TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico sobre a Situação Atual da Empresa

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.561 Palavras (15 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 15

1.Breve Diagnóstico sobre a Situação Atual da Empresa

   (Descrição de Aspectos que caracterizam o estado em que se encontra a empresa)

O supermercado Pampa tem perdido seu espaço no segmento devido não ter se atualizado nas mudanças do setor, fatores como tecnologia e logística, essenciais para o crescimento da organização, foram deixados para segundo plano devido a empresa optar pelo tradicionalismo. Com isso, os grandes fornecedores deixaram de distribuir seus produtos para o supermercado, o que os levou a perder seu público para os concorrentes, devido à baixa variedade e falta de produtos.

Outro fator determinante para a perda de público foi o mau atendimento por parte da gerência e dos funcionários da loja. Além da retração das vendas, devido às sucessivas crises econômicas no país a empresa passou a recorrer cada vez mais a créditos bancários com elevadas taxas de juros, colaborando ainda mais com a crise do supermercado Pampa.

1.Diretriz Organizacional  

  1. Declaração de Missão (Quem somos?)

“Nossa missão é oferecer aos nossos clientes produtos de qualidade com preço justo, atendimento cordial, para que nosso clientes se sintam em casa.

Promover a melhoria da qualidade do atendimento e estabelecer uma relação de longo prazo contribuindo para o desenvolvimento da comunidade”.

  1. Elaboração da Visão (O que queremos ser? Aonde desejamos estar no futuro?)

“Ser referência na rede de supermercados, prezando pela ética e excelência no atendimento de nossos clientes, com disciplina e dedicação, permanecendo em contínuo processo de expansão”.

  1. Declaração de Valores (Quais crenças norteiam nosso comportamento?)

Os valores do supermercado PAMPA são atender o cliente da melhor maneira possível com cordialidade, organização, simpatia, ética, confiança e honestidade.

  1. Objetivos Estratégicos

(O que vamos fazer para atingir a visão e cumprir a missão?)

  • Terceirizar o sistema de logística e distribuição;
  • Terceirizar o estacionamento do supermercado;
  • Melhorar o nível de satisfação dos funcionários em 50%, para que o atendimento possa melhorar, no próximo ano, através de treinamentos e reuniões;
  • Aumentar o fluxo de clientes em 30%, nos próximos 2 anos;


2.Análise do Ambiente (SWOT)

Forças

Fraquezas

  • Localização privilegiada;
  • Boa qualidade profissional da gerência;
  • Variedade de segmento (Hortifruti, Bazar, Carne e etc.); tradição e preço justo.

  • Atendimento ruim devido acomodação e baixa escolaridade dos funcionários;
  • Estacionamento insuficiente;
  • Baixa variedade e falta do produto,
  • Dificuldade na Barganha de preços,
  • Falta de capital de giro e sistema de logística e distribuição inexistente.

Oportunidades

Ameaças

  • Aumento da população na região;

  • Expansão imobiliária;
  • Ascensão da classe média;
  • Fidelização de clientes;
  • Entrada dos concorrentes (Walmart e Extra)

 

  • Abertura de shopping nas proximidades;

  • Crise econômica

  • Ações judiciais contra a empresa e especulação da chegada do supermercado DIA.

        

   Análise das 5 Forças 

   (Descrição e avaliação das forças no setor: intensidade alta, média ou baixa?)

1. a)

Ameaças de Novos Entrantes: Nos últimos anos de atuação, o Pampa viu não só a ameaça de novos entrantes ser potencial, como entraram novos concorrentes no mercado. As ameaças do cenário atual estão centradas em dois pontos principais, o primeiro são os empreendedores que desejam aproveitar o crescimento da região e abrir pequenos negócios no bairro. Isso poderia gerar a abertura de pequenas mercearias ou lojas de conveniência que ofereçam produtos similares ao do PAMPA e que levem os clientes a preferirem essa nova opção. Além disso, no outro eixo como grande ameaça ao supermercado estaria a abertura do DIA %, que faz parte do grupo Carrefour, que controla a operação, mas atua de maneira independentemente da rede, com um posicionamento diferenciado.

