TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diário de Campo Reflexivo

Por:   •  15/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.740 Palavras (15 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Disciplina: Práticas de Pesquisa em Administração da Produção: operações com manufatura e serviços.

Turma: Noite                    Período: 5°                   Carga Horária: 67 horas

Professor: Elaine Cristina Batista de Oliveira

Grupo: Aryana de Assunção Santiago, Gustavvo Pedroza, Isadora Cristina, Joenneide Chagas, Luís Feliphe e Thiago Gama.

[pic 2]

DIÁRIO DE CAMPO

TÍTULO: Planejamento com PERT/CPM na fabricação de biquínis na grande João Pessoa: um estudo de caso

TEMÁTICA OBSERVADA: fabricação de biquínis

SUJEITOS OBSERVADOS (AUTORES): Alexsandro Dantas de Medeiros; Henrique Meira do Vale Arnaud; José Henrique da Silva; Maria Carolina Ferreira Rodrigues; Jimmy de Almeida Léllis.

DATA: 10/08/2021

LOCAL: Virtualmente, cada integrante na sua casa.

INÍCIO DA OBSERVAÇÃO: 10/08/2021

TÉRMINO DA OBSERVAÇÃO: 31/08/2021

DURAÇÃO DA OBSERVAÇÃO: 21 dias

1. INTRODUÇÃO

EIXOS TEMÁTICOS

DESCRIÇÃO

REFLEXÃO

1.1 PROBLEMÁTICA

Na empresa onde foi realizada a pesquisa, observou-se que, em seu complexo de produção de roupa de banho (biquíni) apresenta tempos de espera indesejados, provocando gargalos na produção, que mostra claramente que há uma má utilização do tempo produtivo, sendo assim, a aplicação destas técnicas identificará o caminho crítico do fluxo produtivo, onde possibilitará mudanças que trarão um melhoramento na utilização deste recurso chamado tempo de produção.

A preocupação com a performance organizacional é um ponto relevante de ser considerado no interior de qualquer tipo de empresa. Através da filosofia envolvida de buscar pela eficiência, há a inevitabilidade de se atentar à valorização de um melhor aproveitamento dos recursos utilizados (matéria-prima, mão-de-obra, tempo e custo de produção).

A tentativa de viabilizar a adoção de uma técnica específica no ambiente produtivo de uma empresa é um estudo positivo de se analisar, em busca de ganhos de melhor performance organizacional.  

1.2 OBJETIVOS

O objetivo geral desta pesquisa é aperfeiçoar o tempo de processamento da produção de biquíni através de uma rede PERT e CPM.

O objetivo da pesquisa expressa com clareza a vontade de agregar grandes feitos ao processo produtivo da empresa pesquisada, na pretensão de otimização de seu processo produtivo. Com isso, se mostra condizente com a problemática envolvida e demonstra determinação sobre o que está se propondo a fazer.

1.3 PERGUNTA PESQUISA

Como a rede PERT e CPM pode colaborar no fluxo produtivo de um biquíni?

A elaboração da pergunta pesquisa merece atenção especial, pois é ela que vai nortear todo o processo de pesquisa, como a coleta de dados, por exemplo. Caso contrário, corre-se o risco de não chegar ao resultado esperado. Uma boa pergunta precisa ser respondível e estar alinhada aos recursos conceituais e tecnológicos disponíveis. Neste caso, em especial, deve estar em consonância ao contexto da organização.

1.4 JUSTIFICATIVA

Justifica-se pelo diferencial na aplicação das técnicas que são voltadas para projetos, sendo agora, aplicados em um processo de fabricação contínuo de um produto, desta forma contribuindo claramente para a academia podendo servir como base para futuros estudos sobre tempos de produção.

Foi exposto através da justificativa que a pesquisa se assenta devido ao diferente modo de aplicação de uma técnica, ou seja, devido a uma possível tentativa de inovação. Bem como, a relevância da pesquisa para a comunidade acadêmica, que pode levantar, em seguida, estudos mais apurados sobre o tema.

