TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP DE SOBRADINHO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Participantes:

Hebréia de Nazaré Ferreira Delgado– RA: 345577

Jackeline Campos Villa Nova – RA: 341857

Mikaella Alves do Monte – RA: 338834

Rayanne Ribeiro da Silva – RA: 345592

Thaís Ferreira Soares – RA: 336709

Valmir Amarildo de Sousa – RA: 337209

PROFESSOR:

PROFESSOR EAD: Rosa Maria Amaral

SOBRADINHO - DF, 16 DE ABRIL DE 2015.

ATPS

(ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)

SOBRADINHO/DF

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TÍTULO: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada, apresentada ao Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para avaliação da disciplina de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, para obtenção de nota da atividade avaliativa.

SOBRADINHO/DF

2015

SUMÁRIO

        

1. Histórico da empresa SMAK        4

2. Principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fecharem suas portas

2. Análise de SWOT do Restaurante SMAK         

3. Descrição da importância da UEN na empresa        6

3.1 Missão, Visão e Valores (escopo)         6

3.1.2 Metas da Unidade de Negócios         7        

3.1.3 Metas Estratégicas        7

3.1.4 Vantagens Competitivas        7

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


  1. Histórico da empresa SMAK

É um restaurante situado em uma cidade antiga no Vale da felicidade, povoada por descendentes de imigrantes poloneses que migraram em meados da década de 1950. A cidade tem sua rotina baseada na agricultura familiar e atividades turísticas, que explora os passeios semanais com a tradicional Maria Fumaça.

A proprietária do restaurante é uma senhora viúva, sem filhos e que vive na casa dos fundos do restaurante na companhia dos pais idosos. Embora o restaurante SMAK tenha uma boa localização e comidas típicas polonês, é pouco frequentado tanto pelos turistas como pelos próprios moradores do local.

Como o surgimento de novos restaurantes a dona Irene passa por dificuldades por não ter acompanhado o progresso do local, o cardápio ainda é feito a mão e sem alternativas de escolhas, todo o trabalho burocrático ainda depende dela e até mesmo cozinheiro que não pode dar sugestões de comidas.

A dona do restaurante se vê numa situação difícil e não sabe como fazer para mudar o quadro e ter uma movimentação boa com bons resultados para que ela consiga manter seu restaurante.

Então mãos à obra, vamos ajudá-la a reverter este quadro negativo e dar a ela uma boa assessoria onde os turistas possam ser bem atendidos por profissionais treinados com um cardápio variável e um local agradável.

  1. Principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fecharem suas portas

É muito importante que os micro empreendedores se foquem no ambiente interno de sua empresa a fim de descobrir os pontos fracos e com isso fazer a diferença. Um ponto importante é que não se deixe sobrecarregar com as atividades do trabalho, se preciso for, contrate uma pessoa para ajudar.

As pequenas empresas sofrem por não conhecerem direito o ramo no qual vão abrir o negócio, não saber lhe dar com certos clientes e até mesmo por não saber gerir seu caixa. Quanto maior a empresa for, menor será a probabilidade de fechamento da mesma.

O grau de escolaridade também ajuda na hora de escolher o ramo do negócio no qual se quer abrir. Uma administração mal feita ou até mesmo ineficiente é a responsável pela maioria dos fechamentos das pequenas empresas.

Para se alcançar o sucesso é preciso ter um Plano Estratégico de Negócio (colocar tudo o que se quer alcançar e o que falta para se alcançar). É preciso que conheça em detalhes os processos operacionais e funcionais do ramo que pretende abrir, fazendo visitas à órgãos públicos, concorrentes e aos fornecedores. Também dedique uma boa parcela de tempo para aprender os conceitos e fundamentos de marketing, financeiros, relacionamento com pessoas, dentre outros, para a adequada gestão da empresa e conheça os procedimentos para sua correta implantação.

  1. Plano De Negócios e seus benefícios

Qualquer coisa que você fizer na vida sem um planejamento ficará a mercê do acaso, se der certo, será sorte! Isto também é verdade quando falamos da criação de um novo negócio. É fato que simplesmente fazer um plano de negócios não o levará ao êxito, no entanto, ele é parte determinante para o sucesso do empreendimento.

Caso você esteja querendo plano de negócios simplificado, um modelo pronto, não tem problemas, confira nosso artigo: plano de negócios pronto.

O plano tem como objetivo tornar nosso modelo do que queremos que aconteça em realidade. Capta nossa compreensão e atenção das variáveis importantes para o sucesso do negócio. O principal benefício de um plano de negócios é a compreensão do futuro negócio pelo empreendedor. Outros benefícios são evitar erros básicos e introduzir o empreendedor em uma prática de busca constante de informações sobre o negócio e gestão empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (239.3 Kb)   docx (93.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com