TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

EMPREENDEDORISMO

Empreendedor é aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização. A palavra empreendedorismo tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.

O conceito empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil nos últimos anos e intensificando-se no final da década de 1990. O aumento do índice de desemprego no país gerou a necessidade de se abrir novos negócios, e com a atenção por parte do governo, após varias tentativas de estabilização econômica, começaram a dar ênfase para as pesquisas relacionadas ao assunto no meio acadêmico, e oportuno um estudo mais profundo do conceito empreendedorismo, uma vez que a maior parte dos negócios criados no país é concebida por pequenos empresários que nem sempre possuem conceitos de gestão de negócios, atuando geralmente sem planejamento.

O mundo sofre transformações em curto período, no século XX foram criadas invenções que mudara as pessoas, ideias foram colocadas em prática, arriscaram mais em produtos e serviços inovadores por necessidades do mercado.

A internet criou um ciclo inovador, onde ótimos planejamentos, com cursos específicos na teoria e na prática ajudaram os jovens empreendedores.

Há 15 anos que jovens recém-formados buscam seu próprio negócio, nem sempre o status de ter um excelente cargo em uma renomada multinacional ou até mesmo em órgãos públicos tem cativado. A visão de mudar é necessária e aliada à experiência e economia.

Novas propostas para aberturas de empresas, fácil acesso ao crédito e desenvolvimento foram elaboradas ao interesse global.

O dinamismo empresarial, crescimento econômico, empregando cada vez mais, com taxas de inflação baixas direcionou o empreendedorismo como a bola da vez.

O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como Sebrae e Softex foram criadas, antes disso os ambientes político e econômico do país não eram propícios, e o empreendedor não encontrava informações para auxiliá-lo na jornada empreendedora. Passados 20 anos, pode-se dizer que o Brasil entra neste novo milênio com todo o potencial para desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo de todo mundo. O Brasil apareceu como o país que possuía a melhor relação entre o número de habitantes adultos que começam um novo negócio e o total dessa população: um em cada oito adultos. Ainda faltam políticas públicas duradouras dirigidas à consolidação do empreendedorismo do país.

A arte de administrar concentra-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar, é semelhante ao dos empreendedores, já que compartilham de três características principais: demandas, restrições e alternativas. Um fato que diferencia o empreendedor de sucesso do administrador comum é o constante planejamento a partir de uma visão de futuro.

Hoje em dia as pessoas estão aprendendo a empreender mudando a visão de somente empreendedor nato, sendo assim tendo a certeza que ensinando o empreender terá formado melhores empresários, gerando maior riqueza para o país. Visto que a habilidades de um empreendedor pode ser classificadas em três áreas técnicas, gerenciais e características pessoais.
O desenvolvimento econômico depende de quatro fatores críticos que devemos analisar para que se entenda o processo empreendedor (talento-pessoas, tecnologia, ideias, capital, recursos, know-how, conhecimento) obtendo assim negócios de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com