2. METODOLOGIA

2.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

EIXOS TEMÁTICOS

DESCRIÇÃO

REFLEXÃO

2.1.1 QUANTO À NATUREZA

(   ) Pesquisa Básica

( X ) Pesquisa Aplicada

A pesquisa aplicada tem como objetivo, produzir conhecimento a partir de aplicações práticas e se concentra em problemas ou situações do cotidiano, com a finalidade de encontrar possíveis soluções para o fenômeno identificado.

2.1.2 QUANTO A FORMA DE ABORDAGEM

(  ) Pesquisa Quantitativa

( X ) Pesquisa Qualitativa

(   ) Pesquisa Quali-quantitativa

A pesquisa qualitativa permite o estudo de fenômenos subjetivos e dados não expressos numericamente, sejam eles sociais ou humanos. Seu resultado não é genérico, tendo em vista que está concentrada em responder um fenômeno de um contexto específico, como tempo de processamento da produção de biquíni.  

2.1.3 QUANTO AOS OBJETIVOS

(   ) Pesquisa Exploratória

( X ) Pesquisa Descritiva

(   ) Pesquisa Explicativa

Na pesquisa descritiva ocorre uma descrição dos fatos observados sem interferência do pesquisador.

2.1.4 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

( X ) Pesquisa Bibliográfica

(   ) Pesquisa Documental

(   ) Pesquisa Experimental

(   ) Pesquisa de Campo

( X ) Estudo de Caso

A pesquisa bibliográfica é essencial para o embasamento da pesquisa, tendo em vista a disponibilidade de materiais publicados como livros, periódicos, teses, dissertações, entre outros. O estudo de caso por possibilitar perceber a realidade envolvida e melhor compreendê-la.

2.2 MÉTODO

EIXOS TEMÁTICOS

DESCRIÇÃO

REFLEXÃO

2.2.1 QUANTO AO MÉTODO

( X ) Método Indutivo

(   ) Método Dedutivo

(   ) Pesquisa Quali-Quantitativa

O método indutivo consiste na observação de fatos ou fenômenos cujas causas se deseja conhecer.  Sendo assim, partindo de dados ou observações de um determinado ambiente, é possível desenvolver uma teoria, alcançando uma proposição geral sobre o tema que se deseja analisar.

2.3 ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS

EIXOS TEMÁTICOS

DESCRIÇÃO

REFLEXÃO

2.3.1 POPULAÇÃO

A população é formada por 35 pessoas, sendo a observação realizada em uma amostra de 10 indivíduos, três gestores e sete colaboradores.

População, ou universo, trata-se de um conjunto de elementos que possuem características comuns. Para o caso da empresa analisada, o universo era formado por 35 pessoas, cuja característica em comum consistia no fato de trabalharem na mesma organização.

2.3.2 AMOSTRA

(   ) Probabilística

( X ) Não-Probabilística

Na amostra não-probabilística a escolha dos indivíduos se dá baseando-se em determinados critérios, como o cargo que ocupam ou a atividade que desempenham na empresa. Essa amostra pode ser acidental, onde são escolhidos os elementos mais acessíveis, ou seja, os que se pôde obter, assim como a amostra também pode ser intencional, onde o pesquisador seleciona os elementos que julga representarem melhor a população. Dessa forma, conclui-se que, a amostra utilizada na pesquisa se trata da não-probabilística intencional, uma vez que, de um universo de 35 pessoas, foram selecionadas, de maneira predefinida, apenas 10, sendo três gestores e sete colaboradores.

2.3.3 OBSERVAÇÃO

(   ) Olfato

(   ) Tato

( X ) Visão

( X ) Audição

(   ) Paladar

Para analisar o ambiente de pesquisa utilizou-se o sentido da visão, que através da técnica de observação, se constitui elemento fundamental para a pesquisa. Observação nada mais é que o uso dos sentidos com o intuito de adquirir os conhecimentos necessários para o cotidiano. Pode, porém, ser utilizada como procedimento científico, à medida que serve a um objetivo formulado de pesquisa e é sistematicamente planejada.

