TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagrama de Causa e Efeito

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

3 DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO

         O Diagrama de causa e efeito é umas das sete ferramentas da qualidade, utilizado para ajudar na identificação de problemas e suas possíveis causas. Conforme Scholtes, Peter R. (1992, p. 2-26):“Diagrama de causa e efeito identificam e organizam possíveis causas de problemas, ou fatores necessários para garantir o êxito de algum esforço.”

       Foi criado pelo professor da Universidade Tóquio Kaoru Ishikawa em 1943, que desenvolveu o diagrama através da ideia de fazer as pessoas pensarem sobre as causas e razões de alguns problemas. Para Kaoru Ishikawa apud Ronaldo Costa (2010):  “A qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula”. Ishikawa  trouxe inúmeros avanços de melhorias no processo da qualidade O diagrama de causa e efeito, também é conhecido como Diagrama de Ishikawa, por causa de seu criador e ainda como Diagrama espinha de peixe, pela sua forma. “Permite-nos mapear uma lista de fatores que julgamos afetar um problema ou um resultado desejado.” SCHOLTES, PETER R. (1992, p. 2-26)

        Em concordância com Colenghi (2007) consiste em uma apresentação gráfica semelhante a uma “espinha de peixe”, em razão de que a coluna central (representada por uma seta) aponta para o efeito ou consequência e as suas ramificações representam as causas que estão afetando o processo.

     Para se elaborar um diagrama de causa e efeito classifica-se primeiro de tudo os problemas em seis tipos possíveis de causa, que segundo Bezerra Filipe são:

 “ o método (utilizado para executar o trabalho), a máquina (que pode ser a falta de manutenção ou operação errada da mesma), a medida (as decisões sobre o processo), o meio ambiente (qualidade ou não do ambiente corporativo), a mão-de-obra (refere-se ao nível de qualificação do executor do processo) e o material (baixo nível de qualidade da matéria-prima usada no processo.

Ainda que não citada, existe um sétimo M, que é o Management (relacionado a gestão). Devido a essa classificação das prováveis razões de existências de problemas, o Diagrama também ficou conhecido como Diagrama 6M. É importante ressaltar que não é necessariamente preciso utilizar todos os 6M, pois pode ser que alguns nem sejam aplicáveis a situação.  De acordo com Cristiano Bertulucci Silveira  “A idéia de tentar encaixar todos os M’s seria permitir à equipe pensar em todas as possibilidades e visualizar outros fatores que podem impactar no problema. Isto evita com que o time fique focado somente em uma causa principal.”

 A seguinte figura apresenta um modelo do diagrama de causa e efeito:

[pic 1]

Figura 1 – Diagrama de ishikawa, causa e efeito, espinha de peixe ou 6m.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (72.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com