TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

ADMINISTRAÇÃO

 TRABALHO EM GRUPO - TG


Aluna:

2017

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL: DE QUE FORMA A INCLUSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MAIS BAIXOS NÍVEIS ESCOLARES PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE MELHOR PARA O FUTURO?[pic 2]

               O desenvolvimento sustentável é um conjunto de práticas ecológicas aplicadas pela população em seu dia-a-dia que visam integrar a economia, sociedade e meio ambiente, de maneira a atender as necessidades de cada um sem prejudicar as gerações futuras. Portanto, para estabelecer uma ponte entre o presente e o futuro, a inclusão da educação para esse desenvolvimento sustentável no Brasil é indispensável nos níveis escolares mais baixos, uma vez que se deve começar a agir desde cedo.

               Embora já existam muitas práticas sustentáveis no Brasil, ainda são necessários desenvolvimentos de mais tecnologias limpas, com menos consumo de matéria e energia, menor quantidade de resíduos e mais possibilidades de reutilização de materiais. Além de uma maior participação de toda população. 

               A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançou um guia bastante completo para incentivar a EDS. Essa agência especializada tem como proposta auxiliar educadores a despertar a atenção das crianças, estimulando o debate e a ação, afim de contribuir bastante para a formação de adultos mais conscientes.

               A reciclagem, por exemplo, é uma prática que é ensinada para os indivíduos desde a escolaridade primária e que compõe o desenvolvimento sustentável. Seu processo de reutilização de materiais garante benefícios tanto ao meio ambiente, pois promove uma diminuição relevante dos recursos naturais, quanto à sociedade que será favorecida em vários aspectos, inclusive no âmbito econômico.

              Outra ação que tem sido muito eficaz e eficiente, e que está sendo implantada no Brasil cada vez com mais força, é a preferência pelo uso, em supermercados, de sacolas de pano ou de outro material que não seja descartável. E esse também é um método simples, que, vem sendo ensinado, desde sua aderência pela sociedade, nas escolas. [pic 3]

              Além desses, existem muitos outros tipos de métodos para o desenvolvimento sustentável e a maioria deles podem ser ensinados para os jovens e crianças colocarem em prática brevemente, como por exemplo o descarte correto de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas. Porém também existem muitos outros que, ao serem ensinados a eles, podem servir de incentivo para uma discussão na sociedade, com finalidade de realização pela mesma, como o reuso da água por indústrias, reflorestamento, etc.

              Logo, todas essas atividades que englobam o desenvolvimento sustentável fazem dele um projeto de extrema importância, pelo fato de apresentar à população a garantia de um futuro promissor. Elas devem, então, ser fortalecidas e promovidas em todos os níveis e em todos os contextos educativos ao longo da vida. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS[pic 4]

<http://www.sampexdesentupidora.com.br/blog/a-importancia-do-desenvolvimento-sustentavel/> Acesso em 13/11/2017

<http://www.unesco.org/new/pt/rio-20/educating-for-a-sustainable-future/#c319423> Acesso em 13/11/2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com