O Dia % tem um posicionamento popular, sua estratégia é “lojas de até 1.000 m² próximas à casa do cliente, proporcionando praticidade e economia de tempo e dinheiro”, preços mais baixos que a concorrência e “variedade de produtos de marca própria (alimentício, limpeza, higiene e beleza, bebidas, entre outros), desenvolvidos com excelente qualidade” (in http://www.dia.com.br/sobre/”). Ou seja, o Dia % é uma grande ameaça ao supermercado Pampa, uma vez que aquele oferece vários dos benefícios pelos quais o Pampa se destaca: proximidade ao cliente, preço justo e praticidade.

Essa intensidade é alta e deveria ser analisada cuidadosamente pelos donos do Pampa que poderiam vir à falência caso o novo mercado Dia se instalasse na região.

        1. B)

Barreiras de Entrada: No caso do Pampa, há poucas barreiras de entrada para possíveis novos concorrentes. As barreiras governamentais não se aplicam a esse caso, nem patentes, ou a economia de escala organizacional e tampouco são comercializados ativos especializados. Contudo, há uma fonte de vantagem competitiva que o Pampa poderia utilizar para criar uma forte barreira: a fidelização do cliente. Fidelizar clientes é mais barato que encontrar clientes novos então, na região, o Dia % vai ser um outsider, se o Pampa fizer um trabalho de melhorar o atendimento ao cliente e criar uma fidelização vai ser mais difícil para os novos entrantes “roubarem” a clientela do supermercado e a ameaça vai ser bastante reduzida, uma vez que os consumidores podem se manter fiéis ao mercado que já conhecem e valorizam.

2. Poder do Fornecedor: O poder do fornecedor no caso do Pampa é de intensidade média. O supermercado vem enfrentando dificuldade de barganha de preços junto à maioria de seus fornecedores, chegando até a ficar desabastecido de determinados produtos. Os fornecedores privilegiam o pedido de grandes quantidades e priorizam as grandes redes, mas em contra partida os produtos são padronizados ocasionando uma maior facilidade pela substituição de fornecedor. Por exemplo, os produtos hortifrutigranjeiros que por muitas vezes não possuem marca que os diferenciem.

Outra estratégia que o Pampa poderia e deveria adotar para diminuir o poder do fornecedor é a aliança estratégica com pequenos produtores que poderiam vender com exclusividade para o Pampa, isso evitaria que outros mercados assediassem esse fornecedor, evitando o desabastecimento. Essa estratégia poderia ser adotada em vários segmentos, por exemplo, no hortifrúti granjeiro o Pampa poderia fazer uma aliança com produtores rurais que são ecologicamente corretos, não usam agrotóxicos e são autossustentáveis, além de garantir um produto de qualidade e procedência, o Pampa poderia trabalhar com o produtor para que este ajuste a sua produção às necessidades do Pampa, evitando desperdício e garantindo um maior controle da cadeia de operação e maior flexibilidade quanto aos preços negociados.

3. Poder do Comprador: O poder do comprador é de intensidade baixa, uma vez que não há grau de concentração, cada comprador o faz de maneira individual, direto do mercado. Não está presente compradores com aquisição significativa da produção. Os compradores, que nesse caso são muitas vezes o consumidor final e a sua família, são muitos diferentes e fragmentados (não possuindo 1 comprador força para influenciar o caixa do mercado), assim o poder do comprador é fraco. Mas é importante ressaltar que sem os compradores, o Pampa não existiria, por isso é fundamental investir no bom atendimento, na valorização do cliente-amigo, na fidelização e em outras estratégias que garantam uma relação de cordialidade e preferência entre o supermercado e o comprador, que é um dos pilares do Pampa que vem do seu fundador.

4. Ameaça de produtos substitutos: A ameaça de produtos substitutos é uma força preocupante, de intensidade forte. Como os produtos comercializados são pouco diferenciados, com marcas grandes sendo ofertadas de maneira igual pelos concorrentes, na falta do produto, ele pode ser facilmente encontrado em outra cadeia de supermercados. É mandatório evitar o desabastecimento. Uma estratégia para diminuir essa força é oferecer produtos exclusivos, através da aliança com pequenos produtores. Somar qualidade, procedência e exclusividade garante que o consumidor se identifique com os produtos ofertados unicamente pelo Pampa e diminuirá a força dos produtos substitutos.

