TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO, PROJETOS E NEGÓCIOS

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso DE bacharelado em ADMINISTRAÇÃO

BRUNO de melo e souza

EMPREENDEDORISMO, PROJETOS E NEGÓCIOS.

[pic 3]

Sete Lagoas-MG

2012

BRUNO de melo e souza

EMPREENDEDORISMO, PROJETOS E NEGÓCIOS.

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Plano de Negócios, Negócios Internacionais, Ética e Responsabilidade Social, Seminário, Módulo VIII, Turma A, Polo Sete Lagoas-MG.

Profs.: Rinaldo Lima                

               Luís Cláudio Perini

                                                                              Ivan Ferreira de Campos

                                                               Luciane Koetz

                                                       Henry Nonaka

                                                      Tutora de Sala: Prof.(a): Fabiana Reis Naves

Sete Lagoas-MG

2012


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 PRIMEIRA ETAPA...................................................................................................5

3 SEGUNDA ETAPA...................................................................................................5

4 TERCEIRA ETAPA...................................................................................................6

5 QUARTA ETAPA……………....................................................................................9

6 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

7 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de partir da análise de dois textos que envolvem o processo de empreendedorismo e exportação de produtos artesanais brasileiros. Os textos remetem ao momento oportuno do mercado em que nossos produtos estarão em alta em virtude dos grandes eventos esportivos e do turismo.

A  partir do desenvolvimento da análise dos textos, será possível aliar as teorias envolvidas no tocante ao processo de viabilização de um negócio no cenário competitivo, analisando os aspectos empreendedores, e a condição de atuação no cenário global através de marcos éticos, que culmine a contemplação dos conceitos das disciplinas do semestre.

2 PRIMEIRA ETAPA

(1)                     A estratégia proporciona à empresa e aos colaboradores um ambiente favorável à inovação, onde todos tem liberdade para participar na criação ou melhoria de um produto ou serviço. Isso faz com que a equipe trabalhe motivada, pois o trabalho está sendo valorizado, criando assim uma vantagem competitiva perante aos concorrentes.

                    Manter o foco nas estratégias e fazer os ajustes quando necessário no processo produtivo leva à organização a busca pela excelência no mercado globalizado a que está inserida, dando com isso crédito à busca por negócios internacionais.

(2)                    A competitividade proporciona crescimento às empresas, haja vista que estabelecer e principalmente manter uma vantagem competitiva é complexo, entretanto a sobrevivência e a prosperidade dependem disso. A busca pela competitividade faz com que a empresa renove e mude suas ideias a fim de estabelecer um diferencial no mercado.

(3)                    A transformação dos processos da empresa a fim de agregar valor ao produto ou serviço faz com que a organização cresça e se desenvolva frente aos concorrentes, pois com a aplicação de recursos o processo produtivo se torna mais sólido e com mais qualidade.

3 SEGUNDA ETAPA

(1)                    Os dois textos abordam questões de oportunidades nos negócios, onde o primeiro mostra o caso do artesanato brasileiro que ganha espaço com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. Já no segundo, o sucesso do negócio veio através da preocupação com o meio ambiente, onde através do aproveitamento de retalhos criou-se uma das maiores indústrias exportadoras de bolsas do país. A partir da exploração das riquezas naturais do Brasil houve o crescimento do negócio, caracterizando assim o perfil empreendedor dos produtores. Em consequência dessa identificação das oportunidades, ocorreu o aumento das vendas e exportação dos bens produzidos.

(2)                    Nos dois casos apresentados não houve planejamento para abertura do negócio, haja vista que eles surgiram através de oportunidades, do perfil de assumir riscos dos empreendedores e da criatividade na produção dos bens.

(3)                    A inovação apresentada ao mercado no segundo texto foi com relação à produção, onde se destaca que a mesma é 100% brasileira, utilizando de mão de obra e matéria-prima do país, pois mesmo exportando para diversos países sua missão é gerar emprego e renda no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com