TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  27/11/2023  •  Resenha  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Rafael Pessanha da Costa.

A Ambev faz parte da rede Brasil do pacto global das Nações Unidas (ONU), que é composta por companhias de todo o mundo que estão dispostas a trabalharem juntas para gerenciar seus negócios de maneira mais sustentável. 

Com isso a Ambev criou a plataforma mundo melhor, que aborda frentes como: água, embalagem Circular, agricultura sustentável, mudança climática, empreendedorismo, consumo responsável, diversidade e inclusão, equidade racial, AMA e VOA, todos pautados pela ética. Com estas frentes, colocamos foco em impulsionar o progresso na direção dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, usando parcerias para gerar uma mudança positiva significativa. 

Os ODS mais alinhados aos negócios da Ambev são do 2 ao 17, que são:

2. Fome zero e agricultura sustentável.

3. Saúde e bem estar.

4. Educação de qualidade.

6. Água potável e saneamento. 

7. Energia acessível e limpa.

8. Trabalho decente e crescimento econômico. 

9. Indústria, inovação e infraestrutura. 

11. Cidade e comunidades sustentáveis. 

12. Consumo e produções responsáveis. 

13. Ação contra a mudança global do clima.

14. Vida na água.

15. Vida terrestre. 

17. Parcerias e meios de implementação. 

Algumas frentes da Ambev:

Água AMA 

A AMA é o primeiro negócio social de uma grande empresa no Brasil. Com transparência, todo o lucro obtido com venda da AMA é revertido a projetos que levam água potável a comunidades do semiárido e de periferias urbanas do Brasil.

Como exemplos de projetos apoiados estão a perfuração de poços profundos, a revitalização de sistemas de distribuição que estavam inoperantes, e a construção de cisternas em escolas.

As águas AMA são vendidas em quatro versões: garrafas plásticas de 500 ml e de 1,5l, e em latas de 350 ml nas opções com e sem gás, 100% recicláveis. Os produtos já arrecadaram mais de R$ 5,9 milhões de lucro, que foram revertidos para 57 projetos de acesso à água potável, beneficiando mais de 50 mil pessoas do semiárido, além de mais de 200 mil pessoas de quase 50 comunidades localizadas em periferias urbanas no país.

SAVEH

Sistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica é uma plataforma da Ambev que compartilha de forma gratuita com outras empresas o seu sistema de gestão hídrica, que ajudou na redução de mais de 40% do consumo de água da empresa nos últimos 13 anos. Com base no preenchimento de um auto-diagnóstico, a ferramenta gera um plano de ação personalizado para cada empresa, buscando o aumento da eficiência e a diminuição de desperdícios. A plataforma foi idealizada pela Ambev juntamente com a Fundação Avina (fundação que trabalha para o desenvolvimento sustentável na América Latina), e tem como objetivo principal auxiliar pequenas e médias empresas que utilizam água no seu processo produtivo a reduzir o consumo de água, contribuindo para aumentar a segurança hídrica no país.

Projeto bacias & florestas

Maior iniciativa da plataforma água, que trabalha para a recuperação e preservação de importantes bacias hidrográficas no país. Trabalha com a parceria de outras instituições, assim como já trabalhou com a WWF Brasil e a ONG The Nature Conservancy, por exemplo, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. 

Coalizão cidades pela água

É uma iniciativa de ação coletiva liderada pela The Nature Conservan- cy Brasil (TNC), cujo principal patrocinador é a Ambev e tem como objetivo aumentar a segurança hídrica de 12 regiões metropolitanas brasileiras, através da restauração e recuperação de áreas estratégicas para o abastecimento de água. Este trabalho, que completou 8 anos em 2023 atinge 21 bacias hidrográficas que abastecem quase 63 milhões de pessoas em mais de 250 cidades brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com