5. Rivalidade entre os Competidores: O supermercado pampa possui diversos competidores próximos. A economia informal tem presença marcante na região, com caminhonetes e vendedores ambulantes, Wal-Mart a sete quilômetros, uma moderna loja do Extra no Shopping ou ainda o comércio local, como padarias, mercearias e armazéns próximos. A intensidade da rivalidade no setor de supermercados é alta, com concorrentes numerosos, a indústria é altamente concentrada, com as principais cadeias e grupos tendo a maior fatia do mercado. Os concorrentes buscam se diferenciar através de três pilares principais: preços, produtos de qualidade e exclusivos e atendimento ao cliente. É justamente no terceiro ponto que o Pampa deveria buscar sua vantagem competitiva e se contrapor às grandes cadeias. As grandes redes que têm a seu favor toda a estrutura de fornecedores, marca reconhecida, gestão intensiva de estoques e controles financeiros, porém o Pampa pode ter como vantagens o relacionamento mais próximo com os clientes e maior conhecimento das características e preferências de consumo de seu público. Ter uma equipe de atendimento capacitada e qualificada para estabelecer esta relação de cordialidade e fidelidade assume importância vital para o negócio. O supermercado já possui uma localização privilegiada, além de ser um mercado de conveniência com foco em preços baixos, pode focar no que seus consumidores mais buscam, investir em produtos de qualidade e se diferenciar pelo tratamento dado ao cliente, de maneira que ele se sinta estimulado a voltar ao mercado e não mudar para a concorrência.

 

Análise de Cenários

(Que cenário(s) pode(m) afetar o futuro do Pampa? Identificar 1 ou 2 cenários.                                                                                                             Descrever impactos e avaliar Importância e Probabilidade?)

 Título do Cenário 1 (Cenário Plausível e Pessimista): “Economia brasileira entra em forte recessão e os próximos anos serão de cortar despesas”

 

 Ponto focal: A população tem menos dinheiro e passa a economizar mais fortemente, as vendas do Pampa declinam. – Probabilidade: Alta

 

 Impactos nos consumidores: Com a economia em recessão, os consumidores terão menos dinheiro e economizarão cada vez mais. Gastos supérfluos devem ser cortados, os juros altos contêm as compras desnecessárias e qualquer tipo de gasto será reavaliado. 

 Impactos nos fornecedores: A economia em crise fará com que as compras diminuam e assim os fornecedores terão que tornar seus preços cada vez mais atrativos, além de renegociar prazos e juros para reter ao máximo seus compradores.

 Impactos nos concorrentes: A recessão atingirá a todos, mas os concorrentes das grandes cadeias tem mais poder de barganha e poderão reduzir os preços a fim de atrair clientes e estimular as vendas. A disputa por economia através do preço ficará ainda mais acirrada.

 Impactos Econômicos: Com menos dinheiro circulando, as pessoas comprarão menos, a economia entrará em recessão e ajustes serão necessários. As pessoas podem perder o emprego, ter ainda menos renda e diminuir ainda mais o fluxo de consumo. A inflação deve ser contida.

 Impactos Sociais: Com a economia em crise, os impactos sociais serão sentidos à medida que os empregos forem cortados e a população depender do seguro emprego. Os impostos podem ser reforçados, a disposição para gastos com lazer e entretenimento diminuem e as diferenças sociais aumentam, gerando um abismo maior entre as classes, mais pessoas na linha da pobreza precisando do assistencialismo.

 Impactos políticos-legais: A crise economiza dificilmente se restringe apenas ao cenário econômico. A crise política aumenta, o governo no poder passa a ser questionado, perde a confiança e o apoio da população, não consegue apoio político para aprovar medidas e ajustes fiscais, são necessárias a outorgação de medidas provisórias que enfraquecem cada vez mais o poder da governante, que fica isolada e impopular. A crise econômica intensifica a crise política e a reciproca também é verdadeira. 