Além disso, uma vez que os pesquisadores utilizaram a técnica da entrevista, forma de diálogo assimétrico em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação, como um dos meios para auferir os dados, pode-se afirmar que o sentido da audição foi também empregado para que os mesmos pudessem obter informações pertinentes a pesquisa.

2.3.4 ENTREVISTA

(   ) Não Estruturada

( X ) Estruturada

A entrevista estruturada tem por característica uma relação fixa de perguntas, onde a construção e ordem das mesmas permanece invariável para todos os entrevistados, sendo seu roteiro predefinido e menos flexível para o surgimento de novas perguntas.

2.3.5 QUESTIONÁRIO

( X ) Aberto

(   ) Fechado

(   ) Misto

Sendo o questionário uma técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre aspectos como conhecimentos, crenças, valores e sentimentos, o questionário aberto, modelo característico da abordagem qualitativa, caracteriza-se por perguntas ou afirmações que levam o entrevistado a responder com frases ou orações. Neste modelo, o pesquisador não está interessado em antecipar as respostas, deseja uma maior elaboração das opiniões do entrevistado. A pesquisa analisada não expõe claramente o tipo de questionário, porém, por se tratar de uma abordagem qualitativa, conclui-se que se trata de um questionário aberto.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

DESCRIÇÃO

REFLEXÃO

Segundo Contador (2010 apud Francischini) "O estudo de movimentos e de tempos é definido como estudo metódico dos sistemas de trabalho com o objetivo de projetar o melhor método" normalmente esse método de tempos é estimado em condições ideais de trabalho levando em consideração capacitação, custo e tempo (CONTADOR, 2010).

Estruturar os tempos de produção é importante para estabelecer padrão para programar a produção permitindo o planejamento da indústria, que tem como objetivo utilizar com efetividade todos os recursos disponíveis. Desta forma as informações levantadas trazem consigo a possibilidade de analisar e melhorar a sua capacidade produtiva, diminuindo seus desperdícios tanto no tempo quanto nos custos envolvidos no processo.  

Ainda segundo o autor acima o estudo obedece a uma estrutura iniciando do geral para o detalhado analisa-se em primeiro lugar o processo produtivo como um todo procurando localizar as suas prioridades.

Ainda segundo o autor, tendo uma visão de todo processo produtivo divide-se as atividades ou operações para serem objetos de estudos para maximizar o aproveitamento da máquina ou da mão de obra empregada.

Tendo toda atividade dividida podemos determinar o tempo normal e tempo padrão para realização de cada atividade envolvida no processo, sabendo que o tempo normal é o tempo necessário para uma pessoa qualificada devidamente treinada trabalhando a um ritmo normal realize uma tarefa específica e o tempo padrão é nada, mas, que o tempo normal acrescido de tolerâncias pertinentes em relação àquela tarefa. Para se chegar à determinação desses tempos faz-se uso de das seguintes técnicas: cronometragem e amostragem do trabalho.

Com o objetivo de reduzir a duração de um projeto/processo, utilizando a maior quantidade de recursos, sabendo que existe uma forma mais econômica de fazer, E. Kelley Jr. e Morgan R. Walker desenvolveram a técnica Critical Path Method conhecido como CPM, que aborda o balanceamento de custo e duração da produção de um projeto, mas, método segundo pesquisas como esse desenvolvidas atendem mais aos interesses das empresas privadas, em 1958 surge o Program Evaluation and Review Technique - PERT que é uma Técnica de avaliação e Revisão de Programa, desenvolvido pela Booz, Allen and Hamilton, com o objetivo de auxiliar o planejamento e controle de complexos projetos de construção de submarinos da marinha dos Estados Unidos (CONTADOR, 2010).

