TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio profissional

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.550 Palavras (15 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 15

 SUMÁRIO

1-  INTRODUÇÃO ........................................................................................................2..

2- ESTRUTURA  ORGANIZACIONAL ......................................................................3

3- PLANO DE CAPACITAÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO   ........................5

4- PLANO DE CAPACITAÇÃO  PARA O NÍVEL TÁTICO.......................................6

5- PLANO DE CAPACITAÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL   ........................9

6- CONSIDERAÇÕES  FINAIS ....................................................................................13

7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................13

1

INTRODUÇÃO

As organizações apresentam enorme diversidade e são profundamente diferentes entre si, pois se caracterizam como sistemas abertos, orgânicos e sempre em transformação.

Além disso, as organizações operam em ambientes diferentes, rodeadas de um universo de fatores econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais e demográficos que interagem entre si e se alternam constantemente.

Toda organização necessita de uma complexa equipe de pessoas altamente qualificadas para sua adequada administração. Uma verdadeira liderança de lideranças para decidir e agir de maneira apropriada a cada situação e buscar resultados sempre mais elevados de maneira eficiente e eficaz.

A administração é o meio pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações e oferecer resultados estupendos.

A tarefa da administração consiste em desenvolver estratégias empresarias para a empresa atingir capacidade de manobra diante de um contexto extremamente mutável e de reagir e responder com flexibilidade para evitar ou neutralizar as ameaças e as previsões ambientais.

A diretoria executiva do Hipermercado Hoterdan haviam acabado de encerrar a reunião trimestral e concluíram que era preciso fazer alguma coisa para melhorar as operações, já que os lucros estavam caindo há quatro trimestres consecutivos, e os custos estavam fora do controle.

Nossa empresa de consultoria em gestão administrativa firmou um contrato  para desenvolver  um trabalho de  modelagem em sua  estrutura organizacional e capacitação e /ou desenvolvimento de competências gerenciais a nível estratégico, tático e operacional, para que possamos solucionar problemas, dimensionar recursos, planejar sua aplicação, desenvolver estratégias, efetuar diagnósticos de situação e etc..

Agora o papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros.

                                                                     

                                                                     2

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estrutura organizacional é um instrumento administrativo que resulta na análise, ordenação e o agrupamento dos recursos da empresa, estabelecendo os níveis da tomada de decisões, visando o alcance dos objetivos estabelecidos pela empresa.

As atividades da empresa devem estar bem identificadas sabendo assim exatamente, o que deve ser feito e na ordem certa. Os recursos também devem estar conforme as atividades. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites.

A estrutura organizacional se divide em dois grupos:

Estrutura Formal: é aquela representada pelo organograma. Todas as relações são formais. Não se pode descartá-la e deixar funcionários se relacionarem quando eles não devem ter relações diretas.

Estrutura Informal: é o relacionamento entre as partes fora do organograma, ou seja, as relações não estão previstas, pode ajudar a empresa, facilitando o trabalho, mas pode também atrapalhar, se não for feito com atenção.

[pic 1]

Figura 1:  Estrutura funcional da HOTERDAN.

                                                                 3




1.5. Departamilização por produtos de cada filial Hoterdan - Hipermercado:
A criação de um centro de distribuição foi considerada pelos os diretores como o melhor plano estratégico da empresa para o desenvolvimento e crescimento, devido os benefícios; como os recebimentos das mercadorias diretos do fornecedor assimdiminuindo o custo logístico devido ao grande numeram de pedidos feito de uma única só vez e destinada a apenas um local para fazer armazenagem, antes de seguir para as lojas as mercadorias são separadas por categorias; mercearia seca e molhada, eletroeletrônicos, frios, laticínios, peixaria, bebidas e FLV; frutas legumes e verduras.com este processo de distribuição a empresa reduziu os gastos com fretes e conseguiu comprar do fornecedor com menor preço e assim aumentou a sua oferta de preços promocionais ao consumidor final.

[pic 2]

                                                               4

            PLANO DE CAPACITAÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO

 Para melhorar o desenvolvimento gerencial é preciso definir objetivos. Sabendo aonde quer chegar com o negócio. Quando não se tem metas, qualquer caminho que seguir será bom o suficiente. Posteriormente, procure o superior, e estando de acordo com o que foi definido, desenhe um plano de ação para agir sobre tal  problemas e encontrar algum modo de seguir o caminho que foi estabelecido. Alcançando seus objetivos terá uma gerência eficaz.

Desenvolver líderes: São atividades vivenciais, que são desenvolvidas no formato de dinâmicas de grupo, tem como objetivo capacitar profissionais para a prática de liderança, desenvolvendo atitudes que permitam  influenciar os membros do grupo;

Primeiro Plano: “Liderança Individual”: Tem como missão melhorar sua própria vida, não transmitindo ao outro, o que não possui.

Segundo Plano: “Liderança em Grupo”: A capacidade  do líder em influenciar o grupo que pertence, a partir de seu desempenho e valores, as pessoas sempre buscam como referências pessoas que são capazes de solucionar seus próprios problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (439 Kb)   docx (242.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com