TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais Fatores Que Explicam o Processo de Desenvolvimento Econômico de Adam Smith e David Ricardo.

Por:   •  14/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Os principais fatores que explicam o processo de desenvolvimento econômico de Adam Smith e David Ricardo.

        Smith tentou explicar as razões do desenvolvimento econômico e suas ideias sobre a formação de preços de commodities, condições salariais e regras de taxa de lucro logo influenciaram a burguesia britânica da época. Pode-se dizer que Smith é um dos fundadores de uma visão de mundo que se relaciona com as necessidades ideológicas de sua época, o chamado liberalismo econômico. Com base nessa ideia, vários autores da economia e de outras ciências sociais foram influenciados.

        O contexto histórico no qual Adam Smith escreveu "A Riqueza das Nações" ajuda a entender como ele construiu algumas de suas ideias. A Grã-Bretanha deu início a um momento especial denominado Revolução Industrial. As atividades comerciais estão cada vez mais direcionadas para aquele país. A enorme demanda externa por produtos britânicos estimulou a mecanização da produção, o que possibilitou o enorme progresso econômico que precisava ser explicado.

        Em geral, para David Ricardo, não há divergência entre os clássicos de que o processo de acumulação de capital é fundamental para o crescimento econômico. Não se opõem ao crescimento da produtividade da agricultura e as inovações tecnológicas que existem são muito diferentes das da indústria. A indústria representava o setor mais avançado e moderno da época e apresentava tendência de rendimentos crescentes por meio da utilização de fatores de produção (capital, trabalho e terra) perfeitamente distribuídos na produção de mercadorias. No entanto, no setor agrícola, as pessoas acreditam que o progresso tecnológico não é suficiente para conter os retornos decrescentes. Finalmente, ao lidar com questões trabalhistas de longo prazo, é visto como totalmente flexível no nível estabelecido de "salários naturais".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com