Segundo os autores Carvalho e Rabechini Jr. (2009, p. 154) os dois métodos PERT e CPM, possuem várias similaridades. Onde seus passos em comum são:

  • Definir todas as atividades significativas ou tarefas;
  • Desenvolver os relacionamentos entre as atividades (Decidir precedências);
  • Fazer a representação em rede conectando todas as atividades, utilizando as técnicas de representações do projeto;
  • Atribuir estimativas de tempos e recursos para cada atividade;
  • Calcular o caminho mais longo da rede (Caminho crítico);

Contudo os autores apontam que a principal diferença entre as duas técnicas é a forma como elas tratam as estimativas de tempos, enfatizando que:

"O CPM adota apenas uma estimativa de duração por atividade para fazer a programação e o PERT usa um sistema estocástico mais complexo, baseado em três estimativas, que serão utilizadas para determinar a data mais provável para o término do projeto."

Diante da necessidade de verificação e identificação dos tempos envolvidos no processo produtivo de um biquíni, a fim de utilizar da melhor maneira possível este recurso, além do intuito de proporcionar um melhoramento na programação das tarefas deste mesmo processo, utilizamos o método PERT e CPM para esse dimensionamento.

Além disto como vimos um dos passos para a construção da rede PERT e CPM é estimar a duração das atividades, essas ação é possibilitada e mencionada pelos autores Carvalho e Rabechini (2009, p.154), onde dizem que:

"Esta estimativa pode ser obtida de várias maneiras pela equipe do projeto. A forma mais utilizada é o julgamento por especialistas, que têm experiência no planejamento e estimativas de recursos, em geral são pessoas que já executam vários projetos similares e possuem bom domínio técnico do tipo de projeto em questão."

       Para a construção da rede PERT são consideradas as seguintes estimativas:

  • Tempo otimista: menor tempo possível no qual a atividade possa ser executada. Ou seja, o tempo necessário para completar o trabalho, caso tudo ocorra melhor do que o esperado;
  • Tempo mais provável: estimativa de tempo mais exata possível. Seria, então, o tempo gasto se tudo ocorrer satisfatoriamente;
  • Tempo pessimista: máximo de tempo necessário para a execução da atividade. Nesta estimativa de tempo seriam considerados os fatores adversos;
  • Tempo mais cedo: maior tempo necessário para que o evento seja atingido, desconsiderando imprevistos e atrasos nas atividades antecedentes;
  • Tempo mais tarde: menor tempo necessário para realização de um evento;
  • Tempo mais próximo possível: é a soma de todos os tempos esperados das atividades relacionadas com a realização do evento questionado;
  • Tempo de conclusão: tempo total de conclusão do projeto ou da obrigação contratual;
  • Folga: medida de excesso de tempo disponível para a realização do evento obtido pela diferença entre o último tempo permissível e o tempo esperado;
  • Caminho crítico: é o caminho na rede PERT que possui folga zero.

Vemos claramente que não só para se estimar os tempos das atividades de um processo produtivo, como também definir as atividades que fazem parte do processo, identificar suas precedências e realizar as demais etapas da construção da rede é necessário conhecê-lo detalhadamente, sendo assim para podermos ter este conhecimento foi necessário construirmos um fluxograma, pois assim adquirimos conhecimento do processo para poder realizar as etapas que darão início a construção da rede PERT e CPM.

    Segundo Slack et al (1997) fluxograma também pode ser utilizado para identificarmos os pontos críticos do processo produtivo das operações que estão envolvidas nele, que é encontrado e analisado pelo PERT e CPM.

Identifica-se a importância do estudo dos tempos na produção.

Na situação apresentada, onde a fábrica de biquínis apresenta uma má gestão do tempo em seus processos, gerando assim gargalos e perda de tempo, o estudo dos tempos traz grandes benefícios, já que através dele é possível estipular um tempo padrão para cada processo e possibilitar a realização de planejamentos mais efetivos e assertivos.

Tendo em vista o foco no processo produtivo de um biquíni, os observadores se permitiram a um campo de estudo maior e mais detalhista, assim chegando às técnicas Critical Path Method (CPM) e Program Evaluation and Review Technique (PERT), que originalmente, apresentam similaridades entre si e se baseiam na duração das atividades. Ou seja, são métodos que estão em meio ao universo do estudo dos tempos.

Por conveniência, o uso de um fluxograma, que é uma ferramenta metódica de processos, se mostrou apropriado para o caso e foi colocado em pauta, já que pode ser utilizado para identificar pontos críticos de um processo.

