TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento da logística nas últimas décadas

Por:   •  24/10/2017  •  Dissertação  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

O desenvolvimento da logística nas últimas décadas.

Antes da década de 90 a Logística era pouco conhecida e tinha como função apenas o transporte e a distribuição de produtos prontos. Nesta época, nos cursos de Administração de Empresas, a disciplina conhecida como Administração de Materiais colocava a Logística como um de seus conteúdos o que fez com que hoje a disciplina passou a ser denominada Gestão Logística.

Com essa evolução e através de obras que tratavam especificamente do assunto, como a segunda edição do Basic Logistic de Ronald H. Ballou, as atividades relacionadas à Logística ampliaram e já compreendiam quantidade e qualidade do produto, além de garantir o tempo correto para o cliente. No entanto já em 1991 a definição de Logística passou a ser mais abrangente conceituando-a através de um “processo de planejamento, implementação e controle da eficácia, da eficiência do fluxo e estocagem de mercadorias, serviços e informações desde o ponto de origem até o ponto de consumo pela razão de estar de acordo com as necessidades do cliente.”

Ainda na década de 90 surge a cadeia de suprimentos que mais uma vez modifica o conceito de Logística. Este instrumento abrange outros atores que cooperam entre si com o intuito de desenvolver e promover as operações. A cadeia, além de fornecedores e fabricante engloba transportadores, depósitos, varejistas e os clientes.

O que faz com que a Logística progrida tanto hoje em dia é a exigência dos clientes em satisfazer suas necessidades e desejos, ou seja, a empresa deve possibilitar o menor custo possível no momento e no local oportuno.

Duas situações de ordens econômica e tecnológica produziram essas premissas da clientela. Uma é a globalização, que fabricou novas exigências competitivas enquanto a evolução tecnológica possibilitou uma gestão mais ágil e capaz.

A globalização, por facilitar o comércio em múltiplos locais fez com que aumentasse o número de clientes, pontos de vendas, fornecedores e principalmente a distância e os processos de operação. Também, a incerteza econômica criada por este fator origina dificuldades na atuação da logística que necessita de antecipação para ser eficaz o que faz com que ela tende a se desenvolver.

Em decorrência da globalização e do acelerado progresso nas telecomunicações, as empresas reduzem seus estoques e passam a girar mais os produtos, assim a Logística se torna “o conjunto de atividades direcionadas a agregar valor, otimizando o fluxo de materiais, desde a fonte produtora até o consumidor final” atendendo toda a demanda dos clientes já que a mercadoria é direcionada na quantidade correta, de forma apropriada, a um preço justo e no menos prazo possível.

Desde que começou a evoluir na década de 40, a Logística não parou mais, pois as exigências de qualidade e principalmente de serviços pelos clientes submetem o progresso e o desenvolvimento desta matéria tão importante para o avanço das relações comerciais e até mesmo da gestão pública com a população.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

- ROSA, Rodrigo De Alvarenga. Gestão Logística. 2ª edição reimp. Florianópolis; Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.

- VICENTE, Lucas. Evolução da Logísitca. 15 março 2011. Disponível em: http://ebep-logistica.blogspot.com.br/2011/03/evolucao-da-logistica.html Acesso em: 28 set. 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com