TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Processual Civil

Por:   •  12/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

13-  O que é uma Questão Prejudicial e como ela reflete no Controle Via de Exceção?

É todo ponto controvertido de fato ou de direito que influencie no julgamento de uma decisão ou de uma causa. Ela reflete no Controle Via de Exceção uma vez que a decisão de um Juiz gera efeito apenas entre as partes, não valendo, desse modo, como coisa julgada perante terceiros. Para tanto, seria necessário que a questão chegasse até o Supremo Tribunal Federal através de recurso extraordinário, nos termos do art. 102, inciso III e alíneas, da Constituição Federal.

14- Quais são os Efeitos de uma decisão em Via de Exceção? Como o STF deve proceder para que eles sejam estendidos a todos?  

Os efeitos são compostos por dois sistemas, o controle difuso e o controle concentrado, que são consideravelmente distintos entre si, pela sua origem, pela legitimidade e competência para seu exercício, mas principalmente pelos efeitos que suas decisões contemplam.    

No caso do controle difuso, os efeitos são ex tunc e inter partes, em outras palavras: a decisão é retroativa e alcança somente as partes envolvidas em determinada demanda. Já no caso do controle abstrato, os efeitos podem ser ex tunc, ex nunc ou pro futuro, ou seja, é possível a modulação dos efeitos temporais para que a decisão seja retroativa ou não, ou ainda passe a valer condicionada a um evento futuro. Ademais, a decisão é erga omnes – possui efeitos gerais.

O STF deve comunicar formalmente ao Senado Federal que no caso concreto deu pela inconstitucionalidade da norma conforme prescreve o art. 52, inciso X, da CF. Assim, a lei declarada incidenter tantum inconstitucional pelo STF, continua válida e eficaz para as demais pessoas até que o Senado suspenda sua executoriedade, esta manifestação “... não revoga nem anula a lei, mas simplesmente lhe retira a eficácia, só tem efeitos, daí por diante, ex nunc. Pois, até então, a lei existiu. Se existiu, foi aplicada, revelou eficácia, produziu validamente seus efeitos” (SILVA,  1999, p. 54).

15- Analisando o Art. 52, X, percebe-se a importância do Senado Federal no Processo de Controle de Constitucionalidade das Leis. Qual o Procedimento que ele se utiliza para colaborar na ampliação dos efeitos da decisão do STF? Após ele ser notificado pelo STF ele está obrigado a agir? Após a ação do Senado quais os efeitos dela decorrerão? (Sugestão: Vide página 181 a 185 do livro de Pedro Lenza –Direito Constitucional Esquematizado. 13ª Ed.)

Tamanha é a importância do Senado Federal que ele pode suspender a execução, no todo ou em parte, tanto as leis federais, estaduais, distritais e municipais que forem declaradas  inconstitucionais, por decisão definitiva, do Supremo Tribunal Federal, funcionando,  dessa forma, como sistema de freios e contrapesos na República Federativa.

Segundo o art. 388 do Regimento Interno do Senado Federal, tão logo receba a notificação de inconstitucionalidade de uma lei pelo STF, ele fará a leitura em plenário, a comunicação ou representação será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania que formulará projeto de resolução suspendendo a execução da lei, no todo ou em parte.

Como regra geral, os efeitos de qualquer sentença valem somente para as partes ligantes. Após a ação do Senado Federal os efeitos passarão a ter validade para as partes que litigaram em juízo, não extrapolando os limites estabelecidos na lide.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (297.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com