Enfim, os alvos teóricos levantados seguiram uma lógica imediata com o tópico anterior. Assim, foi construído um entendimento gradual sobre a temática considerada e estabeleceu-se uma conjuntura coerente com o objetivo do estudo.

4. ANÁLISE DE DADOS

DESCRIÇÃO

REFLEXÃO

    A empresa selecionada como ambiente de estudo da pesquisa, no momento em que foi pesquisada, localizava-se na cidade de João Pessoa - PB, tendo sido fundada no ano de 1994, desde então, tangendo no mercado paraibano. Bem como, contando com um volume de produção com cerca de 3.000 peças por mês e com uma força de trabalho de 35 funcionários divididos entre a parte administrativa, produção e vendas.

        Resultou-se, com base na pesquisa, que: a faixa etária dos funcionários da

produção firmou-se à faixa de 20 a 45 anos de idade, sendo todas mulheres e recebendo treinamentos para manusear no mínimo três máquinas diferentes, caso ocorra a necessidade de que uma ocupe a função da outra; a empresa possui uma jornada de trabalho semanal de segunda-feira à sexta-feira, das 08:00 às 17:45, dividindo-se nos turnos manhã e tarde, com pausas para o almoço e um breve descanso de 15 minutos no período da tarde, sendo necessário trabalhar com horas extras em alguns períodos; seus produtos possuíam uma variedade de artigos de vestuário com foco em produtos moda praia, sendo eles: biquínis, maiôs, sungas, saídas de banho e roupas de ginástica. No entanto, o enfoque da pesquisa esteve no processo produtivo de um dos modelos de biquíni pertencentes a esse leque de produtos.

       Durante as observações, foi possível identificar que, em algumas partes do processo, não havia um controle efetivo do tempo na execução das atividades. Verificou-se, também, um descompasso na produção da parte superior em relação à parte inferior do biquíni, devido à quantidade de máquinas disponíveis e suas atividades em comum envolvendo os dois processos.

       Sendo assim, foi necessário registrar todo o processo de fabricação através do fluxo do processo produtivo. Analisando os tempos de produção juntamente com o responsável pela mesma, estimou-se o tempo do início ao término do processo de um biquíni para poder encontrar os gargalos na produção, possibilitando a utilização da rede PERT e CPM, a fim de identificar o caminho crítico e, consequentemente, eliminar os gargalos existentes.

   A partir da análise do fluxo do processo, percebeu-se a sua complexidade, a existência dos gargalos e suas localizações, como também, a ausência de um planejamento eficaz na linha produtiva, o que tornava a aplicação de uma rede de planejamento PERT/CPM ideal para que esse tipo de preparação seja construído de forma eficiente.

      Para a construção de uma rede PERT e CPM para o processo produtivo analisado, tomou-se como base 3.000 peças de biquínis produzidas em um mês. O processo teve início com a estimação dos tempos de cada atividade. Levantando os tempos de duração de cada processo, inferiu-se que é possível aplicar as técnicas de cálculos e, consequentemente, identificar início e término antecipados ou início e término atrasados.

    Averiguando os dados da rede, percebeu-se que é possível identificar que há um caminho crítico (caminho na rede PERT que possui folga zero) desde o início do processo. Esse caminho prolonga-se durante todas as atividades de confecção da parte superior do biquíni, pois esta possui mais atividades

do que as da parte inferior, resultando no descompasso de tempo na produção da peça final.

    Outro ponto importante que foi identificado através da rede é que detectou-se uma folga (medida de excesso de tempo disponível para a realização do evento obtido pela diferença entre o último tempo permissível e o tempo esperado) significativa na linha de produção da parte inferior do biquíni, o que gera uma espera na produção do lote, pois a parte superior ainda não acabou de ser confeccionada. Dessa forma, a linha produtiva da parte inferior não fica aguardando o processo referente à parte superior acabar, e sim inicia uma nova produção para não perder tempo, demonstrando de forma clara a falta de planejamento dos tempos de produção.    

