TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A partir de todo contéudo estudado na disciplina, procure compreender os comportamentos de Pitú e Marquinhos. Procure sitúa-los nos períodos de desenvolvimento cognitivo de Piaget e indique quaisas características principais do comportamento de cada

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


1 INTRODUÇÃO:

        O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre as tendências pedagógicas na educação, possibilitando identificá-las e diferenciá-las de acordo com as leituras solicitadas pelos tutores do curso e também de referências buscadas em sites da internet ou artigos publicados em revistas.

  1. CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO

 

2.1 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

  1. Tendência Liberal Tradicional

Nesta tendência os conteúdos são passados para os alunos como verdades absolutas e inquestionáveis, sendo os professores a autoridade maior em sala de aula.

  1. Tendência Liberal Renovada Progressivista

Considera os interesses e necessidades dos alunos, sendo estimulados os trabalhos em grupo,, a solução de problemas, bem como a experimentação.

2.1.3 Tendência Liberal Renovada Não-diretiva

        O professor é um facilitador do processo e o aluno é o centro do mesmo. Possui ênfase na autoavaliação.

  1. Tendência Liberal Tecnicista

Os conteúdos são tidos como instrumentos para a formação profissional. Nesta tendência professor e aluno são consumidores das políticas traçadas pelos especialistas da educação.

  1. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS
  1. Tendência Progressista Libertadora

Os conteúdos são determinados por experiências e necessidades reais de emancipação dos indivíduos, desta forma professor e aluno são  sujeitos ao ato do conhecimento.

  1. Tendência Progressista Libertária

Visa participação organizada e ativa na democratização da sociedade. O professor é um elemento fundamental no processo de transmissão-orientação crítica dos conteúdos.

  1. Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos

        Educação diretiva, porém não autoritária. O professor é o mediador entre o saber e o aluno, sendo o último um participador.

CONCLUSÃO

Após as leituras realizadas se pode perceber que a educação e o modo de ensino evoluem de acordo com o que pede o mundo moderno. Nota-se que houve um tempo que havia necessidade de preparar o aluno para o trabalho e que esta função foi destinada à escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com