutar melhor de suas potencialidades que são grandes. Mostrei-lhes como funciona uma Moderna Gestão de Pessoas e o que esperar para um futuro bem próximo.

[pic 1]

                                                                                                                                                           Fonte: PLT Gestão do desempenho

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Assistindo as aulas das disciplinas Tecnologias de Gestão, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Direito Empresarial, que compreendem o segundo bimestre pude aprimorar meus conhecimentos sobre Modelos de Gestão assim como todos os passos necessários para a abertura e manutenção de uma empresa no mercado de trabalho, mercado esse que é muito competitivo e a empresa que não tem uma base sólida e uma boa administração não consegue sobreviver. Segundo uma pesquisa do SEBRAE mais da metade das empresas que nascem não conseguem passar de cinco anos de vida devido à má administração ou mesmo pela falta de um estudo de mercado, além do que muitos gestores não são bons empreendedores o que muitas das vezes leva a empresa à falência aumentando assim esta triste estatística. Lendo as bibliografias complementares pude perceber nos livros de Chiavenato, por exemplo, que uma empresa só consegue sobreviver se tiver um gestor com visão de futuro caso contrário a mesma estará fadada ao fracasso.

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS (DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO)

Com isso pude perceber que caso a Solda Técnica não mude seu modo de trabalhar, poderá ficar estagnada, pois os mesmos não tem noção do grande potencial que existe entre eles e que não é de todo utilizado. Certo de que poderei auxiliá-los, mostrei-lhes alguns trechos dos livros que estou estudando e também alguns cases de sucesso onde aparecem empresas formadas por familiares que no passado sofreram muito até que percebessem que deveriam mudar o modo de gerenciar seus negócios.

[pic 2]

                                                                                                                                                                          Fonte: PLT Gestão do desempenho

Com este fluxograma bastante interessante encontrado no material de apoio do PLT onde mostra bem claro as principais variáveis que afetam o comportamento de uma empresa, tenho certeza que eles terão um visual melhor do que eu tenho para lhes oferecer a partir desse estudo.

E com isso finalizo meu Relatório Parcial referente ao Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (PROINTER II) Mod. Online.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (293.5 Kb)   docx (97.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com