    Sendo assim, revelou-se o surgimento da necessidade de elaboração de um

planejamento de controle de tempo que resulte na eliminação deste caminho crítico, possibilitando um fluxo produtivo sem gargalos e descompassos de tempo.

O objetivo principal foi analisar a organização estrutural do processo produtivo de um dos modelos de biquínis pertencentes ao catálogo de uma empresa localizada na cidade de João Pessoa - PB. Em sua realização pode-se também observar o perfil profissional, a jornada de trabalho e a composição de equipamentos da organização. Por meio de uma observação minuciosa, pode-se identificar os pontos de melhoria em diversas etapas de seu processo de produção, assim como  soluções para este processo.

O controle efetivo do tempo na execução das atividades mostrou-se como um dos desafios para diversas fases do processo de confecção das peças observadas, assim como identificou-se o descompasso na produção da parte superior em relação à parte inferior do biquíni seja pela quantidade de equipamentos, como pelas atividades em comum envolvendo os dois processos. A ausência de um planejamento eficaz na linha produtiva leva a diversos gargalos na produção, ficando evidente o caminho crítico no preparo da peça superior em relação à peça inferior, dada a sua maior quantidade de atividades, resultando no descompasso de tempo na produção da peça final. E ainda uma folga significativa na linha de produção da parte inferior do biquíni que gera uma espera na produção do lote.

Como sugestão propõe-se a elaboração de um planejamento de controle de tempo que possibilite a eliminação de gargalos, caminhos críticos e folgas por meio da utilização da rede PERT e CPM.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

DESCRIÇÃO

REFLEXÃO

Com o objetivo de atingir uma eficiência no fluxo produtivo de um biquíni aumentando sua produtividade, assim como atender uma demanda significativa dos produtos oferecidos, tornou-se de grande importância à aplicação da rede PERT/CPM, como forma de identificar as possíveis falhas no planejamento e controle da produção ou contribuir para a sua formação, assim possibilitando que os administradores pudessem analisar com cautela seu fluxo produtivo, permitindo conhecer as interdependências das atividades e as folgas existentes, dessa forma podem antecipar o tempo que cada tarefa e saber quando não podem perder tempo algum, quando elaborarem o planejamento da produção, tornando-o efetivo e aumentando a quantidade de produtos produzidos com qualidade.

Os resultados dessa pesquisa evidenciaram a importância da utilização do método de planejamento PERT/CPM no tempo do fluxo produtivo de um biquíni em uma empresa moda praia da cidade de João Pessoa por identificar que existe uma grande falta de planejamento da produção em relação ao descompasso de tempo existente entre as linhas de produção da parte inferior e superior do biquíni. Dessa forma, sugere-se que seja aplicada em outros processos produtivos, com a finalidade de verificar se este descompassado ocorre com frequência em processos que detém das mesmas características, contribuindo para uma produção cada vez mais efetiva neste tipo de produção.

Pelo exposto (rede PERT/CPM), percebe-se impraticável esse planejamento, uma vez que não se programa com folga negativa. O que reforça a desorganização e a falta de controle nesta atividade produtiva do caso estudado.

A pesquisa demonstrou como a aplicação da rede PERT/CPM contribui com informações primordiais para a formação de um planejamento de controle de tempo eficaz, gerando o aumento da satisfação dos administradores com redução de um precioso recurso de produção que é o tempo.

A partir das análises, fundamentadas na aplicação da rede PERT/CPM, pode-se verificar como se dá o fluxo produtivo de um modelo de biquíni da organização estudada, bem como os principais gargalos neste processo, possibilitando-se assim a elaboração de sugestões.

A necessidade do uso da metodologia de planejamento PERT/CPM mostra-se evidente na identificação de diversos pontos de melhoria no fluxo produtivo de suas peças, permitindo conhecer as interdependências das atividades, as folgas no tempo de produção existentes, aumento de produtividade e qualidade da produção. Sendo sua aplicação primordial, portanto, para a formação de um planejamento de controle de tempo eficaz e aumento da satisfação dos administradores.

PERGUNTAS:

NOTAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com