TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional Bonita Calçados

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação à Distância.

Unidade de Criciúma – SC

Curso de Administração e Ciências Contábeis

Agnaldo Conceição Ferreira – RA: 5323579169

Franciele dos Santos Merencio Ferreira – RA: 5323579180

Francieli Goulart Furlaneto – RA: 5323544126

Jeferson da Silva Duarte – RA: 5332604079

Marli dos Santos – RA: 5323579173

DESAFIO PROFISSIONAL

ANÁLISE DE CUSTOS, GESTÃO DE PROJETOS, MICROECONOMIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

TUTOR PRESENCIAL: ELIZEU DE SOUZA

TUTORA A DISTÂNCIA: JULIANA PALMA SANTOS

CRICIÚMA/SC

29 de Outubro de 2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO         4

2.1 GESTÃO DE PROJETOS ...................................................................................................4

2.2 MICROECONOMIA ...........................................................................................................5

2.3 PROGRAMA QVT ..............................................................................................................6

2.4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ........................................................................................8

2.4.1 SISTEMA ERP .................................................................................................................9

2.4.2 SISTEMA SAD ...............................................................................................................10

2.5 MARGENS DE CONTRIBUIÇÃO ...................................................................................10

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................11

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

1. INTRODUÇÃO

A empresa “BONITTA” é uma marca conhecida e tradicional no setor calçadista, com 30 anos de atuação atendendo principalmente a linha de calçados femininos.

Mesmo com toda sua tradição no mercado calçadista, vem enfrentando grandes dificuldades para se manter viva neste seguimento, devido as oscilações econômicas do País e a variação do câmbio, pois a “BONITTA” também atua com exportação de seus produtos para outros países como a Argentina.

Vamos propor soluções para enfrentar as dificuldades que a empresa vem sofrendo nos últimos anos em seu segmento, com novos projetos e designer a sua linha de calçados trazendo inovação e conforto aos seus clientes

Faremos uma criteriosa análise na gestão de custos para que a empresa se torne rentável novamente, implementaremos um sistema de gerenciamento eficiente e eficaz.

Além de trabalharmos o bem estar e qualidade de vida de seus colaboradores, que se sentem inseguros com a atual situação da empresa, e convivem com o anseio de perderem seus empregos a qualquer momento.

Com o estudo criterioso da empresa, um gerenciamento eficaz e eficiente alinhando os valores de custos e venda para que obtenha lucro, sempre almejando manter seu ponto de equilíbrio na produção.

 Com planejamento e projetos inovadores que atendam as novas tendências do mercado, vamos resgatar a credibilidade da “BONITTA” dando a ela condições para brigar novamente no mercado calçadista disputando espaço a concorrência nacional e internacional.  

 

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PROJETOS

A proposta é a elaboração e implantação de um projeto para a criação de uma nova linha de calçados femininos modernos e confortáveis, sendo que um dos maiores problemas da decadência no mercado da empresa “Bonitta” é a falta de inovação no design, junto á outros fatores como a queda no poder aquisitivo dos consumidores. Dentro desse novo cenário na economia nacional a empresa deverá investir na inovação e modernização para se manter no mercado e voltar a ser competitiva.

Para garantir que um projeto seja bem sucedido é muito importante a elaboração de um planejamento bem estruturado e a organização na hora da execução. Para isso podemos contar com a matriz RACI, que é um instrumento muito eficiente na atribuição de funções e responsabilidades dentro de um projeto. A matriz RACI nos proporciona também a divisão clara das atividades, sem que haja pessoas multitarefa, melhor rastreamento de informações e a resolução de pequenos problemas ou falta de comunicação que podem afetar o desempenho das equipes e o resultado do projeto.

Segundo Valeriano (Gerência em Projetos:pesquisa,desenvolvimento e engenharia. São Paulo: Makron Books, 1998.) “Em um ambiente de competição e de mudanças, de um lado, e de competente administração participativa e cooperação de outro, os projetos devem ser executados por equipes integradas, em que todos conheçam o trabalho de todos, realizando com eficiência suas tarefas específicas. Todos estão comprometidos com os resultados e todos são gerentes de alguma parte do projeto e, ao mesmo tempo, clientes e fornecedores de outras. ”

MATRIZ RACI                                      PESSOAS

Atividade

Pedro

Marcos

Mari

Luana

Eliza

Definir

A

R

I

I

I

Projetar

I

A

R

C

C

Desenvolver

I

A

R

I

C

Testar

A

C

I

I

R

LEGENDA RACI

R-Responsável

A-Autoridade

C-Consultado

I-Informado

Na Gestão do Projeto de criação e lançamento da nova coleção para alavancar a “Bonitta” no mercado as funções foram definidas na matriz RACI:

Pedro tem autoridade na definição do projeto e das funções de cada um dentro dele, já na fase de elaboração do projeto ele será informado pelos outros colaboradores como exemplo a designer que irá criar os novos modelos de calçados, assim como no desenvolvimento. Porém na fase dos testes ele será novamente autoridade porque será sua a função de testar o novo produto e autorizar o seu lançamento ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (213.3 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com