TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTADO E O GOVERNO

Por:   •  3/9/2018  •  Exam  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1

DESCREVA COMO SURGE O ESTADO E O GOVERNO, QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTADO E O GOVERNO E QUAL É A FUNÇÃO DO ESTADO.

Desde o primórdio, o homem sempre buscou viver em sociedade, por vários motivos, como proteção, auxilio em cultivo de alimentos, busca de refúgio seguro, entre outras coisas. Mas viver em comunhão houve a necessidade da existências de regras, de distribuição de tarefas, da necessidade de ter um líder, entre outras coisas, e assim surgiu o estado e o governo.

Estado primeira é uma composição coletiva determinada pelo poder que dispõe e que é aplicado para disseminar ordens e fazê-las ser cumpridas, já o governo propõe que os indivíduos realizem esses atos.

A função principal do Estado consiste em garantir alguns direitos fundamentais aos indivíduos como direito a vida, saúde, educação, segurança, buscando um bem-estar social, para que possa proporcionar a todos uma vida civilizada.

QUESTÃO 2

QUAIS SÃO OS MODELO DE ESTADO. QUAL A CARACTERÍSTICA DE CADA UM DOS MODELOS DE ESTADOS.  E, NO ESTADO REPUBLICANO, DEMOCRÁTICO E DE DIREITO QUE MARCO LEGAL CONFERE E LIMITA O PODER DO AGENTE PÚBLICO, INDEPENDENTEMENTE DE EM QUAL PODER ELE OCUPE CARGO OU FUNÇÃO.

Estado absolutista, republicano, democrático e de direito. O estado absolutista se caracteriza pela concentração de poder para poucos, representado pela figura do monarca, exerce o poder de forma vitalicia e hereditária e autocrata. Já no estado republicano, democrático e de direito, é praticamento o oposto do absolutista, ele é caracterizado pelo poder emana do povo, com eleições periódicas, direta ou por representantes eleitos, leis são apresentadas, debatidas e votadas em parlamento pela vontade de todos, e por fim, tem delimitação entre espaço da ação governamental, e coisa particular.

O princípio constitucional da legalidade, sendo que o gestor público não tem vontade própria, sua ação é restritamente definida em lei.

QUESTÃO 3

DESCREVA O QUE É MERCADO. QUAIS AS PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE MERCADO.

Mercados é o local físico ou não, em que são ofertados e negociados produtos e serviços em troca de bens ou dinheiro. As principais estrutura de mercado são:

 – monopólio (um só fornecedor);

 – oligopólio (poucos fornecedores;

 – monopsônio (um só comprador); e

– oligopsônio (poucos compradores)

QUESTÃO 4

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS E COMO FUNCIONA O MERCADO DE LIVRE CONCORRÊNCIA?

O mercado de livre concorrência é um mercado aberto, proporciona que vários agentes produtores possam fornecer seus produtos e serviços, isso acaba levando ao menor preço e à maior quantidade, agradando produtores e consumidores finais.

QUESTÃO 5

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS E COMO FUNCIONA O MERCADO MONOPOLISTA?

Preço é determinado apenas por um agente produtor, dificultando a concorrência e um preço justo em seus produtos, fazendo que só um grande produtor tenho o monopólio daquele mercado específico.


Referências:

Pinheiro, Ivan Antônio Gestão da regulação / Ivan Antônio Pinheiro. – 3. ed. rev. atual. Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com