 Impactos tecnológicos: Os impactos tecnológicos da crise levam a um menor investimento em tecnologia como um todo, por parte das empresas e por parte do poder público.  

Análise de Cenários

(Que cenário(s) pode(m) afetar o futuro do Pampa? Identificar 1 ou 2 cenários.                                                                                                             Descrever impactos e avaliar Importância e Probabilidade?)

_______________________________________________________________________________

Título do Cenário 2 (Cenário Desejável e Otimista): “O Pampa conseguiu um novo investidor que injetará dinheiro na empresa”

 

 Ponto focal: “Com dinheiro em caixa, o Pampa vai se modernizar, investir em tecnologia e treinamento, além de quitar as dívidas.”

_______________________________________________________________________

Impactos nos consumidores: Os consumidores terão um supermercado próximo e moderno com infraestrutura, que oferece uma seleção de produtos a preço justo, sem desabastecimento, com funcionários treinados e atendimento cordial. 

 Impactos nos fornecedores: Com as dívidas pagas e dinheiro em caixa, além do aumento do fluxo de clientes, o Pampa pode negociar com os fornecedores maiores quantidades de produto e preços melhores, além de não precisar estende prazos e pagar juros.

 Impactos nos concorrentes: Com o novo aporte de investimento, os concorrentes veem os clientes migrando para o Pampa, em busca de melhores preços e mais comodidade. Os concorrentes começam a perder mercado na região e terão que investir para não perder mais clientes para o Pampa. A importância e a probabilidade são altas.

 Impactos Econômicos: A região em que o Pampa fica vai ter um amento no fluxo econômico, as pessoas não precisarão sair da região para fazer compras no mercado, a importância é média e a probabilidade é alta já que as pessoas tendem a preferir conveniência a se deslocar por grandes trajetos para fazer suas compras. 

 Impactos Sociais: A melhora na qualidade do Pampa vai gerar um impacto positivo socialmente para a região que poderá levar a um senso maior de comunidade nos moradores locais, com uma importância e probabilidade média. 

 Impactos políticos-legais: Com o negócio sendo feito dentro das medidas político-legais corretas, dentro da lei e às claras, não haverá impactos negativos nessa área, por isso a importância é baixa.

 Impactos tecnológicos: Os impactos tecnológicos do novo investimento feito no Pampa serão visíveis: aquisição de um novo software de controle de despesas, de controle de estoque, de gerenciamento financeiro e contábil. Além disso, os treinamentos com o pessoal poderá ser feito com materiais melhor preparados, em salas com Datashow e apoio virtual. Outro diferencial seria a criação de um site para o Pampa e também canais de comunicação com o cliente, como mídias sociais e criação de uma ouvidoria/SAC para melhorar a troca de experiências e entre os stakeholders. A importância desse impacto e a probabilidade são altas.

Fatores Críticos de Sucesso (FCS) 

Matriz para Análise Comparativa entre Concorrentes (Como estamos?)

Ponto Forte (PFO) e Ponto Fraco (PFR)

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO / ATRIBUTOS

PAMPA

CONCORRENTE A

CONCORRENTE B

CONCORRENTE C

Variedades

PFR

PFO

PFO

PFR

Promoções

PFR

PFO

PFO

PFO

Estacionamento

PFR

PFO

PFO

PFR

Atendimento

PFR

PFO

PFO

PFO

Proximidade do local

PFO

PFR

PFR

PFR

Cartão Fidelidade

PFR

PFO

PFO

PDO

Preço

PFO

PFO

PFO

PFR

Tecnologia

PFR

PFO

PFO

PFO

Competência Essencial

(Que capacidades/recursos podem sustentar a vantagem competitiva do Pampa)

O que define a competência essencial do supermercado pampa, é a localidade, situado na avenida principal de bairro periférico e movimentado, como também tornar-se digno de estima á ética de preço justo e na cordialidade para fazer negócios, buscando o conforto do cliente em sentir-se em casa ao ir comprar produto no supermercado.

