TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 8

Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram, no início do século, em trabalhos de Charles Eliot (1906), Arthur Hakley (1907) e John Clarck (1916). Tais manifestações não sofreram apoio desejados, pois foram considerados de cunho socialista. Foi somente em 1953, nos Estados Unidos, com o livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, surgiram associações de profissionais interessados em estudar o tema: American Accouting Association e American Institute if Certified Public Accountants. É a partir daí que a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade e se transforma num novo campo de estudo.

A responsabilidade social revela-se então um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
O Estudo de Impacto Ambiental – EIA e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA constituem-se, por determinação da autoridade competente, em instrumentos indispensáveis para avaliação dos impactos ambientais relativos à caldeiraria.
A avaliação dos Impactos Ambientais, como resultado de mecanismos técnicos e científicos, foi instituída pela Política Nacional do Meio Ambiente em 1986, através da Revolução nº 001/86 do CONOMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelece diretrizes básicas e critérios gerais para a elaboração dos planos e projetos, de acordo com a natureza e o porte do empreendimento.


        Desenvolvendo a idéia de que as organizações devem estar em condições de controlar os efeitos ambientais de suas próprias atividades e reduzir sensivelmente e sistematicamente os impactos ambientais causados , nossa empresa, através de um trabalho integrado com uma equipe, procuraram realizar o diagnóstico ambiental que pode avaliar os diferentes impactos advindos da operação da caldeiraria.
O cenário empresarial é um constante desafio à gestão. A globalização dos mercados, os avanços tecnológicos e a crescente exigência dos consumidores são fatores que impactam os resultados econômicos, sociais, políticos, tecnológicos e estruturais nas organizações. Estas variáveis ambientais passaram a requerer uma maior flexibilidade na forma de administrar, implementando instrumentos e ferramentas de gestão mais dinâmicos e competitivos, aspectos decisivos para a manutenção da sobrevivência (SILVA, 1996).
        O setor industrial de caldeiraria é grande importância para a economia brasileira e mundial, pois apresenta um alto risco para o meio ambiente, em potenciais impactos ambientais negativos gerados. O objetivo para levar os aspectos ambientais significativos e os impactos associados de uma empresa do setor de caldeiraria, a caracterização elaborada em uma planilha de aspectos e impactos empregados a metodologia da matriz de interação, metodologia empregada a importância para a avaliação da significância do impacto potencial, classificando como de maiores importância os impactos para o uso de recursos naturais.

Estamos passando por uma transformação para começarmos temos os impactos ambientais, recebendo através das tecnologias de gestão em uma caldeiraria analisando-a da seguinte forma:
Caldeiraria é a área responsável pela fabricação de peças e equipamentos em geral partindo da conformação de chapas metálicas planas (aço carbono, aço inoxidável ou ligas de alumínio). É também um estabelecimento destinado a manuseio de metais e solda, com espaço para entrada e saída de carga de materiais de grande porte.
A profissionais que trabalham na caldeiraria que são os caldeireiros atuam na montagem de equipamentos em geral.
Pois bem, esta interação com o meio ambiente, ou impacto ambiental, seja ela positiva ou negativa, é uma consequência direta ou indireta do(s) aspecto(s). Deste modo é fácil constatar que a relação entre os aspectos e impactos é de CAUSA e EFEITO. Isto é, os aspectos são as causas dos impactos. Este efeito, ou impacto ambiental, é definido pela ISO 14001 como qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.
Trabalhar com a separação de resíduos sólidos;
Manter funcionários e áreas limpos, separando resíduos de lixo;
Contratar uma empresa de reciclagem para materiais usados na caldeiraria como: metais
Incentivar seus funcionários na conscientização sobre o meio ambiente, abordando temas e palestras semanais;
O controle das emissões atmosféricas industriais, instalando adequadamente sistemas contra poluição;
Separação de óleos e graxas;
Descarte de embalagem do produto pelo consumidor final.
Hoje podemos dizer que as empresas deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para identificar os aspectos ambientais como atividades, produtos e serviços, dentro do escopo definido de seu sistema de gestão ambiental, pudendo controlar e influenciar levando em consideração os desenvolvimentos novos ou planejados, as atividades, produtos e serviços novos ou modificados, exercendo métodos para recursos econômicos, sociais e políticos.
As medidas de mitigação que tornam as organizações mais prevenindo, controlando, compensando e remediando a poluição do meio ambiente. As indústrias brasileiras estão conscientes da necessidade de adotar práticas de gestão ambiental e pretendem ampliar seus investimentos destinados à proteção do meio ambiente. Muitas empresas já aderiram às regras do CONAMA, IBAMA, SEMA, ISSO 14001, entre outras.
Com base na constituição Federal de 1988, passou-se a entender que o meio ambiente divide-se em natural, cultural, artificial e do trabalho.
De acordo com a resolução CONAMA 237/97: “Licença Ambiental é o ato administrativo pelo qual o Órgão Ambiental estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadores dos recursos ambientais considerados efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
O Banco Bradesco fez um levantamento do envolvimento dos funcionários com projetos sociais. Com isto poderá avaliar os resultados dos alcançados e a importância das empresas buscarem melhorias na qualidade de vida. Para que isto ocorra é necessário que os colaboradores envolvidos creditem que seu trabalho possa contribuir para uma sociedade mais justa. Responsabilidade Social tem objetivo conscientizar a importância das suas atitudes tomadas hoje, para um futuro melhor amanhã. A Responsabilidade Social nas empresas é importante para que se consiga atingir os objetivos desejados em maior número possível de colaboradores com o seu comprometimento podendo alcançar resultados positivos para ambas partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com