TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Design Thinking

Por:   •  13/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

Métodos ágeis em projetos da

Sabemos que diante do cenário cada vez mais tecnológico e inovador, as empresas que colocam o cliente no centro da sua estratégia são consideradas diferenciadas. Diante das novas tecnologias, os hábitos dos consumidores também mudaram, ocasionando em novas jornadas, que atendam clientes distintos, com faixas etárias diferentes, mas mantendo a mesma linguagem para os canais físicos e digitais.

O Design Thinking, é uma ferramenta que utiliza da criatividade, com objetivo de entregar soluções inovadoras, com foco nas pessoas que irão utilizar o produto ou serviço. Conforme Brown (2017), o Design Thinking pode ser utilizado como "pensamento estratégico de Design" ou "Pensamento de Design", definido como uma forma de abstração da maneira como designers pensam e concebem projetos há anos. O grande desafio é a melhoria da vida e bem-estar das pessoas, através da inovação. Para colocar em prática, são consideradas de 4 a 7 fases, onde os pilares são: empatia, definição, ideação, prototipagem e testes. A etapa da Empatia consiste em olhar um problema através do ponto de vista de quem o vivencia, precisamos entender quem é o usuário e os envolvidos de maneira holística. Após identificar a causa raiz, o grupo multidisciplinar é reunido para gerar ideias e colocar no papel as possíveis soluções para os problemas. Nessa etapa são discutidas diversas possibilidades, assim como a construção e os recursos para atingir o objetivo.

Após a imersão e ideação, iniciamos a fase de prototipagem, nesta etapa da metologia, a equipe elabora e testa os protótipos, identificando os desvios, problemas e incertezas do projeto, e o feedback do usuário é fundamental para eventuais ajustes e correções. O objetivo é fornecer excelência na entrega do produto final.

Podemos concluir que para ter uma comunicação que atenda as expectativas de diversas categorias de clientes, é necessário ter foco total nas pessoas e na diversidade, considerando tanto os fatores em comum como as suas particularidades. Se faz necessário um estudo sobre os seus usuários e as expectativas para alcançar o objetivo final, atingindo todos os públicos e garantindo a satisfação seja no ambiente físico, digital ou híbrido.

REFERÊNCIAS

BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com