3. Formulação da Estratégia

     (Que estratégias vamos adotar? Justifique e especifique)

  • Estratégia Corporativa

No cenário atual que o supermercado PAMPA se encontra, uma estratégia adequada para o momento é a redução de despesas por rotatividade, buscando reduzir os custos, como diminuir alguns setores que não tem obtido retorno, para que assim possa realocar o capital e investir mais no supermercado, como tecnologia e logística para poder melhorar os negócios para só assim poder focar em uma estratégia de crescimento.

  • Estratégia Competitiva

A estratégia competitiva que o supermercado PAMPA deve escolher no cenário atual é enfoque com liderança em custo, estreitando seu público alvo que é a grande maioria como grupos da classe C, D e E, assim podendo se destacar mediante a concorrência local, fazendo com que o público prefira o PAMPA do que os concorrentes.

  • Estratégias Funcionais
  • Marketing: Realizar um projeto de fidelidade do cliente com o supermercado como um cartão fidelidade PAMPA, proporcionando desconto no ato da compra dos produtos, como também gerar revistas do bairro em foco ao supermercado, tendo o catalogo dos produtos e preços, destacando ofertas de diversos produtos. O intuito é de crescer o movimento dos clientes, cerca de 20% em 2 anos.
  • Recursos Humanos: Para novos funcionários, treinamento de integração durante uma semana antes de exercer a função recebida, após a conclusão dos treinamentos, receber treinamentos bimestralmente junto com funcionários mais experientes, pois serão responsáveis ao atendimento ao cliente. O intuito de elaborar treinamento s para os funcionários, é melhorar a qualidade do atendimento em 1 semestre e começar a receber boas críticas sobre o atendimento.
  • Operações: Consolidação e implementação de  departamento de logística e distribuição para melhor movimentação e estocagem de mercadorias em 1 ano e implementação de sistemas mais modernos em 2 anos.
  • Finanças: Pagamento das dívidas nos próximos 5 anos por meio do aumento do faturamento em pelo menos 50% nos próximos 2 anos, com as implementações e melhorias.

4. Implementação da Estratégia

(Como vamos capacitar e estruturar a organização para sustentar a execução da estratégia? Que mudanças internas serão necessárias?)

  • Estrutura Organizacional (Proposta de Estrutura)

  Serão construídas duas áreas para a implementação da estratégia de logística. Lado a lado, uma servirá para atender os caminhões dos fornecedores que chegam diariamente para fazer o abastecimento do supermercado, e a outra área apoiará o serviço de entrega. Tal serviço que começara a ser oferecido pelo Pampa com a implementação das novas estratégias. Para tornar tal processo mais rápido e eficiente, serão instaladas esteiras rolantes para o carregamento dos produtos, sendo assim o número de empregados para as funções será mínimo e consequentemente os custos cairão.

   Uma sala será adaptada para as aulas de treinamento de funcionários. Serão instalados um DataShow para apresentação de slides, um quadro para anotações do professor/empregados oriundos da gestão antiga e cadeiras para os alunos/empregados.

  • Cultura Corporativa (Aspectos a eliminar, transformar e cultivar)

   A gestão tradicionalista do Pampa em não acatar as evoluções da administração será transformada para uma gestão aberta “a novas ferramentas”, o que tornará mais eficiente e menos custoso todo o processo.

 

   A antiga cultura do Pampa em preservar o cliente o tratando da melhor maneira possível será cultivada por meio do treinamento dos funcionários, eliminando o que vinha ocorrendo de ruim, o afastamento de clientes por reclamação ao atendimento.

  • Estilo de Liderança (Abordagem da Implementação)

   Segue abaixo organograma de nível hierárquico de funcionários que será implementado; com uma mudança; haverá apenas um diretor geral.

   Com a persistente cobrança de quem está no comando das atividades assim designadas, as respostas operacionais serão mais rápidas.

   Aqueles funcionários que se destacarem ,ganharão bônus e prestigio entre os comandantes, no entanto, aquele que falhar será demitido (meritocracia).

 (os cargos de gerentes ficarão para os funcionários mais antigos por agora).

[pic 1]

                               

                                   ORGANOGRAMA SUPERMERCADO PAMPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (397.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com