TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio profissional

Por:   •  1/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.197 Palavras (13 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplinas Norteadoras:

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Comportamento Organizacional.

Nome do Acadêmico: Alyston Miguel Antunes

RA: 2800748100.

Desafio Profissional

Tutor: Prof. Tutora Ivone Lirio Ribas

Presidente Prudente/SP – 31 de março de 2015

DESAFIO PROFISSIONAL


DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional, do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, Centro de Educação à Distância, como Atividade Avaliativa das Disciplinas: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL e TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, para obtenção e atribuição de nota.

Presidente Prudente/SP, 15 de março de 2015

Negociação entre: Gravadora “Mundo Rock” e “Associação dos moradores do Bairro Jardim Europa”

Perfil do Oponentes

Associação de Moradores do Bairro Jardim Europa

Líder: Paulo de Sá.

Formação: Direito e Matemática.

Estilo de negociação: confrontador, conjuga a confiança que busca no outro e que espera que o outro perceba possível nele para o controle que quer realizar na negociação.

Objetivo: impedir as mudanças das características do bairro com a instalação da gravadora “Mundo rock”.

Alegação: Quebra da tranquilidade e diminuição da sensação de segurança.

Argumentos: Insegurança, ruídos e aumento do tráfego de veículos.

Informações relevantes:  moradores com estilo conservador e questionador, valorizam e primam pelo tranquilidade e silêncio de suas rotinas; público composto por pessoas da terceira idade com interesses culturais e sociais comuns que visam qualidade de vida em detrimento da exploração imobiliária (pessoas que gostam do bairro pelo seu valor emocional e não pelo seu valor comercial), tem característica interessante de sempre buscarem o diálogo coletivo para a resolução dos problemas do bairro.

Estímulos a negociação:  entendimento coletivo de que o bairro “é bom como é”; que carências em infraestrutura dentro de suas necessidades, porém mudanças profundas podem colocar o bairro em destaque imobiliário, trazendo além da intranquilidade e insegurança a exploração imobiliária, logo o empreendimento da instalação da gravadora estaria indo no sentido oposto do que as pessoas desejam ao morar ali: privacidade.

Gravadora “Mundo Rock”

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.

Estilo de negociação: aplica em suas negociações a combinação do estilo confrontador ( demonstrar confiança no outro negociador e assim consegue criar e fortalecer a mesma confiança que demonstra ter na outra parte, acredita no efeito espelho ou seja suas atitudes se refletem no outro trazendo a confiança em retorno, é um colaborador nato) com o estilo amigável quando acentua a consideração na confiança demonstrada, se faz empático nas argumentações do outro, fortalecendo o fator de cooperação como um dos benefícios que ficam da negociação para ambos.

Estilo de negociação:

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: é preciso aceitar o progresso, pois este traz consigo benefícios que podem não ser vistos em princípio, porém são elementarmente estruturais para a contínua melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Síntese:

Este trabalho consiste em uma negociação entre a gravadora “Mundo Rock” e a “Associação dos Moradores do Bairro Jardim Europa” na cidade de Presidente Prudente/SP; devido a Associação dos moradores do bairro ao ficarem cientes da instalação da nova sede da gravadora no bairro terem feito pedido formal à prefeitura local para impedir a instalação até que se fosse esclarecido quais impactos haveria. A prefeitura acompanhará apartado a solução da negociação e então com os detalhes esclarecidos e havendo um acordo entre ambas, que seja legalmente aceito, liberará as obras. Para tanto a prefeitura procurou a gravadora colocando a parte das reivindicações da associação dos moradores solicitando um porta voz para negociar com os moradores.

O objetivo é apresentar a aplicação dos conceitos de negociação bem como a utilização dos conhecimentos do comportamento humano e suas tantas e possíveis interpretações, deixar claro que a meta maior é um consenso de resultado onde ambas partes findem em uma situação confortável, sem uso do poder ou manipulação por qualquer dos envolvidos. Buscaremos usar a comunicação como ferramenta para negociar, informando nossos interesses, e ouvir os interesses da outra parte, chamaremos a atenção e criaremos o desejo na outra parte para os benefícios da instalação de nossa empresa no bairro, entender o contexto anterior e mostrar como pode ser benéfico o contexto que virá, consideraremos o entendimento que nossa mensagem terá, encontrar nossa resposta positiva em feedeeback; ou seja mostraremos com chegar ao bom denominador comum, que trará o início de uma relação duradoura entre as partes.  “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta. Carl Jung

Para Fisher e Ury (1985, apud MARTINELLI, 2012, p. 17) negociação pode ser definida como “um processo de comunicação blilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”, então teremos que nossa negociação deverá ir ao encontro dos interesses das duas partes envolvidas. Será necessário também que tenhamos uma visão sistêmica do contexto, entendendo o ambiente e suas influencias nas opiniões das pessoas e criarmos uma relação de interação e interdependência com o objetivo do resultado positivo para todos, com isso indo ao encontro do que  diz Hodgson ( 1996, apud MARTINELLI, 2012 ) sobre negociação sendo “uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório”.

Análise e planejamento:

A negociação sempre pede o entendimento do contexto que surge ao se analisar as três variáveis básicas do processo de negociação ( tempo, informação e poder ). Conforme P.Stark (1999) a variável poder é a “habilidade de influenciar pessoas ou situações”.

O poder que a gravadora demonstra vem de seu alcance nacional e internacional que traz consigo artistas de renome o que provavelmente chamará atenção para o bairro quando for instalada, resultado que se choca com os interesses dos moradores que buscam a preservação de sua tranquilidade encoberta pela discrição de sua rotina. O poder também é considerado a favor da associação dos moradores do bairro pois tratasse de uma comunidade onde moram pessoas que tem influência em todos locais tanto profissionais como políticos, tanto que após uma única intervenção na prefeitura obtiveram êxito em suspender o alvará de construção da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com