TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.975 Palavras (16 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 16

1. Passo 1

Principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fechar as portas.

  • Três em cada dez pequenas empresas brasileiras fecham as portas entre dois a três anos de atividades. As empresas culpam a falta de clientes, a alta carga tributária, ausência de capital de giro e problemas pessoais, como brigas entre os sócios, pela falência.
  • Quem é empreendedor sabe que não existe formula mágica para um negócio dar certo. Mas é possível diminuir bastante a probabilidade de falência. Os empresários que sobrevivem aos primeiros e mais turbulentos anos do negócio apontam a capacidade empreendedora, a logística operacional e as habilidades gerenciais como fatores primordiais para o sucesso.
  • É neste tripé que empreendedores costumam falhar quando abrem uma empresa. Desconhecer finanças é um erro comum. “Matéria financeira é tratada como algo superficial, de importância relativa”.
  • Dona Irena Partata conhece bem o segmento do mercado que atua, portanto terá recursos para se diferenciar, com propostas de valor diferente e escolher clientes que queiram isso.  
  • Razões que podem levar a empresa de Dona Irena para o buraco são:
  • - Não enxergar a longo prazo                                                                                                  
  • Planejamento é essencial para o Restaurante Smak.Sabendo administrar os movimentos naturais do negócio de Dona Irena ajudará a manter a operação saudável do restaurante Smak.
  • - Não ter controle financeiro
  • Além de desconhecer boa parte dos conceitos de finanças indispensáveis para tocar um negócio, deve haver controles     financeiros. “Geralmente tem planilhas de contas a pagar e a receber e fluxo de caixa.As empresas acreditam que são controles financeiros, mas são controles de tesouraria”.  
  • O controle financeiro deve incluir ainda indicadores de controladoria, que estuda o passado da empresa e mira os resultados que já foram produzidos, como balanço patrimonial, e planejando, como o orçamento empresarial do ano.Se a empresa não tiver condições de honrar os seus compromissos financeiros, deve procurar o mais rápido possível os fornecedores e instituições financeiras para renegociar as dívidas. Procurando estabelecer condições compatíveis com sua situação financeira, ou seja, prazos, juros e prestações adequadas.
  • - Perder o senso de realidade
  • Uma das principais características dos empreendedores é o otimismo. Acreditar que sua ideia vai dar certo e arriscar-se são atitudes que costumam levar à abertura de uma empresa.
  • O problema é quando isso extrapola a realidade. É preciso ser otimista, mas também ter o senso de realidade.“Ter um autodomínio para não criar uma fantasia e falar para o consumidor o que não pode entregar”.

  • - Confundir CPF e CNPJ
  • Uma razão clássica para o fracasso é misturar as contas da empresa e as despesas pessoais. “Nas pequenas e médias empresas, confunde-se o CPF com o CNPJ e as despesas pessoais do proprietário são pagas com o dinheiro da empresa”.
  • - Os especialistas alertam que a transparência é a melhor postura diante da situação de crise.Ser franco com seus fornecedores e funcionários é fundamental. Essa é uma hora essencial para convocar seus colaboradores para ajudar a recuperar a companhia. Se for necessária uma medida de impacto, não esperar para agir, pois se decisões for adiada o empreendimento poderá ser inviabilizado.
  • - Mudança de hábito na gestão é fundamental
  • Dona Irena precisa se reinventar internamente com novas rotinas de gestão.Ex.: A administração e respeito ás condições que o consumidor valoriza, as questões sociais e ambientais, a mudança é a única certeza que tem.  Não adianta elaborar estratégias de recuperação se Dona Irena continuar a repetir os hábitos do passado. A mudança na forma de gerir o negócio é fundamental.
  • - Se planejar
  • Definido metas a atingir no curto, médio e longo prazo. Esses objetivos têm que ser compartilhados pelos demais colaboradores da empresa.
  • - Contratar uma consultoria
  • Buscar uma consultoria neste momento de dificuldade poderá ser interessante, desde que seja financeiramente viável pagar por este apoio.
  • - Capacitar os funcionários e deixá-los motivado é fundamental para que a empresa de Dona Irena alcance bons resultados.
  • A empresa tem que sempre estar inovando com o objetivo de apresentar diferencias no mercado.  Uma vez que o cliente seja conquistado é preciso se preocupar com a fidelização deste cliente.

2. Passo 2

Ferramenta do plano de Negócios

O plano de negócios é uma incrível ferramenta que proporciona ao empreendedor planejar de forma eficiente e objetiva o destino e desenvolvimento de uma empresa, proporcionando através desta ferramenta a orientação na busca de informações detalhadas sobre o ramo, produtos e serviços que ira oferecer em seu negocio ,apontando os pontos fortes e fracos do negocio, trazendo assim um processo de aprendizagem em sua elaboração e conhecimento de seu empreendimento, e facilitando o entendimento. As seções que compõe um plano de negócios geralmente são padronizadas, com isso o plano de negócios leva ao empreendedor ter em sua elaboração total direção entre a possibilidade de sucesso ou fracasso de seu empreendimento.

Seções de um Plano de Negócios.

Capa

A capa, apesar de não parecer, é uma das partes mais importantes do plano de negócios, pois é a primeiraparte visualizada por quem lê o plano de negócios,devendo, portanto, ser feita de maneira limpa e comas informações necessárias e pertinentes.

Sumário

Deve conter o título de cada seção do plano e sua respectiva página.

Sumário Executivo

É a principal seção do Plano, pois é onde o leitordecide se continua lendo ou não o documento, contém uma síntese das principais informações queconstam no plano. Deve ser dirigido ao público-alvo do plano de negócios.

Análise Estratégica

A análise estratégica é utilizada com uma ferramenta que auxilia no processo de gestão, fornecendo um aperfeiçoamento de produtos e serviços de acordo com as necessidades dos clientes. Esta ferramenta possibilita realizar uma análise do mercado e dos concorrentes e apresenta os pontos fortes e fracos da empresa.

Além de apresentar um baixo custo de elaboração e implantação o planejamento deve ser visto como uma ferramenta que ao propiciar um conjunto de reflexões e análises sobre o futuro, também proporciona um maior conhecimento do mercado de atuação e as possíveis mudanças que este setor possa impor, e dessa maneira se preparar para antecipá-las. Dessa forma, espera-se que a empresa adote um pensamento proativo de gestão  tornando-se assim, mais ágil, adaptativa e competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com