TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento segundo Adam Smith

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento segundo Adam Smith

Segundo Adam Smith, o trabalho produtivo é o essencial para a riqueza nacional. Em um dado período de tempo, o volume de produção obtido por trabalhador se dá por três fatores: intensidade do capital, da tecnologia e da divisão do trabalho.

Smith retoma o papel da indústria no desenvolvimento da produção, segundo a teoria do valor-trabalho. A indústria faz que haja economias de escalas e rendimentos crescentes, esta, neutraliza os rendimentos decrescentes da agricultura que é dependente da fertilidade do solo e do clima.

A economia para Adam Smith deve funcionar sob condições de liberdade total dos agentes econômicos, com pouca influência do estado pois a mesma tomaria vantagens sob obras públicas. O estado apenas teria participação na formulação de leis, na educação pública, entre outras funções.

O liberalismo para Smith, explicava pela psicologia individual. Assim, a ideia era que o interesse coletivo seria assegurado pelo interesse dos particulares que procuravam seu próprio benefício. O interesse individual era livre, para cada mercado ou fator, estes, através da “mão invisível” seriam harmonizados coletivamente.

Adam defendeu a PARCIMÔNIA (hábito de poupar, fazer economia), pois aumentaria o estoque de capital, que seria necessário para contratar trabalhadores e aumentar a produtividade e a qualidade do mesmo.

Deste modo, para uma maximização das riquezas das nações, de maneira alguma prejudicar a liberdade individual para empreender e empregar trabalho individual; assim como não se deve parar o desenvolvimento que expande o emprego.

O trabalho é produtivo quando se tem o investimento de capital que eleva a produtividade e o valor do produto. A demanda é criada através das trocas e da expansão do mercado, aumentando o volume de produção e diminuindo o custo e emprego do trabalho produtivo e de capitais adicionais. O trabalho útil é o trabalho que produz excedente de valor sobre seu custo de reprodução. Assim, a riqueza vem da quantidade do trabalho empregado na produção, em relação à população total.

As máquinas reduzem o tempo de produção do objeto e eleva a agilidade do trabalhador. Aumentando a produção por trabalhador, maiores são as quantidades de bens para trocar de acordo com o interesse individual. A propensão humana à troca é o principio que origina a divisão do trabalho. Nenhum individuo produz todos os bens que necessita, pois, existem bens que requer habilidades individuais.

O economista britânico observou que, nas formações de regiões a população tende a concentrar-se próximo aos rios e mares, com mais preferência próximo aos portos marítimos ou fluviais. Sabendo disso, foi concluído que uma melhoria nos meios de transporte para redução de custos e aumento de mercado seria muito importante.

Mercados mais amplos possibilitam a produção de um produto especifico e, a redução dos custos de transporte faz com que o produto tenha um maior alcance, podendo ser exportado para regiões ou países distantes, tornando-se viável à uma produção em larga escala.

Em suma, o modelo de desenvolvimento não tem obstáculos e é levantado pelo investimento que antes era poupança, possibilitando a contratação mão de obra produtiva. Com os rendimentos crescentes os salários e os lucros sobem; de acordo a população, ao capital e a tecnologia que são complementares. Isso é decorrente da acumulação de capital, por aumentar a demanda por trabalho, elevando a massa salarial e o tamanho do mercado interno, criando economias de escala e reduzindo os custos médios de produção.

Desenvolvimento segundo David Ricardo

A dedicação de David Ricardo voltava-se para a formação da riqueza nacional e sua distribuição entre capitalismo, trabalhadores e proprietários de terras. Para o mesmo, o grande problema do crescimento econômico era a agricultura, da qual não tinha capacidade de produzir produtos barateados para o consumo. Deste modo acarretava a elevação do salário nominal e os fundos de salário, essenciais para o aumento do nível de produto e da obtenção dos meios de produção. O foco principal do economista estava em determinar as leis que regulam a divisão do produto para os proprietários, os capitalistas e trabalhadores, na forma de salário, renda e lucro. Porem, essa divisão depende da fertilidade do solo, acumulação de capital e do crescimento demográfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com